Título Inglês:
The Electronic Commerce in the Pampa Region: An Investigation in the Department of Fashion and Apparel Santana do Livramento, RS
Resumo:
Com a frequente utilização da internet e das diversas redes existentes, os negócios estão se tornando cada vez mais digitalizados. Frente a essas mudanças e necessidades, este artigo tem como foco responder ao seguinte problema: “Em qual estágio se encontra o comércio eletrônico nas empresas do setor de moda e confecção na cidade de Santana do Livramento, RS?” O trabalho traz como objetivos específicos: mapear as empresas de Santana do Livramento do segmento do varejo de moda e confecções que atuam no comércio eletrônico; verificar as vantagens obtidas com o uso do comércio eletrônico; verificar as desvantagens do comércio eletrônico; identificar os motivos pelos quais algumas empresas não adotam o comércio eletrônico; e, identificar o atual uso da internet nas empresas do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de duas etapas de coleta de dados, sendo utilizados tanto dados quantitativos quanto qualitativos, gerando, assim, uma importante interação dos resultados. O método utilizado foi a amostragem probabilística. A primeira parte da coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados com empresas da cidade de Santana do Livramento, RS; logo após a tabulação dos dados foi feita a aplicação de uma entrevista semiestruturada para aprofundar os resultados. Estes mostram que as empresas de moda e confecção da cidade estão em um estágio muito inicial de comércio eletrônico, estando apenas uma empresa da amostra inserida no comércio virtual. As demais empresas, apesar de não utilizarem comércio eletrônico, quando utilizam a internet atualizam redes sociais e buscam informações.
Resumo Inglês:
With the frequent use of the internet and the various existing networks, businesses are becoming increasingly digitized. Faced with these changes and needs, this article focuses on answering the following question: “At what stage is the e-commerce companies in the fashion industry and manufacturing in the city of Santana do Livramento, RS.” The work brings the following objectives: mapping firms Santana’s deliverance from the retail and fashion apparel operating in commerce; assess the advantages obtained from the use of e-commerce; check the disadvantages of trade; identify the reasons why some companies do not adopt e-commerce; identify the different uses that companies make the internet segment. The survey was conducted through two stages of data collection, data being used both quantitative and qualitative, thus generating a significant interaction of the results, the method used was random sampling. The first part of the data collection occurred through questionnaires given to businesses in the city of Santana do Livramento, RS, after tabulating the data started to apply a semi-structured interview to deepen the results. The results show that fashion companies and making the city are in a very early stage of e-commerce, with only one company in the sample inserted into commerce. The other companies, although they do not use e-commerce, when using the internet, using social networks to update and seek information.
Citação ABNT:
CANTO, L. C.; CORSO, K. B. O comércio eletrônico na região do Pampa: uma investigação no setor de moda e Confecção de Santana do Livramento, RS. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 12, n. 2, p. 543-572, 2013.
Citação APA:
Canto, L. C., & Corso, K. B. (2013). O comércio eletrônico na região do Pampa: uma investigação no setor de moda e Confecção de Santana do Livramento, RS. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 12(2), 543-572.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37572/o-comercio-eletronico-na-regiao-do-pampa--uma-investigacao-no-setor-de-moda-e-confeccao-de-santana-do-livramento--rs/i/pt-br