Modalidades de Avaliação Propostas para o Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos de Ciências Contábeis: Uma Análise À Luz da Teoria da Avaliação Outros Idiomas

ID:
58765
Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as modalidades de avaliação adotadas para o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis à luz da Teoria da Avaliação. A Teoria da avaliação, proposta por Scriven (1966), categoriza as avaliações em três modalidades (diagnóstica, formativa e somativa) conforme o objetivo que se deseja alcançar. As avaliações são utilizadas também para avaliar se o discente apresenta as competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para a futura profissão. As Normas Internacionais de Educação Contábil (IES) almejam a internacionalização do ensino em Ciências Contábeis, sendo que a IES 6 sugere princípios a serem seguidos para a Avaliação da Competência Profissional, envolvendo competências requeridas pelos empregadores, clientes e usuários no geral. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário online aos 141 docentes atuantes em 25 cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior públicas federais e estaduais da região Sudeste do Brasil. Para análise dos dados fez-se uso dos testes estatísticos de correlação linear, comparação múltipla de proporções e Kruskal-Wallis. Os resultados mostram que os docentes fazem uso dos princípios propostos pela IES 6 e que eles adotam as modalidades de avaliação somativa e formativa da Teoria da Avaliação.
Citação ABNT:
BARBOSA, R. S.; LEAL, E. A.; PEREIRA, J. M. Modalidades de Avaliação Propostas para o Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos de Ciências Contábeis: Uma Análise À Luz da Teoria da Avaliação. Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 2, p. 157-191, 2020.
Citação APA:
Barbosa, R. S., Leal, E. A., & Pereira, J. M. (2020). Modalidades de Avaliação Propostas para o Processo de Ensino-Aprendizagem nos Cursos de Ciências Contábeis: Uma Análise À Luz da Teoria da Avaliação. Contabilidade Vista & Revista, 31(2), 157-191.
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v31i2.5280
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/58765/modalidades-de-avaliacao-propostas-para-o-processo-de-ensino-aprendizagem-nos-cursos-de-ciencias-contabeis--uma-analise-a-luz-da-teoria-da-avaliacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Abreu, J. R. P. de. (2009). Contexto atual do ensino médio: metodologias tradicionais e ativas – necessidades pedagógicas dos professores e da estrutura das escolas (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Abreu, M. C. T. A. de, & Masetto, M. T. (1983). O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos (3a ed.). São Paulo: MG Ed. Associados.

Alberto, J. L. M., & Balzan, N. C. (2008). Avaliação de projeto político-pedagógico pelos funcionários: espaço e representatividade. Avaliação, 13(3), 745-770. https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000300007

Almeida, A. M. F. da P. M. de. (1997). A avaliação da aprendizagem e seus desdobramentos. Revista da Avaliação da Educação Superior, 2(2), 37-50.

Amorim, J., Rego, I. de M. S., Siqueira, J. M. de, & Martínez-Sáez, A. (2011). Defining the design parameters of a teacher training course on the incorporation of ICT into teaching practices. Social and Behavioral Sciences, 15, 653-657. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.03.158

Andere, M. A., & Araújo, A. M. P. (2008). Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pósgraduação. Revista de Contabilidade e Finanças, 19(48), 91-102.

Andrade, M. M. (2004). Como preparar trabalho para cursos de pós-graduação: noções práticas (6a ed.). São Paulo: Atlas.

Araújo, A. O., & Moraes, V. F. de, Jr. (2012). Avaliação da aprendizagem: uma experiência do uso do portfólio em uma disciplina do curso de Ciências Contábeis. Revista Ambiente Contábil, 4(1), 36-50.

Azevedo, Y. G. P., Araújo A. O., & Medeiros V. C. (2017). Conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos discentes de contabilidade através da aprendizagem baseada em projetos. Revista de Contabilidade, Gestão e Governança, 20(1), 153-174. https://doi.org/10.21714/19843925_2017v20n1a9

Beuren, I. M. (Org.). (2008). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática (3a ed.). São Paulo: Atlas.

Biase, N. G. (2006). Comparações múltiplaspara parâmetros binomiaisutilizando bootstrap (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Black, P., & Willian, D. (2013). Assessment for learning in the classroom. In J. Gardnerr (Org.), Assessment and learning. Londres: Sage.

Bolzan, L. M., Fernandes, D., & Antunes, E. D. D. (2019). Concepções avaliativas no ensino superior de Administração. Meta: Avaliação, 11(32), 376-405. https://doi.org/10.22347/2175-2753v11i32.1998

Conselho Federal de Contabilidade. (2016a). Desenvolvimento profissional. Exame de suficiência. Recuperado de http://portalcfc.org.br/coordenadorias/desenvolvimento_profissional/exame s/exame_de_suficiencia/

Conselho Federal de Contabilidade. (2016b). Quantos Somos. Profissionais ativos nos conselhos regionais de contabilidade agrupados por categoria. Recuperado de http://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=1

Cornachione, E. B., Jr. (2004). Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais (Tese de Doutorado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

DCeC. (2017). Portifólio. Recuperado de http://dcec.atwebpages.com/portifolio/pagina_principal

Fernandes, D. (2006). Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, 19(2), 21-50.

Fernandes, D. (2008). Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, 19(41), 347-372. https://doi.org/10.18222/eae194120082065

Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. In M. P. Alves, & J. M. de Ketele (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Lisboa: Porto.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, 5, 183-196. https://doi.org/10.1590/S141565552001000500010

Garcia, J. (2009). Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudo em Avaliação Educacional, 20(43), 201-213. https://doi.org/10.18222/eae204320092045

Haydt, R. C. C. (1991). Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática.

Hernández, F. (2000). Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho (J. H. Rodrigues, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2013). Censo da Educação Superior 2013. Recuperado de https://www.ufmg.br/dai/textos/coletiva_censo_superior_2013.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2015). Censo da Educação Superior 2014 Notas Estatísticas. Recuperado de http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/document os/2015/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2014.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2016). Censo da Educação Superior 2015. Recuperado de http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresenta cao/2015/Apresentacao_Censo_Superior_2015.pdf

International Accounting Education Standards Board. (2014a). Handbook of International Education Pronouncements. Nova York: IFAC. Recuperado de https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IAESB-2015Handbook_0.pdf

International Accounting Education Standards Board. (2014b). Proposed Framework for International Education Standards. New York: IFAC. Recuperado de https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IAESBFramework-Explanatory-Memo-and-Exposure-Draft-2.pdf

International Accounting Education Standards Board. (2017). Handbooks, Standards, and Pronouncements. 2017 Handbook of International Education Pronouncements. Recuperado de https://www.ifac.org/publicationsresources/2017-handbook-international-education-pronouncements

Jacomossi, F. A., & Biavatti, V. T. (2017). Normas Internacionais de Educação Contábil propostas pelo Internatinal Accounting Education Standards Board. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 5(3), 57-78. https://doi.org/10.18405/recfin20170304

Krüger, L. M., & Ensslin, S. R. (2013). Método tradicional e método construtivista de ensino no processo de aprendizagem: uma investigação com os acadêmicos da disciplina Contabilidade III do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Organizações em Contexto, 9(18), 291-270. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v9n18p219-270

Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais (P. C. R. Reuillard, Trad.) (3a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Lemos, P. S., & Sá, L. P. (2013). A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do ensino médio. Revista Ensaio, 15(3), 53-71. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150304

Luckesi, C. C. (2008). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições (19a ed.). São Paulo: Cortez.

Mazzioni, S. (2013). As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 2(1), 93-109.

Ministério da Educação. (2006). Instrumento de avaliação de cursos de graduação. Recuperado de http://inep.gov.br/informacao-da-publicacao//asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/488884

Ministério da Educação. (2016a). Enade – Apresentação. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/enade

Ministério da Educação. (2016b). Instituições de educação superior e cursos cadastrados. Recuperado de http://emec.mec.gov.br/

Oliveira, M. C. de S. M. de, Paiva, K. C. M. de, & Melo, M. C. de O. L. (2008). Formação de competências profissionais e interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis: percepções dos discentes. Anais do Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32. Recuperado de http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-B2633.pdf

Ott, E., Cunha, J. V. A. da, Cornacchione, E. B., Jr., & De Luca, M. M. M. (2011). Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional. Revista de Contabilidade e Finanças, 22(57), 338356. https://doi.org/10.1590/S1519-70772011000300007

Patrama, A. (2015) Bridging the gap between academicians and practitioners on accountant competencies: an analysis of international education standards (IES) implementation on Indonesia's accounting education. Procedia – social and behavioral science, (211), 19-26. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.11.004

Piletti, C. (2007). Didática geral (23a ed., 8a imp.). São Paulo: Ática.

Resolução CNE/CES n. 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf

Ribeiro, L. R. de C., & Escrivão, E., Filho (2011). Avaliação formativa no ensino superior: um estudo de caso. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, 33(1), 45-54. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v33i1.9214

Ruas, R. (2003). Mestrado modalidade profissional: em busca da identidade. Revista de Administração de Empresas, 43(3), 55-63. https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000200004

Sakamoto, B. A. M. (2008). Avaliação em questão: Perrenoud e Luckesi. Anais do Simpósio Nacional de Educação, Cascavel, PR, Brasil, 1. Recuperado de http://ltc.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/Artigo%20sakamoto.pdf

Sá, P., Monteiro, A., & Lopes, A. (2014). Ensino, avaliação e aprendizagem em universidades brasileiras. In D. Fernandes, A. Borralho, & C. Barreira (Orgs.). Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas (Vol. 1). Lisboa: EDUCA.

Saupe, R., Benito, G. A. V., Wendhausen, Á. L. P., & Cutolo, L. R. A. (2006). Conceito de competência: validação por profissionais de saúde. Saúde em Revista, 8(18), 31-37.

Scriven, M. (1966). The methodology of evaluation. Social Science Education Consortium, 110, 1-58.

Shaftel, J. S., & Shaftel, T. L. (2007). Educational assessment and the AACSB. Issues in Accounting Education, 22(2), 215-232. https://doi.org/10.2308/iace.2007.22.2.215

Silva, M. Z., Theiss, V., & Rausch, R. R. (2013). Avaliação da aprendizagem na educação superior: relato de uma experiência. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, (Ed. especial Anpad), 363-398.

Slomski, V. G. (2013). Saberes da docência que fundamentam a prática pedagógica do professor que ministra a disciplina de gestão de custos em um curso de ciências contábeis. Revista Universo Contábil, 9(4), 71-89. https://doi.org/10.4270/ruc.2013431

Sousa, S. Z. L. (2007). Revisando a teoria da avaliação da aprendizagem. In C. P. de Sousa (Org.), Avaliação do rendimento escolar (14a ed.). Campinas: Papirus.

Sparrow, P. R., & Bognanno, M. (1994). Competency requirement forecasting: issues for international selection and assessment. In C. Mabey, & P. Iles (Orgs.), Managing Learning. Londres: Thomson.