Título Inglês:
Neptune Program: Innovation to Improve Management in the Brazilian Navy
Resumo:
Frequentes são os esforços nas organizações públicas no sentido de modernização administrativa por meio da utilização do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), que foi concebido a partir da premissa da necessidade de ser excelente sem deixar de ser público. No Brasil, o modelo é aplicado pelo Governo Federal por intermédio do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), criado em 2005. A Marinha do Brasil (MB), enquanto organização pública, customizou o modelo utilizado pelo Gespública às suas especificidades, criando o Programa Netuno em 2006. Esse programa fomenta a cultura da inovação na instituição, um dos fundamentos da excelência gerencial que formam a base do MEGP. O objetivo com este trabalho foi analisar como o Programa Netuno tem incentivado a implementação de iniciativas inovadoras de forma a contribuir com a melhoria da gestão na Marinha. Para tanto, foram analisadas “boas práticas” monitoradas pelo Programa por meio de um estudo de caso, de caráter descritivo, utilizando-se a análise de conteúdo para a avaliação dessas práticas. Constatou-se que o Programa Netuno, por meio de seus instrumentos de gestão, constitui-se em uma inovação sistêmica, facilitando o surgimento de inovações nas unidades da MB no sentido bottom-up. Entre as iniciativas analisadas, as que mais se destacaram foram aquelas que refletem o foco no desenvolvimento da força de trabalho, fato que corrobora as diretrizes do Programa Netuno – relacionadas à capacitação profissional e à valorização do elemento humano.
Resumo Inglês:
Frequently are efforts in public organizations towards administrative modernization through the use of the Public Management Excellence Model (MEGP), that has been designed on the premise that one must be excellent while being public. In Brazil, the MEGP is applied by the Federal Government through the National Program for Public Management and Debureaucratization (Gespública), created in 2005. Brazilian Navy, as a public organization, customized the model used by Gespública to their specificities, creating the Neptune Program in 2006. This program fosters a culture of innovation in this institution, one of the foundations of the managerial excellence that form the basis of MEGP. The objective of this study is to verify how the Neptune Program has encouraged the implementation of innovative initiatives in order to contribute to the improvement of management in the Navy. To reach this objective, a number of “good practices” monitored by the program were analyzed through a case study with descriptive nature, using content analysis to evaluate these practices. It is observed that the Neptune program, through its management tools, is classified as a systemic innovation, facilitating the emergence of innovations in units of the Brazilian Navy in the bottom-up direction. Among the initiatives analyzed, those that stood out were those that reflect the focus on the development of the workforce, a fact that confirms the guidelines of the Neptune program - related to professional training and enhancement of the human element.
Citação ABNT:
SOUZA, F. S. R. N.; SCHMITT, V. G. H.; PINTO, A. F.; FAVERO, C. G. Programa Netuno: Inovação para a Melhoria da Gestão na Marinha do Brasil. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 15, n. 3, p. 843-870, 2016.
Citação APA:
Souza, F. S. R. N., Schmitt, V. G. H., Pinto, A. F., & Favero, C. G. (2016). Programa Netuno: Inovação para a Melhoria da Gestão na Marinha do Brasil. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 15(3), 843-870.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18593/race.v15i3.7664
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/42902/programa-netuno--inovacao-para-a-melhoria-da-gestao-na-marinha-do-brasil/i/pt-br
Referências:
AMARAL, A.; NATAL, G.; VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Comunicação, v. 6, n. 1, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BLOCH, C.; BUGGE, M. M. Public sector innovation – From theory to measurement. Structural Change and Economic Dynamics, v. 27, p. 133-145, 2013.
BLOCH, C. Measuring Public Innovation in the Nordic Countries: Copenhagen Manual. Copenhagen, Nordic Innovation Centre (NICe). Final Report. 2011.
BRAGA, A. Usos e consumo de meios digitais entre participantes de weblogs: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 16., 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: Compós, 2007. Disponível em:
. Acesso em: 20 jun. 2007.
BRANDÃO, S.; BRUNO-FARIA, M. Inovação no setor público: análise da produção científica em peridiócos nacionais e internacionais da área de administração. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 1, p. 227-248, 2013.
BRASIL. Decreto n° 6.932, de 11 de agosto de 2009. Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 2009a. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2014. 2009.
BRASIL.Marinha do Brasil., Estado-Maior da Armada. Manual de gestão administrativa da Marinha (EMA - 134). Brasília, DF, 2011.
BRASIL.Marinha do Brasil., Estado-Maior da Armada. Manual de visitas, inspeções e reuniões funcionais da Marinha (EMA -130). Brasília, DF, 2009.
BRASIL.Marinha do Brasil. Modelo de Gestão do Programa Netuno. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2014.
BRASIL.Marinha do Brasil, Secretaria-Geral da Marinha. Normas Gerais de Administração (SGM-107). Brasília, DF, 2013.
BRASIL.Marinha do Brasil, Secretaria-Geral da Marinha. Normas sobre contabilidade das organizações militares prestadoras de serviço (OMPS) (SGM-304). Brasília, DF, 2008.
BRASIL.Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instruções para Avaliação da Gestão Pública – 2010. Brasília, DF, 2009.
BRASIL.Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instrumento para Avaliação da Gestão Pública. Versão 1/2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2014.
BRASIL.Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Modelo de Excelência em Gestão Pública. Versão 1/2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2014.
CANADA SCHOOL OF PUBLIC SERVICE. Uma exploração inicial da literatura sobre a inovação. Cadernos ENAP, n. 30, p. 5-16, 2006.
DARÓS, L. L.; PEREIRA, A. D. S. Análise das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP: mudanças e desafios para a contabilidade pública. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 6., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2009.
FERRAREZI, E.; AMORIM, S. N. D. Concurso inovação na gestão pública federal: análise de uma trajetória (1996-2006). Brasília, DF: ENAP, 2007.
FERREIRA, A. R. Análise comparativa do Prêmio Qualidade do Governo Federal com outros prêmios nacionais e internacionais de qualidade. 2003. 106 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública)–Fundação Getúlio Vargas, Brasília, DF, 2003.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Modelo de Excelência da Gestão. 2014. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2014.
GOVINDARAJAN, V.; TRIMBLE, C. O outro lado da inovação: a execução como fator crítico de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KELLY, G.; MULGAN, G.; MUERS, S. Creating public value: an analytical framework for public service reform. London: Strategy Unit, Cabinet Office, 2002.
KOCH, P.; HAUKNES, J. On innovation in the public sector – today and beyond. Oslo: [s.n.], 2005.
LIMA, D. H.; VARGAS, E. R. Estudos internacionais sobre inovação no setor público: como a teoria da inovação em serviços pode contribuir? Revista de Administração Pública, v. 46, n. 2, p. 385-401, 2012.
LUSTOSA, F. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 829-874, 2008.
MARSHALL JUNIOR, N. et al. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010.
MATIAS-PEREIRA, J. Curso de gestão estratégica na administração pública. São Paulo: Atlas, 2012.
MOORE, M. H. Break-through innovations and continuous improvement: Two different models of innovative processes in the public sector. Public Money & Management, v. 25, n. 1, p. 43-50, jan. 2005.
MOORE, M. H. Criando valor público: gestão estratégica no governo. Brasília, DF: ENAP, 2002.
MULGAN, G.; ALBURY, D. Innovation in the public sector. United Kingdom: Strategy Unit: Cabinet Office, 2003.
OLIVEIRA, M. I. O orçamento como instrumento de planejamento, execução e controle: estudo do caso do plano diretor da Marinha do Brasil. 2000. 237 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública)–Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2000.
OLIVEIRA, P. T. C. Gestão da inovação no setor público: acumulação de capacidades tecnológicas e os processos subjacentes de aprendizagem: evidências da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil durante o período de 1986 a 2005. 2012. 172 p. Dissertação (Mestrado Executivo em Gestão Empresarial)–Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2012.
PATEL, n. Best practices and innovation in government: perspectives, challenges and potential. 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2006.
PESCE, E. I. Projetos da Marinha do Brasil no Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED). Revista Marítima Brasileira, v. 133, p. 57-72, 2013.
SALAZAR, M.; HOLBROOK, A. A debate on innovation surveys. Science and Public Policy, v. 31, n. 4, p. 254-266, 2004.
SCHUMPETER, J. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública (RAP), v. 43, n. 2, p. 347-369, 2009.
SILVA, A. S.; LEAL, R. B.; FERREIRA, A. C. S. Avaliação de desempenho sob as perspectivas financeira e não-financeira: a gestão estratégica de uma organização militar prestadora de serviços da Marinha. Revista Contabilidade e Controladoria, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 38-56, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2011.
SOUSA, M. M. et al. Inovação no serviço público brasileiro: análise de 16 edições do concurso de Inovação na Administração Pública Federal. In: ENCONTRO DA ANPAD, 37. 2013, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2013.
SOUZA, F. S. R. N. A integração entre o planejamento estratégico e o processo de elaboração orçamentária no setor público: o caso das organizações da Marinha. 2013. 92 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2013.
SOUZA, F. S. R. N.; PARREIRA, T. J. A carta de serviços ao cidadão como instrumento de melhoria do serviço público. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 7., 2014, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: CONSAD, 2014.
UNITED NATIONS. Good practices and innovations in public governance. New York, 2009.
WALKER, R. M.; DAMANPOUR, F.; DEVECE, C. A. Management innovation and organizational performance: the mediating effect of performance management. Journal of Public Administration Research and Theory, muq043, 2010.
YIN, R. K. Applications of case study research. London: Sage publications, 1993.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.