Estratégia de patenteamento e licenciamento de tecnologia: conceitos e estudo de caso Outros Idiomas

ID:
6457
Resumo:
A empresa que desenvolve tecnologias de um modo sistemático defronta-se com uma diversidade de desafios para proteger e transferir suas invenções e inovações tecnológicas. O patenteamento e o licenciamento fazem aflorar diversas questões que devem ser tratadas estrategicamente, tais como selecionar os países para patentear suas invenções e as condições gerais para licencia-las. Este trabalho discute algumas dessas questões e apresenta um estudo de caso de uma empresa brasileira que começou a licenciar sua tecnologia. Esse fato é de extrema importância, pois transferência de tecnologia para as empresas de países em desenvolvimento sempre significou compra de tecnologia, daí porque são tão raros os textos sobre transferência de tecnologia nos quais empresas desses países comparecem como vendedoras de tecnologia.
Citação ABNT:
BARBIERI, J. C.; ÁLVARES, A. C. T. Estratégia de patenteamento e licenciamento de tecnologia: conceitos e estudo de caso. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 7, n. 17, p. 58-68, 2005.
Citação APA:
Barbieri, J. C., & álvares, A. C. T. (2005). Estratégia de patenteamento e licenciamento de tecnologia: conceitos e estudo de caso. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 7(17), 58-68.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6457/estrategia-de-patenteamento-e-licenciamento-de-tecnologia--conceitos-e-estudo-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português