Título Inglês:
Empirical evidence in Education Accounting Course – an analysis of responses to the coming changes of the Law 11.638/07
Resumo:
A promulgação da Lei 11.638/07 promoveu mudanças substanciais à contabilidade societária. Tendo em vista que a referida legislação tem seus efeitos a partir de 2008, tem-se a premente necessidade de um redesenho das trajetórias disciplinares dos cursos de Ciências Contábeis. O estudo foi desenvolvido com a finalidade de verificar se a Universidade Federal do Paraná, como única instituição de ensino superior federal no estado, está adaptando o ensino no curso de Ciências Contábeis aos preceitos da nova lei. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de caráter formal, ex post facto, descritiva, desenvolvida por meio de um questionário aplicado aos alunos do 1º e do 4º ano. Os resultados apontam que a instituição está promovendo adaptações no ensino em reposta às alterações constantes da Lei 11.638/07. Como limitação da investigação, aponta-se a reduzida amostra, impedindo a generalização dos resultados. Ressalta-se o desenvolvimento de um estudo em profundidade, com informações devidamente trianguladas entre professores, alunos e a própria coordenação do curso de Ciências Contábeis como uma oportunidade de pesquisas futuras. Adicionalmente, salienta-se a importância de replicações da pesquisa em outras instituições de ensino superior, como forma de diagnosticar a atualização de seus currículos diante da legislação vigente.
Resumo Inglês:
The promulgation of the Law 11.638/07 promoted substantial changes to the finance accounting. Considering that referred legislation has their effects starting from 2008, the pressing need is had of a redraw of the paths discipline of the courses in Accounting Sciences. The study was developed with the purpose of verifying if the Universidade Federal do Paraná, as only institution of federal higher education in the state, it is adapting the teaching in the course of Accounting Sciences to the precepts of the new law. Methodologically, is treated of an investigation of character formal, ex post facto, descriptive, developed through an applied questionnaire to the students of the 1st and of the 4th year. The results point that the institution is promoting adaptations in the teaching in having restored to the constant alterations of the Law 11.638/07. As limitation of the investigation, points the reduced sample is appeared, impeding the generalization of the results. The development of a study is emphasized in depth, with information properly triangular among teachers, students and the own coordination of the course of Accounting Sciences as an opportunity of future researches. Additionally, it is pointed out the importance of replications of the research in other higher education institutions, as form of diagnosing the updating of their curricula due to the effective legislation.
Citação ABNT:
ESPEJO, M. M. D. S. B.; CRUZ, A. P. C.; COSTA, F.; ESPEJO, R. A.; COMUNELO, A. L. Evidências empíricas do ensino no Curso de Ciências Contábeis – uma análise das respostas às alterações provenientes da Lei 11.638/07. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 15, n. 1, art. 2, p. 22-39, 2010.
Citação APA:
Espejo, M. M. D. S. B., Cruz, A. P. C., Costa, F., Espejo, R. A., & Comunelo, A. L. (2010). Evidências empíricas do ensino no Curso de Ciências Contábeis – uma análise das respostas às alterações provenientes da Lei 11.638/07. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), 15(1), 22-39.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/36/evidencias-empiricas-do-ensino-no-curso-de-ciencias-contabeis-----uma-analise-das-respostas-as-alteracoes-provenientes-da-lei-11-638-07/i/pt-br
Referências:
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