Estudo multicasos e de análise de aglomerado acerca do processo de internacionalização de pequenas empresas Outros Idiomas

ID:
3
Resumo:
Dados do SEBRAE revelam que o índice de mortalidade de pequenas empresas brasileiras é elevado, sendo algumas das causas o comportamento empreendedor pouco desenvolvido e a insuficiência de políticas de apoio aos pequenos negócios. Esse cenário pode ser minimizado por meio do processo de internacionalização, com o apoio de políticas públicas voltadas para a abertura de mercados externos. O objetivo do estudo é conhecer peculiaridades acerca do processo de internacionalização de 24 pequenas empresas que estavam expondo seus produtos em stands no 124º Encontro do Comércio Exterior e depois identificar grupos homogêneos de empresas. Realizou-se pesquisa qualitativa, por meio de estudos multicasos, e quantitativamente efetuou-se análise de agrupamentos. Os achados da pesquisa mostraram que a maioria das empresas pesquisadas já se internacionalizou, enfrentam barreiras burocráticas, tributárias e culturais para exportar e recebem algum apoio de órgãos governamentais.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, R. R.; FELIX, C. L.; GOMES, J. S.; LAURENCEL, L. C.; ALVES, F. J. D. S. Estudo multicasos e de análise de aglomerado acerca do processo de internacionalização de pequenas empresas. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 13, n. 1, art. 3, p. 1-11, 2008.
Citação APA:
Oliveira, R. R., Felix, C. L., Gomes, J. S., Laurencel, L. C., & Alves, F. J. D. S. (2008). Estudo multicasos e de análise de aglomerado acerca do processo de internacionalização de pequenas empresas. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), 13(1), 1-11.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/3/estudo-multicasos-e-de-analise-de-aglomerado-acerca-do-processo-de-internacionalizacao-de-pequenas-empresas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português