Título Inglês:
Financial education and consumer behavior: a study with young people from Ituiutaba/MG
Resumo:
O conhecimento financeiro é fundamental para que os indivíduos percebam a importância de fazer um planejamento financeiro, permitindo dessa forma realizar decisões mais assertivas e obter uma melhor qualidade de vida. Diante desse contexto, e com o propósito de influenciar o processo eficiente de tomada de decisão dos consumidores, estudiosos afirmam que é necessário compreender o que os levam a consumir. Isso por que cada consumidor é afetado de forma diferente, uma vez que os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos divergem de indivíduo para indivíduo. A presente pesquisa tem a seguinte questão como problema: Qual a influência do nível de educação financeira de um jovem em suas decisões de compra de smartphone? Sendo, então, o objetivo geral desta pesquisa verificar se o nível de educação financeira de jovens exerce influência em seu processo de decisão de compra de smartphones. Trata-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, de corte transversal. Foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário para jovens com a faixa etária entre 18 e 24 anos, uma que vez, esse grupo de indivíduos é o que mais tem adquirido os aparelhos smartphones. O instrumento de coleta de dados foi aplicado a uma amostra de 271 respondentes, a técnica para análise de dados utilizada foi a modelagem estrutural com estimação por meio dos mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciaram que apenas duas relações causais entre os construtos analisados não foram constatadas, sendo elas Propensão à compra - Atitude Financeira e Propensão à compra - Comportamento Financeiro. Considerando que a amostra apresenta baixo nível de educação financeira dos jovens pesquisados, porém a propensão de compra é alta. Os dados analisados e os resultados obtidos, responderam o problema inicial da pesquisa que é qual a influência do nível de educação financeira de um jovem em suas decisões de compra de smartphone. Pode-se concluir que não existe relações causais entre os construtos analisados, ou seja, a compra de smartphone não é influenciada pela alfabetização financeira, consciência do preço e a propensão de compra. A amostra apresenta baixo nível de educação financeira dos jovens pesquisados, porém a propensão de compra é alta.
Resumo Inglês:
Financial knowledge is essential for individuals to realize the importance of making financial planning, thus allowing them to make more assertive decisions and obtain a better quality of life. Given this context, and with the purpose of influencing the efficient decision-making process of consumers, scholars say that it is necessary to understand what leads them to consume. This is because each consumer is affected differently, since cultural, social, personal and psychological factors differ from individual to individual. The present research has the following question as a problem: What is the influence of a young person's financial education level on his smartphone purchase decisions? Therefore, the general objective of this research is to verify whether the level of financial education of young people influences their decision to purchase smartphones. A field research was carried out with the application of a questionnaire for young people aged between 18 and 24 years old, since this group of individuals is the one that has most acquired smartphone devices. The data collection instrument was applied to a sample of 271 respondents, the technique for data analysis used was structural modeling with estimation using partial least squares. The results showed that only two causal relationships between the constructs analyzed were not found, namely Propensity to purchase - Financial attitude and Propensity to purchase - Financial behavior. Considering that the sample has a low level of financial education among the young people surveyed, however, the propensity to purchase is high. The data analyzed and the results obtained, answered the initial research problem, which is the influence of a young person's level of financial education on their smartphone purchase decisions. It can be concluded that there is no causal relationship between the constructs analyzed, that is, the purchase of smartphones is not influenced by financial literacy, price awareness and the propensity to buy. The sample has a low level of financialeducation among the young people surveyed, but the propensity to purchase is high.
Citação ABNT:
SILVA, C. L.; SILVA, J. G.; SILVA, D. C.; OLIVEIRA, L. D. M. Educação financeira e o comportamento do consumidor: um estudo com jovens de Ituiutaba/MG . Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 314-334, 2021.
Citação APA:
Silva, C. L., Silva, J. G., Silva, D. C., & Oliveira, L. D. M. (2021). Educação financeira e o comportamento do consumidor: um estudo com jovens de Ituiutaba/MG . Revista de Administração da Unimep, 19(5), 314-334.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/65368/educacao-financeira-e-o-comportamento-do-consumidor--um-estudo-com-jovens-de-ituiutaba-mg-/i/pt-br
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