Responsabilidade Social Empresarial: oportunidades perdidas para trabalhadores e empregadores Outros Idiomas

ID:
6535
Resumo:
O objetivo deste artigo é verificar como a negociação coletiva entre trabalhadores e empregadores está refletindo o discurso da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no tocante aos trabalhadores. O referencial teórico trata dos impactos das transformações no mundo do trabalho sobre os sindicatos de trabalhadores e de empregadores. Trata também do sindicalismo de empregadores, tema pouco explorado na literatura. A pesquisa qualitativa abrangeu três negociações coletivas que englobam, de um lado, três sindicatos de trabalhadores e, de outro lado, duas empresas e um sindicato de empregadores, dentre os mais atuantes das regiões metropolitanas do sudeste brasileiro. Foram utilizados como variáveis de análise os indicadores do Instituto Ethos que balizam os parâmetros de RSE na relação da empresa com os trabalhadores. Os resultados da pesquisa indicam que nem as empresas nem os sindicatos pesquisados relacionaram os temas reivindicados, negociados e/ou acordados com os indicadores Ethos de RSE. Muitas cláusulas se constituíam como indicadores de RSE de fato, mas não foram entendidas como tal pelos dois lados.
Citação ABNT:
MOLICA, D. G.; CARVALHO NETO, A. M.; GONÇALVES, P. P. B. Responsabilidade Social Empresarial: oportunidades perdidas para trabalhadores e empregadores. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 10, n. 28, p. 215-233, 2008.
Citação APA:
Molica, D. G., Carvalho Neto, A. M., & Gonçalves, P. P. B. (2008). Responsabilidade Social Empresarial: oportunidades perdidas para trabalhadores e empregadores. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 10(28), 215-233.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6535/responsabilidade-social-empresarial--oportunidades-perdidas-para-trabalhadores-e-empregadores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português