Implementação de placas fotovoltaicas em uma universidade pública: análise da viabilidade financeira e da percepção da comunidade acadêmica Outros Idiomas

ID:
65357
Resumo:
As fontes de energia geradas através da luz solar, apresentam processos de geração de eletricidade mais simples do que a obtenção das energias convencionais. A sua utilização de forma distribuída apresenta vantagens como a redução de gastos com os sistemas de transmissão e distribuição, menor agressão ao meio ambiente, além de permitir desenvolvimento econômico e social para instituições governamentais e não governamentais empresas privadas e residências. Por ser uma fonte renovável e limpa, a energia solar vem gerando resultados satisfatórios para os mais diversos países desenvolvidos, contribuindo na redução de custos, menor impacto ambiental e agressão ao meio ambiente. Dentro deste contexto o artigo teve como objetivo realizar uma análise sobre a viabilidade financeira e a percepção da comunidade acadêmica na implementação de placas fotovoltaicas em uma universidade pública. O estudo classifica-se como exploratório de natureza quantitativa. O estudo foi realizado em uma universidade estadual do Paraná, onde foi projetada a instalação de placas fotovoltaicas em parte dos telhados do campus de Cascavel. Para a análise financeira do projeto foram utilizadas as técnicas Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Índice de Lucratividade (IL) e Payback. Para entender a percepção econômica e socioambiental da comunidade acadêmica foi realizada a aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que, a instalação de um sistema fotovoltaico no Campus de Cascavel é viável financeiramente e economicamente de acordo com o que apresenta os cálculos do Payback simples, aonde o investimento inicial se paga em um período de seis anos e também o PayBack descontado, se pagando em um período de oito anos. Apresenta ainda um retorno do investimento, no último ano, de R$ 1.015.529,26. Os demais indicadores financeiros analisados também comprovam esta análise. No que tange a percepção e importância dada ao assunto pela amostra da população acadêmica pesquisada, evidencia-se interesse pelo assunto na preocupação com a redução de gastos com energia elétrica e menor agressão ao meio ambiente. Foi verificado que a implantação de um sistema fotovoltaico na universidade apresenta diversas barreiras, na percepção da comunidade acadêmica, dentre elas a falta de conscientização pública sobre benefícios do sistema; o diferencial de preço da eletricidade de energias convencionais e da energia solar; a dificuldade na arrecadação de verba para implantação do sistema; e a falta de incentivos do governo para utilização de energias renováveis. Assim, verifica-se que o uso do sistema fotovoltaico em uma universidade pública é positivo, pois gera reduções de gastos com energia elétrica e pode proporcionar à comunidade acadêmica elementos para superar as barreiras sobre o assunto quantos às questões no meio social, ambiental e econômico.
Citação ABNT:
CORRÊA, C. P.; GERONA, L. N. P. B.; BERTOLINI, G. R. F.; BRANDALISE, L.; JOHANN, J. A. Implementação de placas fotovoltaicas em uma universidade pública: análise da viabilidade financeira e da percepção da comunidade acadêmica . Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 76-96, 2021.
Citação APA:
Corrêa, C. P., Gerona, L. N. P. B., Bertolini, G. R. F., Brandalise, L., & Johann, J. A. (2021). Implementação de placas fotovoltaicas em uma universidade pública: análise da viabilidade financeira e da percepção da comunidade acadêmica . Revista de Administração da Unimep, 19(5), 76-96.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/65357/implementacao-de-placas-fotovoltaicas-em-uma-universidade-publica--analise-da-viabilidade-financeira-e-da-percepcao-da-comunidade-academica-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ADVFN - ADVANCED FINANCIAL NETWORK BRASIL. Indicadores Econômicos. Taxa Selic 2019. Disponível em: < https://br.advfn.com/indicadores/taxa-selic>. Acesso em: 10 set.2019.

ANEEL - AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Resolução Normativa Nº 482/2012. Brasília, 2012. Disponível em:< http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2012482.pdf>. Acesso em 16.jun.2019

ARAÚJO, Carolina Souza Diniz de. Estudo de viabilidade econômico-financeira para implantação de um sistema de geração fotovoltaica na UFRN-Campus Caicó. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em:. Acesso em 25.mai.2019

BARBETA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada às Ciências sociais. Revisada, 2ª reimpressão. Ed. da UFSC, Florianópolis, 2004.

BORTOLOTO, Valter A. et al. Geração de Energia Solar On Grid e Off Grid. Anais... In: VI JORNACITEC-Jornada Científica e Tecnológica. 2017.

BRIAN, Edwards. Guía básica de la sostenibilidad. Editorial Gustavo Gili SA–Barcelona España, 2004.

COPEL - COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA. Tarifas de energia da Copel. Disponível em: Acesso em 20 nov.2019.

FIGUEIREDO, Raphael Napoli. Minigeração fotovoltaica aplicada ao prédio da faculdade de letras-UFRJ com análise técnico-econômica. Tese de Doutorado. Faculdade de letras - UFRJ. 2017.

GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo. Energia e meio ambiente no Brasil. Estudos avançados, v. 21, n. 59, p. 7-20, 2007.

LEÇA, Marco Menezes. Potencial solar dos edifícios públicos da RAM. 2014. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Redes de Energia. Disponível em:< https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/677>. Acesso em 15 mai.2019

LIMA, Bruno Wilmer Fontes. Geração distribuída aplicada à edificações: edifícios de energia zero e o caso do laboratório de ensino da FEC-Unicamp. 2012. 149 p. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP.

MARTINS, A.S; NOGUEIRA, T. R.S. Um Estudo acerca das opções de aproveitamento aa Energia Solar. Revista Científica da FEPI, 2016. Disponível em: . Acesso em25 mai.2019.

OLIVEIRA, Thalles Rodrigues. Geração de energia x impacto ambiental. Trabalho de Conclusão submetido ao Curso de Engenharia Elétrica da UEMG. 2011.Disponível em: < http://www.waltenomartins.com.br/tcc_2011_Thalles.pdf >. Acesso em 24 mai.2019.

PINHEIRO, Camila Vieira Gestão de energia em edificações públicas: caso prefeitura de Manoel Viana. 66p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.

PORTAL SOLAR – Tudo sobre a eficiência do painel solar. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/tudo-sobre-a-eficiencia-do-painel-solar.html. Acesso em 22.jul.2019.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006.

SAMPAIO, Priscila G. V.; GONZÁLEZ, Mário O. A. Photovoltaic solar energy: conceptual Framework. Renewable and Sustainable Energy Reviews. 74, p. 590-601, 2017.

SILVA, Eliane Ferreira da. Energia solar fotovoltaica em prédios públicos: uma vitrine para a sociedade. 2018. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SILVA, Ennio Peres da; CAMARGO, João Carlos; CHRESTAN, Paula Duarte. Recursos energéticos e meio ambiente: uma visão geral. O Setor Elétrico, n. 1, p. 54-60, abr. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jun.2019.

SILVA, Sergio B. ALBUQUERQUE, F.; BRITO, D.; OLIVEIRA, J.; GUIMARÃES, G.; MORAES, A.. Integração de sistema solar fotovoltaico conectado à rede de energia elétrica em prédios públicos: estudo de caso no município de Palmas Tocantins. Anais... In: IX CEEL. Universidade Federal de Uberlândia. 03 a 7 de outubro de 2011

TALAVERA, D. L. et al. Energy and economic analysis for large-scale integration of small photovoltaic systems in buildings: The case of a public location in Southern Spain. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 15, n. 9, p. 4310-4319, 2011.

UNIOESTE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Dados Estatísticos da Unioeste. Disponível em: Acesso em 20 jan. 2020.

VIANNA, Elen Oliveira. Integração de tecnologia fotovoltaica em edifícios públicos: estudo de caso do Fórum de Palmas TO. 2010. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade de Brasília, Brasília, 2010.