A Influência do Valor do Cliente na Recomendação: Um Estudo Empírico no Mercado Brasileiro de Previdência Privada

ID:
49120
Resumo:
Objetivo – Este trabalho busca aprofundar o entendimento do impacto da recomendação gerada pelo boca a boca no desempenho do cliente para empresa de serviço, identificando ainda a relação entre a recomendação e o valor do cliente. Metodologia – Foi elaborado e aplicado aleatoriamente um questionário a uma carteira de clientes de uma instituição financeira. Nessa coleta foram capturados os índices gerais de satisfação e de recomendação, além da citação de nomes para quem foi feita a recomendação. Desses dados foram calculados o Índice de Desempenho de Clientes (IDC) e o Índice de Recomendação Efetiva (IRE). Resultados – Os resultados indicam a existência de uma relação não linear em formato U entre o desempenho dos clientes e sua recomendação efetiva, além de uma relação linear negativa das notas de recomendação e satisfação, demonstrando que nem sempre as maiores notas atribuídas a essas duas questões representam maior volume de indicações efetivas. Pode-se inferir, ainda, que clientes com maior volume realizado e potencial, medido pelo IDC, nem sempre são aqueles promotores da marca. Contribuições – Com base neste estudo, algumas recomendações para gestores de relacionamento com os clientes podem ser seguidas se o objetivo do gestor é expandir a venda de produtos por meio do conceito boca a boca e acompanhar o desempenho dos clientes com foco não só no valor agregado individualmente pelo cliente (i.e. IDC) como também o valor oriundo dos clientes por ele indicados (i.e. IRE).
Citação ABNT:
COSTA, S. B.; CLARO, D. P.; BORTOLUZZO, A. B. A Influência do Valor do Cliente na Recomendação: Um Estudo Empírico no Mercado Brasileiro de Previdência Privada. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, n. 2, p. 210-231, 2018.
Citação APA:
Costa, S. B., Claro, D. P., & Bortoluzzo, A. B. (2018). A Influência do Valor do Cliente na Recomendação: Um Estudo Empírico no Mercado Brasileiro de Previdência Privada. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 20(2), 210-231.
DOI:
10.7819/rbgn.v20i2.3798
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/49120/a-influencia-do-valor-do-cliente-na-recomendacao--um-estudo-empirico-no-mercado-brasileiro-de-previdencia-privada/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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