Resumo:
O objetivo deste estudo foi investigar se a cultura, a transferência de conhecimento e a iniciativa permitem a configuração de grupos homogêneos de subsidiárias de multinacionais brasileiras e, decorrente disto, propor uma tipologia. Para tanto, a partir de um modelo previamente adaptado de Birkinshaw (1999) e testado por meio da técnica de modelagem de equações estruturais, em uma etapa anterior da pesquisa sobre iniciativa das subsidiárias, foi possível utilizar os escores dos constructos transferência de conhecimento, cultura e iniciativa das unidades da amostra para aplicar a técnica de conglomerados. Como resultado, obtiveram-se três conglomerados que, de acordo com a tipologia desenvolvida por Birkinshaw (1995) para classificar as subsidiárias segundo a iniciativa, dois foram classificados em: (1) Iniciativa de reconfiguração e (3) Iniciativa no mercado local. Visto que as subsidiárias do conglomerado (2) não puderam ser classificadas na tipologia referenciada, foi denominado de iniciativa incipiente. As subsidiárias do conglomerado iniciativa de reconfiguração apresentam predominantemente a iniciativa interna, apesar de identificarem oportunidades locais de aplicação e ampliação dos seus recursos; em contrapartida, as subsidiárias do conglomerado iniciativa no mercado local indicam que tanto a transferência de conhecimento em ambos os sentidos (matriz versus unidades), quanto a cultura são relevantes para as iniciativas, destacando-se as iniciativas externas. Por fim, as subsidiárias do conglomerado iniciativa incipiente são unidades que tendem a apresentar culturas similares a do Brasil, mas a transferência de conhecimento é baixa, indicando que as unidades internacionais não dominam bem o negócio da corporação ao ponto de poderem propor iniciativas.
Resumo Inglês:
The aim of this study was to investigate whether culture, knowledge transfer and initiative allow for the configuration of homogeneous groups of Brazilian multinational companies’ subsidiaries – and, as a result, to propose a typology. Thus, based on a previously adapted Birkinshaw model (1999) of subsidiary initiatives tested by structural equation modeling in an earlier phase of research, it was possible to use transfer of knowledge, culture and initiative constructs scores from each sample unit to apply the clusters technique. As a result, three clusters were found – which, based on the Birkinshaw typology (1995) for classifying subsidiaries according to initiative, were defined as: (1) Reconfiguration initiative and (3) Local market initiative. Since the second group of subsidiaries could not be classified according to Birkinshaw’s typology, it was called (2) Incipient initiative. Subsidiaries of the Reconfiguration initiative cluster present mainly internal initiatives, although they do identify local opportunities for applying and expanding their resources; whilst subsidiaries of Local market initiative reveal that both knowledge transfer in both directions (headquarters versus units) and culture are relevant to their initiatives, mainly external ones. Finally, subsidiaries from the Incipient Initiative cluster are units that tend to be similar in culture to Brazil, but knowledge transfer is low, indicating that international units do not know enough about the company’s business to be able to propose initiatives.
Resumo Espanhol:
El objetivo del estudio fue investigar si la cultura, transferencia de conocimiento e iniciativa, permiten la configuración de grupos homogéneos de subsidiarias de multinacionales brasileñas y, consecuentemente, la propuesta de una tipología. Para ello, a partir del modelo previamente adaptado de Birkinshaw (1999) y testado por la técnica de modelaje de ecuaciones estructurales, en una etapa anterior de la investigación, sobre iniciativa de las subsidiarias, fue posible utilizar los indicadores de los constructos para la transferencia del conocimiento y la cultura e iniciativa de las unidades de la muestra para aplicar la técnica de conglomerados. Como resultado, se obtuvieron tres conglomerados, fundamentados en la tipología de Birkinshaw (1995) para clasificar las subsidiarias, según esta iniciativa, dos fueron clasificados en: (1) Iniciativa de reconfiguración y (3) Iniciativa en el mercado local. Ya que las subsidiarias del conglomerado (2) no pudieron ser clasificadas en la tipología referenciada, este conglomerado fue denominado como iniciativa incipiente. Las subsidiarias del conglomerado Iniciativa de Reconfiguración presentan predominantemente iniciativa interna, a pesar de identificar oportunidades locales de aplicación y ampliación de sus recursos; en cuanto a las subsidiarias del conglomerado Iniciativa en el Mercado Local indican que tanto la transferencia de conocimiento en ambos sentidos (matriz versus unidades) como la cultura son relevantes para las iniciativas de estas, destacándose las iniciativas externas. Por último, las subsidiarias del conglomerado Iniciativa Incipiente, son unidades que tienden a presentar culturas similares a la de Brasil, pero la transferencia del conocimiento es baja, indicando que las unidades internacionales no dominan bien el negocio corporativo para poder proponer iniciativas.
Citação ABNT:
SILVA, N. B.; FLEURY, M. T. L. Brazilian multinational companies’ subsidiaries’ initiative: a typology proposal. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 15, n. 46, p. 5-21, 2013.
Citação APA:
Silva, N. B., & Fleury, M. T. L. (2013). Brazilian multinational companies’ subsidiaries’ initiative: a typology proposal. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 15(46), 5-21.
Referências:
ANDERSSON, U.; FORSGREN, M.; HOLM, U. The strategic impact of external networks: subsidiary performance and competence development in the multinational corporation. Strategic Management Journal, Chichester, v. 23, n. 11, p. 979-996, Nov. 2002.
BARTLETT, C; GHOSHAL, S. Managing across borders: the transnational solution. Boston: HBS Press, 1999.
BIRKINSHAW, J.; AMBOS, T. C. Headquarter’s attention and its effect on subsidiary performance. Management International Review, Wiesbaden, v. 50, n. 4, p. 449-469, Aug. 2010.
BIRKINSHAW, J. Entrepreneurship in multinational corporations: the initiative process in foreign subsidiaries. 1995. 401 [pages]. Doctoral Dissertation (Philosophy) Faculty of Graduated Studies, The University Western of Ontario, Canada, 1995.
BIRKINSHAW, J.; FRY, N. Subsidiary initiatives to develop new markets. Sloan Management Review, Cambridge, v. 39, n. 3, p.51-61, Spring 1998.
BIRKINSHAW, J.; HOOD, N.; STEFAN, J. Building firmspecific advantages in multinational corporations: the role of subsidiary initiative. Strategic Management Journal, Chichester, v. 19, n. 3, p.3-19, Mar. 1998.
BIRKINSHAW, J. The determinants and consequences of subsidiary initiative in multinational corporations. Entrepreneurship Theory and Practice, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 9-36, Fall 1999.
CHIN, W. W.; NEWSTED, P. R. Structural equation modeling analysis with small samples using partial least squares. In: HOYLE, R. H. (Ed.). Statistical strategies for small sample research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1999. p. 307-341.
FAUL, F. et al. Statistical power analyses using G*Power 3.1: tests for correlation and regression analyses. Behavior Research Methods, Austin, v. 41, n. 4, p.1149-1160, Nov. 2009.
GARSON, G. D. Partial least squares: regression and path modeling. Asheboro, NC: Statistical Publishing Associates, 2012.
GUPTA, A.; GOVINDARAJAN, V. Knowledge flows within multinational corporations. Strategic Management Journal, Chicester, v. 21, n. 4, p. 473-496, Apr. 2000.
HAIR JR. J. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2006.
HAIR JR., J. F.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. PLS-SEM: indeed a silver bullet. The Journal of Marketing Theory and Practice, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 139–152, Nov. 2011.
HENSELER, J.; RINGLE, C.; SINKOVICS, R. The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing, [S.l.], v.20, p.277-319, 2009.
HOFSTEDE, G. et al. What goals do business leaders pursue?: a study in fifteen countries. Journal of International Business Studies, Newark, v.33, n.4, p.785-808, Oct./Dec. 2002.
HOFSTEDE, G.; HOFSTEDE, G. J.; MINKOW, M. Cultures and organizations: software of the mind: intercultural cooperation for survival. New York: McGraw-Hill, 2005.
HOLSAPPLE, C.; JOSHI, K. knowledge management ontology. In: HOLSAPPLE, C. (Ed.). Handbook on knowledge management I. New York: Springer, 2003. .Cap. 6, p. 89-128.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
PENG, M. Estratégia global. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
POHLMANN, M. Análise de conglomerados. In: CORRAR, L.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007. Cap. 6, p. 324-387.
RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M.; STRAUB, D. W. A critical look at the use of PLS-PM in MIS Quarterly. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 36, n. 1, p. iii–xiv, Mar. 2012.
RINGLE, C. M.; WENDE, S.; WILL, A. SmartPLS 2.0 M3 (beta). Germany: University of Hamburg, 2005. Available at: . Accessed: July 07, 2011.
RUGMAN, A.; VERBEKE, A. Subsidiaryspecific advantages in multinational enterprises. Strategic Management Journal, Chichester, v.22, n. 3, p.237-250, Mar. 2001.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
VALOR ECONÔMICO. Multinacionais brasileiras. São Paulo, v. 3, n. 3, set. 2010. Suplemento Especial.