O valor do intangível em Instituições de Ensino Superior: um enfoque no capital humano Outros Idiomas

ID:
6463
Resumo:
No atual cenário competitivo, as Instituições de Ensino Superior (IES) buscam acirradamente manter seu lugar no mercado. Nesse contexto, entende-se que o corpo docente deve ser cada vez mais valorizado, verificando-se a alocação de recursos relevantes em ativos intangíveis. Assim, é natural que as organizações comecem a desenvolver políticas de gestão do Capital Intelectual, mais especificamente do seu Capital Humano. Assim, decidiu-se pela elaboração de pesquisa com o objetivo de realizar levantamento sobre a gestão do Capital Humano nas IES públicas e privadas localizadas em Fortaleza. Esta pesquisa tem natureza qualitativa, e é tipificada como exploratória descritiva, iniciando-se por uma pesquisa do tipo desk research, seguida de uma pesquisa do tipo survey, com entrevista e aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstram a unanimidade dos gestores das IES quanto à importância de investimentos no Capital Humano, bem como a necessidade de um método que aponte o retorno dos investimentos. Apesar dessa realidade, as atuais políticas das IES ainda não contemplam ações concretas voltadas para a definição de critérios que viabilizem o gerenciamento do Capital Humano.
Citação ABNT:
MOURA, S. F.; FERREIRA, F. N. H.; SOUSA, J. L. R.; PONTE, V. M. R. O valor do intangível em Instituições de Ensino Superior: um enfoque no capital humano. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 7, n. 18, p. 60-71, 2005.
Citação APA:
Moura, S. F., Ferreira, F. N. H., Sousa, J. L. R., & Ponte, V. M. R. (2005). O valor do intangível em Instituições de Ensino Superior: um enfoque no capital humano. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 7(18), 60-71.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português