Título Inglês:
Measures of value creation: analysis of Natura S.A's case
Resumo:
Este trabalho tem como proposta analisar o valor gerado ao acionista da Natura S.A., com base no patrimônio líquido a preço de mercado (PLm), durante os anos de 2007 a 2012. Esta apuração resulta do produto entre a cotação média de mercado das ações e a quantidade de ações em circulação em cada ano analisado. O estudo foi norteado pelo conceito de gestão baseada em valor, pois se espera avaliar o desempenho da empresa durante este período, ou seja, apurar se a organização gerou ou destruiu valor para os seus acionistas. Adotou-se como metodologia a pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso da Natura S.A, uma indústria de cosméticos brasileira. As informações das cotações, quantidades de ações e dos indicadores de desempenho contábil foram extraídas da base Economática®. Como custo de oportunidade, foram utilizados os valores mensais acumulados da taxa Selic em cada ano analisado. Em relação às estimativas de correlação das variáveis, foram analisados dois grupos separadamente, sendo eles: (i) a relação entre a variável valor gerado ao acionista, por meio do PLm, e os indicadores de desempenho contábil lucro líquido por ação (LPA), retorno sobre o ativo (ROA) e retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e (ii) a relação entre a variável valor de mercado, obtida pelo Economática® e os mesmos indicadores de desempenho citados. Os resultados revelaram que durante os anos 2007, 2008 e 2011 houve destruição de valor, enquanto que nos anos 2009, 2010 e 2012 houve criação de valor. Observou-se, ainda, que no primeiro grupo de análise, houve correlação baixa e moderada, enquanto que no segundo, a correlação apresentou-se de substancial a muito forte. Dessa forma, infere-se que, assim como sustenta a teoria de gestão baseada em valor, quando uma empresa apresenta bons lucros, não necessariamente estará criando valor aos seus acionistas, especialmente quando a análise de valor envolve o custo de oportunidade.
Resumo Inglês:
This work is proposed to analyze the value generated for shareholders of Natura SA., based on equity market price (PLM) during the years 2007 to 2012. This calculation is the product between the average market price of shares and the number of shares outstanding in each year analyzed. The study was guided by the concept of value-based management, because it is expected to evaluate the performance of the company during this period, in the other words, to determine whether the organization spawned creation or destruction of value for shareholders. It was adopted a descriptive research methodology through a case study of Natura S.A., a brazilian cosmetic industry. The information in prices and numbers of shares were extracted from Economática and were adjusted for inflation. To perform the calculations, we used as opportunity cost, the monthly values of the Selic rate accumulated in each year analysed. Regarding the correlation coefficients of the variables, the two groups were analyzed separately, namely: (i) the relationship between the variable value generated to shareholders by means of PLM, and performance indicators accounting earnings per share (EPS), return on assets (ROA) and return on equity (ROE) and (ii) the relationship between the variable market value, obtained by Economática ® and the same performance indicators cited. Results revealed that during the years 2007, 2008 and 2011 there was destruction of value, while in the years 2009, 2010 and 2012 there was value creation. It was also observed that in the first group there was moderate and low correlation, while in the second, the correlation was substantial and strong. Thus, as well as supports the theory of value-based management, when a company has good earnings, not necessarily be creating value for its shareholders, especially when the value analysis involves the opportunity cost.
Citação ABNT:
GUIMARÃES, T. M.; CARLESSO NETO, O.; PEIXOTO, F. M.; RIBEIRO, K. C. S. Medidas de criação de valor: análise do caso Natura S.A.. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 18, n. 2, p. 20-31, 2013.
Citação APA:
Guimarães, T. M., Carlesso Neto, O., Peixoto, F. M., & Ribeiro, K. C. S. (2013). Medidas de criação de valor: análise do caso Natura S.A.. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), 18(2), 20-31.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/11051/medidas-de-criacao-de-valor--analise-do-caso-natura-s-a-/i/pt-br
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