Título Inglês:
Implementation of photovoltaic plates in a public university: analysis of financial viability and perception of the academic community
Resumo:
As fontes de energia geradas através da luz solar, apresentam processos de geração de eletricidade mais simples do que a obtenção das energias convencionais. A sua utilização de forma distribuída apresenta vantagens como a redução de gastos com os sistemas de transmissão e distribuição, menor agressão ao meio ambiente, além de permitir desenvolvimento econômico e social para instituições governamentais e não governamentais empresas privadas e residências. Por ser uma fonte renovável e limpa, a energia solar vem gerando resultados satisfatórios para os mais diversos países desenvolvidos, contribuindo na redução de custos, menor impacto ambiental e agressão ao meio ambiente. Dentro deste contexto o artigo teve como objetivo realizar uma análise sobre a viabilidade financeira e a percepção da comunidade acadêmica na implementação de placas fotovoltaicas em uma universidade pública. O estudo classifica-se como exploratório de natureza quantitativa. O estudo foi realizado em uma universidade estadual do Paraná, onde foi projetada a instalação de placas fotovoltaicas em parte dos telhados do campus de Cascavel. Para a análise financeira do projeto foram utilizadas as técnicas Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Índice de Lucratividade (IL) e Payback. Para entender a percepção econômica e socioambiental da comunidade acadêmica foi realizada a aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que, a instalação de um sistema fotovoltaico no Campus de Cascavel é viável financeiramente e economicamente de acordo com o que apresenta os cálculos do Payback simples, aonde o investimento inicial se paga em um período de seis anos e também o PayBack descontado, se pagando em um período de oito anos. Apresenta ainda um retorno do investimento, no último ano, de R$ 1.015.529,26. Os demais indicadores financeiros analisados também comprovam esta análise. No que tange a percepção e importância dada ao assunto pela amostra da população acadêmica pesquisada, evidencia-se interesse pelo assunto na preocupação com a redução de gastos com energia elétrica e menor agressão ao meio ambiente. Foi verificado que a implantação de um sistema fotovoltaico na universidade apresenta diversas barreiras, na percepção da comunidade acadêmica, dentre elas a falta de conscientização pública sobre benefícios do sistema; o diferencial de preço da eletricidade de energias convencionais e da energia solar; a dificuldade na arrecadação de verba para implantação do sistema; e a falta de incentivos do governo para utilização de energias renováveis. Assim, verifica-se que o uso do sistema fotovoltaico em uma universidade pública é positivo, pois gera reduções de gastos com energia elétrica e pode proporcionar à comunidade acadêmica elementos para superar as barreiras sobre o assunto quantos às questões no meio social, ambiental e econômico.
Resumo Inglês:
The sources of energy generated through sunlight, present electricity generation processes simpler than obtaining conventional energies. Its use in a distributed way presents advantages such as the reduction of expenses with transmission and distribution systems, less aggression to the environment, in addition to allowing economic and social development for governmental and non-governmental institutions, private companies and homes As a renewable and clean source, solar energy has been generating satisfactory results for the most diverse developed countries, contributing to cost reduction, less environmental impact and aggression to the environment. Within this context, the article aimed to carry out an analysis of the financial viability and the perception of the academic community in the implementation of photovoltaic plates in a public university. The study is classified as exploratory of a quantitative nature The study was carried out at a state university in Paraná, where the installation of photovoltaic panels was projected on part of the roofs of the campus of Cascavel. For the financial analysis of the project, the techniques of Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), Profitability Index (IL) and Payback were used. To understand the economic and socioenvironmental perception of the academic community, a questionnaire was applied. The results demonstrated that the installation of a photovoltaic system in the Campus of Cascavel is financially and economically viable according to what is presented in the Simple Payback calculations, where the initial investment is paid in a period of six years and also the discounted PayBack, paying itself over a period of eight years. It also presents a return on investment, in the last year, of R $ 1,015,529.26. The other financial indicators analyzed also support this analysis. Regarding the perception and importance given to the subject by the sample of the researched academic population, interest in the subject is evidenced in the concern with the reduction of expenses with electricity and less aggression to the environment. It was verified that the implantation of a photovoltaic system in the university presents several barriers, in the perception of the academic community, among them the lack of public awareness about the benefits of the system; the price differential for electricity from conventional energies and solar energy; the difficulty in collecting funds to implement the system; and the lack of government incentives to use renewable energy. Thus, it appears that the use of the photovoltaic system in a public university is positive, as it generates reductions in expenses with electricity and can provide the academic community with elements to overcome the barriers on the subject regarding issues in the social, environmental and economic environment.
Citação ABNT:
CORRÊA, C. P.; GERONA, L. N. P. B.; BERTOLINI, G. R. F.; BRANDALISE, L.; JOHANN, J. A. Implementação de placas fotovoltaicas em uma universidade pública: análise da viabilidade financeira e da percepção da comunidade acadêmica . Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 76-96, 2021.
Citação APA:
Corrêa, C. P., Gerona, L. N. P. B., Bertolini, G. R. F., Brandalise, L., & Johann, J. A. (2021). Implementação de placas fotovoltaicas em uma universidade pública: análise da viabilidade financeira e da percepção da comunidade acadêmica . Revista de Administração da Unimep, 19(5), 76-96.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/65357/implementacao-de-placas-fotovoltaicas-em-uma-universidade-publica--analise-da-viabilidade-financeira-e-da-percepcao-da-comunidade-academica-/i/pt-br
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