Um estudo das ações para divulgar e consolidar o balanço social no Brasil Outros Idiomas

ID:
1837
Resumo:
O balanço social, conhecido também como relatório de sustentabilidade ou relatório de responsabilidade social, é um demonstrativo que visa evidenciar, da forma mais transparente possível, informações econômicas e sociais do desempenho das empresas ou entidades as seus diversos stakeholders. No Brasil, é crescente o número de publicações do balanço social, todavia, este ainda trata-se de um demonstrativo não obrigatório, mas incentivado. Levando-se em conta estes aspectos, a pesquisa em questão teve o objetivo de evidenciar as ações surgidas nas últimas décadas com o intuito de divulgar e consolidar o balanço social no Brasil. A pesquisa desenvolvida pode ser classificada quanto ao seu objetivo como descritiva-longitudinal, pois identificou, descreveu e analisou as ações realizadas desde a década de 1990 no Brasil. Apresentam-se como principais fontes de pesquisa as publicações em livros, teses, monografias, leis, normas técnicas, publicações avulsas e internet. Como resultado, proporciona-se um modelo sintético dos indicadores do balanço social do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e sua relação com as principais vertentes de estudo desse demonstrativo, sua consonância aos preceitos da Lei 11.638/07 que altera a Lei das S/As (Lei 6.404/76) e da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 15), além de seus usuários primários. Por fim, constatou-se que o balanço social, desde que elaborado de forma transparente, pode fornecer informações para a tomada de decisão das empresas no campo social. Ademais, pode constituirse numa ferramenta para a implementação da estratégia empresarial por ser considerado um relatório gerencial complementar às informações contábeis.
Citação ABNT:
LANA, C. A. M.; BERNARDO, D. C. D. R.; NAZARETH, L. G. C.; MENDONÇA, F. M. Um estudo das ações para divulgar e consolidar o balanço social no Brasil. Revista Gestão Organizacional, v. 4, n. 2, art. 8, p. 311-329, 2011.
Citação APA:
Lana, C. A. M., Bernardo, D. C. D. R., Nazareth, L. G. C., & Mendonça, F. M. (2011). Um estudo das ações para divulgar e consolidar o balanço social no Brasil. Revista Gestão Organizacional, 4(2), 311-329.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/1837/um-estudo-das-acoes-para-divulgar-e-consolidar-o-balanco-social-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ASHLEY, P. A. (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

BELAL, A. R. A study of corporate social disclosures in Bangladesh. Managerial Auditing Journal, v. 16, n. 5, p. 274-289, 2001.

BORGER. F. G. Responsabilidade social: efeitos da atuação social na dinâmica empresarial. 2001. 254 f. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BRASIL. Lei n° 11638, de 28 de dezembro de 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2011. 2007

CAPPELLIN, P.; GIULIANI, G. M. Compromisso social no mundo dos negócios. In: Boletim do Ibase Orçamento e Democracia. n. 11, fev. 1999

CARROL, A. B. Corporate social responsibility: evolution of a definitional construct. Business & Society, v. 38, n. 3, p. 268-295, 1999.

CARROL, A. B. The four faces of corporate citizenship. Business and Society Review, v. 100, p. 1-7, 1998.

CARROL, A. B. The pyramid of corporate social responsibility: toward the moral management of organization stakeholders. Business Horizons, v. 34, n. 4, p. 39-48, July/Aug. 1991.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

COCHRAN, P. L.; WARTICK, S. L. The evolution od the corporate social performance model. Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 758-769, 1985.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC nº 1.003/04. Aprova a NBC T 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental. 2004.

DAVID, A. R.; OTT, E. Balanço Social: uma análise das informações evidenciadas pelas empresas. In: XXVII EnANPAD, 2003, Atibaia. Anais... Atibaia, 2003.

DE LUCA, M. M. M. Demonstração do Valor Adicionado: do cálculo da riqueza criada pela empresa ao valor do PIB. São Paulo: Atlas, 1998.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981.

DUARTE, G. D.; DIAS, J. M. Responsabilidade social: a empresa hoje. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1985.

FERREL, L.; FERREL, O. C.; FRAEDRICH J. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisão e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.

FRIEDMAN, M. Capitalism and freedom. Chicago: University of Chicago, 1962.

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTÁBEIS, ATUARIAIS E FINANCEIRAS FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades Por Ações: aplicável às demais sociedades. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GARCIA, J. O negócio do social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: RAE Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS IBASE. Balanço Social. Disponível em: . Acesso em: 12 dez.2010.

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social. Disponível em: . Acesso em: 06 jan.2011.

KROETZ, C. E. S. Balanço Social: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINS, C. M. F.; BERNARDO, D. C. R.; MADEIRA, G. J. Origem e Evolução do Balanço Social no Brasil. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 105-116, 2002.

MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

MURTHY, V. Corporate Social Disclosure Practices of Top Software Firms in India. Global Business Review, v. 9, n. 2, p. 173-188, 2008.

OLIVEIRA, J. A. P. Empresas na Sociedade: Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

PESQUEUX, Y. Filosofia e organizações. Tradução de Marcela Vieira. São Paulo: Cengage Learning, 2008. (Coleção Debates em Administração).

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, A. Demonstração do Valor Adicionado: Como elaborar e analisar a DVA. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, C. A. T.; FREIRE, F. S. (Orgs.). Balanço social: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2001.

SOUZA, H. Mensagem do Betinho. Disponível em: . Acesso em: 11 out.2010. 1990.

SROUR, R. H. Ética empresarial: posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

SUCUPIRA, J. A. Responsabilidade Social das Empresas. Boletim do Ibase Orçamento e Democracia, n. 9, jun. 1999.

TENÓRIO, F. G. Responsabilidade Social: Teoria e Prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

TINOCO, J. E. P. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

TINOCO, J. E. P. Balanço social: uma abordagem sócio-econômico da contabilidade. 1984. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

TORRES, C. Responsabilidade social das empresas e balanço social no Brasil. In: SILVA, C. A. T.; FREIRE, F. S. (Org.). Balanço Social: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.