Segmentos de distribuidores no setor de materiais cirúrgicos: uma aplicação de análise multivariada Outros Idiomas

ID:
6462
Resumo:
Este estudo focalizou a análise de segmentos de distribuidores na categoria de produtos cirúrgicos no Brasil atendidos por uma grande empresa deste ramo de atividade. Foram levantadas informações sobre lucro bruto, vendas líquidas, classificação de crédito, área regional e região. As técnicas estatísticas utilizadas para a determinação dos segmentos e respectivas caracterizações foram a análise de conglomerados e de correspondência múltipla. Modelos de Lambin (2000) e Czinkota et al. (2001) serviram de referência para o desenvolvimento da segmentação do mercado de material cirúrgico. Observou-se que é possível classificar pela técnica de análise de conglomerados os segmentos para os distribuidores conforme os perfis diferenciados de vendas líquidas e lucro bruto. A análise de correspondência múltipla gerou um mapeamento que associou as faixas de vendas líquidas e lucro bruto às regiões brasileiras e às classificações de crédito designadas conforme o histórico dos clientes. Os resultados deste estudo podem servir de base para uma política de desconto dos preços de lista de produtos oferecidos conforme as características dos segmentos obtidos.
Citação ABNT:
GOUVÊA, M. A.; PLATA, J. P. F. Segmentos de distribuidores no setor de materiais cirúrgicos: uma aplicação de análise multivariada. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 7, n. 18, p. 51-59, 2005.
Citação APA:
Gouvêa, M. A., & Plata, J. P. F. (2005). Segmentos de distribuidores no setor de materiais cirúrgicos: uma aplicação de análise multivariada. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 7(18), 51-59.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6462/segmentos-de-distribuidores-no-setor-de-materiais-cirurgicos--uma-aplicacao-de-analise-multivariada/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português