Educação financeira e o comportamento do consumidor: um estudo com jovens de Ituiutaba/MG Outros Idiomas

ID:
65368
Resumo:
O conhecimento financeiro é fundamental para que os indivíduos percebam a importância de fazer um planejamento financeiro, permitindo dessa forma realizar decisões mais assertivas e obter uma melhor qualidade de vida. Diante desse contexto, e com o propósito de influenciar o processo eficiente de tomada de decisão dos consumidores, estudiosos afirmam que é necessário compreender o que os levam a consumir. Isso por que cada consumidor é afetado de forma diferente, uma vez que os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos divergem de indivíduo para indivíduo. A presente pesquisa tem a seguinte questão como problema: Qual a influência do nível de educação financeira de um jovem em suas decisões de compra de smartphone? Sendo, então, o objetivo geral desta pesquisa verificar se o nível de educação financeira de jovens exerce influência em seu processo de decisão de compra de smartphones. Trata-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, de corte transversal. Foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário para jovens com a faixa etária entre 18 e 24 anos, uma que vez, esse grupo de indivíduos é o que mais tem adquirido os aparelhos smartphones. O instrumento de coleta de dados foi aplicado a uma amostra de 271 respondentes, a técnica para análise de dados utilizada foi a modelagem estrutural com estimação por meio dos mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciaram que apenas duas relações causais entre os construtos analisados não foram constatadas, sendo elas Propensão à compra - Atitude Financeira e Propensão à compra - Comportamento Financeiro. Considerando que a amostra apresenta baixo nível de educação financeira dos jovens pesquisados, porém a propensão de compra é alta. Os dados analisados e os resultados obtidos, responderam o problema inicial da pesquisa que é qual a influência do nível de educação financeira de um jovem em suas decisões de compra de smartphone. Pode-se concluir que não existe relações causais entre os construtos analisados, ou seja, a compra de smartphone não é influenciada pela alfabetização financeira, consciência do preço e a propensão de compra. A amostra apresenta baixo nível de educação financeira dos jovens pesquisados, porém a propensão de compra é alta.
Citação ABNT:
SILVA, C. L.; SILVA, J. G.; SILVA, D. C.; OLIVEIRA, L. D. M. Educação financeira e o comportamento do consumidor: um estudo com jovens de Ituiutaba/MG . Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 314-334, 2021.
Citação APA:
Silva, C. L., Silva, J. G., Silva, D. C., & Oliveira, L. D. M. (2021). Educação financeira e o comportamento do consumidor: um estudo com jovens de Ituiutaba/MG . Revista de Administração da Unimep, 19(5), 314-334.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/65368/educacao-financeira-e-o-comportamento-do-consumidor--um-estudo-com-jovens-de-ituiutaba-mg-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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