A imprecisão na administração estratégica: uma abordagem baseada no pensamento complexo Outros Idiomas

ID:
6507
Resumo:
Administrar estrategicamente é uma tarefa difícil que exige conhecimentos multidisciplinares, flexibilidade e percepção acentuada das condições e tendências ambientais. Na busca pelos melhores caminhos, os administradores deparam-se freqüentemente com aspectos difíceis de serem interpretados na íntegra e que influenciam suas decisões e conseqüências delas advindas; lidam com diferentes horizontes temporais, com fatos e rumores, com o imprevisível, com o desconhecido. Suas ações tornam-se mais difíceis quanto mais complexas e dinâmicas forem as ambiências de suas empresas, o que faz com que mesmo modelos consistentes sejam insuficientes para garantir o acerto nas decisões. Neste trabalho, abordamos vários aspectos sobre sistemas, pensamento complexo e incerteza que esperamos possam contribuir para a compreensão e abordagem das razões pelas quais nem sempre os resultados, ainda que frutos de processos bem elaborados, sejam os esperados e por que as empresas e seus administradores, por melhores que sejam seus sistemas de coleta e análise de informações e de tomada de decisão, nem sempre controlam seus destinos.
Citação ABNT:
WEBER, W.; PÓLO, E. F. A imprecisão na administração estratégica: uma abordagem baseada no pensamento complexo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 9, n. 24, p. 75-90, 2007.
Citação APA:
Weber, W., & Pólo, E. F. (2007). A imprecisão na administração estratégica: uma abordagem baseada no pensamento complexo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 9(24), 75-90.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6507/a-imprecisao-na-administracao-estrategica--uma-abordagem-baseada-no-pensamento-complexo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português