Título Inglês:
Perceived value, professional prestige and identification: an analysis with accounting students
Resumo:
Este artigo tem como objetivo avaliar como os estudantes de
Contabilidade avaliam seu curso e sua futura profissão, considerando as
perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na
profissão e da identificação com a profissão de Contabilidade. Foi
desenvolvida uma revisão de literatura sobre os três tópicos (valor,
prestígio e identificação), e foi realizado ainda um estudo de campo
junto a 167 estudantes de cursos de Ciências Contábeis da cidade de
Fortaleza. Como resultados, destacaram-se principalmente os seguintes:
(1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor
são o valor epistêmico, o valor emocional e a reputação da instituição;
(2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que esses
avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes,
denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos, que estão
proporcionalmente dispersos em cada período (ano) do curso.
Resumo Inglês:
This paper has as its main purpose to analyze how Accounting students
assess their course and profession, considering the perspectives of
value of the service received perceived prestige of the profession and
identification with Accountancy. The paper was developed from a
literature review about three topics (value, prestige and
identification) and a survey of 167 students from different Accounting
schools in the city of Fortaleza. The main results showed that: (1) the
most important factors of influence in general perception of value are
epistemic value, emotional value and institution's reputation; (2)
student's assessment decrease as they advance in the course; (3) three
groups of students are well outlined (Enthusiastic, Satisfied and
Critic) and members of each group are dispersed along the different
periods (years) of the course.
Citação ABNT:
COSTA, F. J.; OLIVEIRA, L. G. L. Valor percebido, prestígio e identificação com a profissão: uma análise junto a estudantes de contabilidade. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), v. 16, n. 1, art. 3, p. 35-46, 2011.
Citação APA:
Costa, F. J., & Oliveira, L. G. L. (2011). Valor percebido, prestígio e identificação com a profissão: uma análise junto a estudantes de contabilidade. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online), 16(1), 35-46.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/56/valor-percebido--prestigio-e-identificacao-com-a-profissao--uma-analise-junto-a-estudantes-de-contabilidade/i/pt-br
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