Evidências empíricas do ensino no Curso de Ciências Contábeis – uma análise das respostas às alterações provenientes da Lei 11.638/07 Outros Idiomas

ID:
36
Resumo:
A promulgação da Lei 11.638/07 promoveu mudanças substanciais à contabilidade societária. Tendo em vista que a referida legislação tem seus efeitos a partir de 2008, tem-se a premente necessidade de um redesenho das trajetórias disciplinares dos cursos de Ciências Contábeis. O estudo foi desenvolvido com a finalidade de verificar se a Universidade Federal do Paraná, como única instituição de ensino superior federal no estado, está adaptando o ensino no curso de Ciências Contábeis aos preceitos da nova lei. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de caráter formal, ex post facto, descritiva, desenvolvida por meio de um questionário aplicado aos alunos do 1º e do 4º ano. Os resultados apontam que a instituição está promovendo adaptações no ensino em reposta às alterações constantes da Lei 11.638/07. Como limitação da investigação, aponta-se a reduzida amostra, impedindo a generalização dos resultados. Ressalta-se o desenvolvimento de um estudo em profundidade, com informações devidamente trianguladas entre professores, alunos e a própria coordenação do curso de Ciências Contábeis como uma oportunidade de pesquisas futuras. Adicionalmente, salienta-se a importância de replicações da pesquisa em outras instituições de ensino superior, como forma de diagnosticar a atualização de seus currículos diante da legislação vigente.
Citação ABNT:
ESPEJO, M. M. D. S. B.; CRUZ, A. P. C.; COSTA, F.; ESPEJO, R. A.; COMUNELO, A. L. Evidências empíricas do ensino no Curso de Ciências Contábeis – uma análise das respostas às alterações provenientes da Lei 11.638/07. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 15, n. 1, art. 2, p. 22-39, 2010.
Citação APA:
Espejo, M. M. D. S. B., Cruz, A. P. C., Costa, F., Espejo, R. A., & Comunelo, A. L. (2010). Evidências empíricas do ensino no Curso de Ciências Contábeis – uma análise das respostas às alterações provenientes da Lei 11.638/07. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), 15(1), 22-39.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/36/evidencias-empiricas-do-ensino-no-curso-de-ciencias-contabeis-----uma-analise-das-respostas-as-alteracoes-provenientes-da-lei-11-638-07/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BRASIL. Lei nº 11.638/07, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei n o 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei n o 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em . Acesso em03.05.2008. 2007.

BRASIL. Lei nº 6.404/76, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em . Acesso em03.05.2008. 1976.

BRASIL. Medida Provisória 449/08, de 08 de dezembro de 2008. Altera a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários, concede remissão nos casos em que especifica, institui regime tributário de transição, e dá outras providências. Disponível em . Acesso em 10.07.2009. 2008.

BRASIL. Projeto de Lei nº 3741/00. Altera e revoga dispositivos da Lei nº 6404, de 15 de dezembro de 1976. Disponível em . Acesso em 03.05.2008

CASTRO, Cláudio de Moura. Educação Brasileira: consertos e remendos. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

CHEIBUB, Theócrito Pereira. Currículos plenos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis: uma análise de grades curriculares recentes. Brasília, 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Departamento de Contabilidade e Ciências Atuariais da Universidade de Brasília.

COOPER, Donaldo R.; SCHINDLER, Pámela S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

FASB. Stantement of Financial Accounting Concepts n° 1 – Objectives of Financial Stantements of Bussiness Enterprise. 2002.

HENDRIKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.

HERNANDES, Danieli Cristina Ramos; PELEIAS, Ivam Ricardo; BARBALHO, Valdir Ferreira. O Professor de Contabilidade: habilidade e competências. In: PELEIAS, Ivam Ricardo (Org.). Didática do Ensino da Contabilidade – Aplicável a outros Cursos Superiores. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 61-119.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCAIONAIS – INEP. nd. Disponível em . Acesso em 10 mai.2008.

LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira; SANTIAGO, Hugo Leonardo Ferraz; GOMES, Rafael Barbosa, PEREIRA, Dimmitre Morant Vieira Gonçalves, MULATINHO, Caio Eduardo Silva, SILVA, Felipe Dantas Cassimiro. Uma Investigação Sobre as Expectativas Profissionais dos Estudantes e o seu Grau de Satisfação em relação ao Curso de Ciências Contábeis. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ENANPAD, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

LOPES, Alexsandro Broedel; MARTINS, Eliseu. Teoria da Contabilidade – Uma Nova Abordagem. São Paulo: Atlas, 2007.

MAGALHÃES, Francyslene Abreu Costa; ANDRADE, Jesusmar Ximenes. A Educação Contábil no Estado do Piauí diante da proposta de convergência internacional do Currículo de Contabilidade concebida pela ONU/UNCTAD/ISAR. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 6., 2006, São Paulo. Anais ... São Paulo.

MORAES JÚNIOR, Valdério F.; ARAÚJO, Aneide O. A Interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis: Práticas Docentes nas Universidades do Estado do Rio Grande do Norte. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 3, n.1, p. 87-105. Jan./Abr. 2009.

NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane. O Ambiente da Área de Controladoria. In: NASCIMENTO, Auster Moreira e REGINATO, Luciane (Coord.) Controladoria – Um Enfoque na Eficácia Organizacional. São Paulo: Atlas, 2007. p. 1-16.

nd. COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Disponível em: . Acesso em 01 mar.2008.

nd. COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Disponível em: . Acesso em 12 mai.2008.

nd. EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES – ENADE. Disponível em . Acesso em 10 mai.2008.

PAULO, Edilson. Comparação da Estrutura Conceitual da Contabilidade Financeira: Experiência Brasileira, Norte-americana e Internacional. João Pessoa, 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PEREIRA, Dimmitre Morant Vieira Gonçalves; LOPES, Jorge Expedito de Gusmão. Um estudo sobre a formação do bacharel em Ciências Contábeis e as implicações curriculares. In: II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais do II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas, 2005.

RIBEIRO FILHO, José Francisco; LOPES, Jorge Expedito de Gusmão; PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo; MULATINHO, Caio Eduardo Silva; GOMES,Rafael Barbosa; SANTIAGO, Hugo Leonardo Ferraz. Uma Investigação Crítico-Avaliativa dos Impactos das Diretrizes Curriculares da Resolução Nº 10/2004 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior em Cursos de Graduação em Ciências Contábeis Embasada na Percepção dos Discentes. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ENANPAD, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

RICCIO, Edson Luiz; SAKATA; Marici Gramacho. Evidências da Globalização na Educação Contábil: Estudo das Grades Curriculares dos Cursosde Graduação em Universidades Brasileiras e Portuguesas. Revista Contabilidade & Finanças – RCF. São Paulo: n. 35, p. 35-44, Mai./Ago. 2004.

ROSELLA, Maria Helena; PETRUCCI, Valéria Bezerra Cavalcanti; PELEIAS, Ivam Ricardo; HOFER, Elza. O Ensino Superior no Brasil e o Ensino da Contabilidade. In: PELEIAS, Ivam Ricardo (Org.). Didática do Ensino da Contabilidade – Aplicável a outros Cursos Superiores. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 1-59.

SCHROEDER, Richard G. Accounting theory. 6 ed. New York: John Wiley & Songs, 1997.

SIEGEL, Sidney; CASTELLAN Jr., N. John. Estatística Não-Paramétrica para Ciências do Comportamento. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Ensino da Contabilidade: Alguns Aspectos Sugestivos e Críticos da Graduação após Resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2006. Revista Universo Contábil. Blumenau. , p. 82-94. Jul./Set. 2008.

SOUZA, Márcio Barros; ORTIZ, Herculano C. A Estrutura Básica para o Ensino Superior de Contabilidade. In: PELEIAS, Ivam Ricardo (Org.). Didática do Ensino da Contabilidade – Aplicável a outros Cursos Superiores. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 121-178.

SUDDABY, Roy; GENDRON, Yves; LAM, Helen. The Organizational Context of Professionalism in Accounting. Accounting, Organizations and Society. v. 34, p. 409-427. Apr./May. 2009.