Quem tem competência para fazer, você ou eu? Proposição de uma agenda de pesquisa para o estudo da coprodução de serviços no e-GOV Outros Idiomas

ID:
65355
Resumo:
O objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura acerca das competências do cidadão na coprodução de serviços públicos ofertados por meio das plataformas de e-Gov, de modo que seja proposta uma agenda de pesquisa que contribua com novos estudos nessa temática. A justificativa deste artigo emerge de uma lacuna que evidencia que até o presente momento não foram observados estudos capazes de identificar, mensurar, esclarecer ou recomendar as competências necessárias aos cidadãos para coproduzirem serviços públicos utilizando-se das plataformas de e-Gov, o que demonstra a relevância desta revisão sistemática. Como método, foram analisados criteriosamente os corpus textuais de uma amostra de 24 artigos com o software VosViwer, em um universo de 56 estudos no idioma Inglês, que apresentavam expressões combinadas (electronic government ou e-Gov; citizen competence; citizen; competenc*; skill; self-service ; service delivery; coproduction e co-production) e que evidenciavam as publicações relacionadas às lacunas que se desejava descobrir. Para validar a qualidade dos textos que compuseram a amostra utilizou-se do Methodi Ordinatio, visando garantir maior segurança quanto à relevância dos arquivos selecionados e sua classificação hierárquica. Sobre os resultados obtidos com o software VosViwer observou-se com a rede de conexão dos termos analisados nos 24 artigos da amostra que as principais expressões chave, a saber: competence, skill e citizen, não apareceram nos estudos, o que despertou ainda mais o interesse em verificar as competências do cidadão no contexto do e-Gov. Com a análise foi possível elaborar um mapa mental com base nos estudos de autores que pesquisaram sobre as temáticas de Public service delivery ou self-service; Coproduction; Citizen; e Skill associadas entre elas e especialmente com a temática central do estudo, o e-Gov. Deste modo, verificou-se que existe uma lacuna teórica em relação aos estudos que analisam as competências do cidadão para realizar os serviços de forma coproduzida com o governo utilizando as plataformas de e-Gov. Com isso, foi possível constatar a pouca atenção dada à discussão das competências do cidadão na coprodução de serviços públicos ofertados por meio das plataformas de e-Gov, não somente no Brasil, mas em um contexto global. Portanto, foi possível sugerir uma proposta de agenda de pesquisa para incentivar novos estudos voltados à análise das competências do cidadão ao realizar os serviços de forma coproduzida com o governo utilizando as plataformas de e-Gov. Neste contexto, considera-se necessárias novas pesquisas acerca da percepção dos cidadãos quanto às suas competências ao utilizar os autosserviços do governo. Acredita-se que pesquisas nesta temática possibilitariam o incentivo à criação de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento das competências do cidadão para bem utilizar os autosserviços nas plataformas de e-Gov.
Citação ABNT:
DIAS, G. A. F.; FARIAS, J. S. Quem tem competência para fazer, você ou eu? Proposição de uma agenda de pesquisa para o estudo da coprodução de serviços no e-GOV . Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 32-49, 2021.
Citação APA:
Dias, G. A. F., & Farias, J. S. (2021). Quem tem competência para fazer, você ou eu? Proposição de uma agenda de pesquisa para o estudo da coprodução de serviços no e-GOV . Revista de Administração da Unimep, 19(5), 32-49.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/65355/quem-tem-competencia-para-fazer--voce-ou-eu--proposicao-de-uma-agenda-de-pesquisa-para-o-estudo-da-coproducao-de-servicos-no-e-gov-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AGE, Luiza Moritz; SCHOMMER, Paula Chies. Co-production of Health Inspection Service: Certification and Rating of Restaurants. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 3, p. 413-434, 2017.

ALALWAN, Jaffar Ahmad. Continuance intention to use government 2.0 services: The impact of citizens’ satisfaction and involvement. International Journal of Electronic Government Research (IJEGR), v. 9, n. 3, p. 58-73, 2013.

ALFORD, John. The multiple facets of co-production: building on the work of Elinor Ostrom. Public Management Review, v. 16, n. 3, p. 299-316, 2014.

ALSHIBLY, Haitham; CHIONG, Raymond. Customer empowerment: Does it influence electronic government success? A citizen-centric perspective. Electronic Commerce Research and Applications, v. 14, n. 6, p. 393-404, 2015.

AL-YASEEN, Hussein; AL-SOUD, Anas Ratib; AL-JAGHOUB, Saheer. Assessing Jordan's e-government maturity level: Citizen's perspective on awareness, acceptability and usage of e-government services. In: Public Affairs and Administration: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications. IGI Global, 2015. p. 1596-1613.

ARAUJO, Marcelo Henrique de; REINHARD, Nicolau. Categorization of Brazilian Internet users and its impacts on the use of electronic government services. In: International Conference on Electronic Government. Springer, Berlin, Heidelberg, 2014. p. 242-252.

ARAUJO, Marcelo Henrique de; REINHARD, Nicolau; CUNHA, Maria Alexandra. Electronic government services in Brazil: an analysis based on measures of access and users' internet skills. RAP: Revista Brasileira de Administração Pública, v. 52, n. 4, 2018.

BARBOSA, Alexandre Fernandes; POZZEBON, Marlei; DINIZ, Eduardo Henrique. Rethinking e‐government performance assessment from a citizen perspective. Public Administration, v. 91, n. 3, p. 744-762, 2013.

BEKKERS, Victor; MOODY, Rebecca. Visual events and electronic government: What do pictures mean in digital government for citizen relations?. Government Information Quarterly, v. 28, n. 4, p. 457-465, 2011.

BERNARDES, Marciele Berger; SANTOS, Paloma Maria; ROVER, Aires José. Ranking das prefeituras da região Sul do Brasil: uma avaliação a partir de critérios estabelecidos na Lei de Acesso à Informação. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 3, p. 761-792, 2015.

BERTOT, John; ESTEVEZ, Elsa; JANOWSKI, Tomaz. Universal and contextualized public services: Digital public service innovation framework. Government Information Quarterly, v. 33, n. 2, p. 211-222, 2016.

BILLESTRUP, Jane et al. Usability problems found across public self-service applications and self-service providers. In: Proceedings of the 28th Australian Conference on Computer-Human Interaction. Launceston, Tasmania, Australia, 2016. p. 623-625.

BOVAIRD, Tony. Beyond engagement and participation: User and community coproduction of public services. Public administration review, v. 67, n. 5, p. 846-860, 2007.

BRAGA, Lamartine Vieira; GOMES, Ricardo Corrêa. Participação eletrônica e suas relações com governo eletrônico, efetividade governamental e accountability. Organizações & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 487-506, 2016.

CHAHIN, Ali et al. Governo eletrônico no mundo. E-gov. br – a próxima revolução Brasileira: eficiência, qualidade e democracia, o governo eletrônico no Brasil e no mundo. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

CHARALABIDIS, Yannis; LOUKIS, Euripidis. Participative public policy making through multiple social media platforms utilization. International Journal of Electronic Government Research (IJEGR), v. 8, n. 3, p. 78-97, 2012.

CHATFIELD, Akemi Takeoka; REDDICK, Christopher G. All hands on deck to tweet# sandy: Networked governance of citizen coproduction in turbulent times. Government Information Quarterly, v. 35, n. 2, p. 259-272, 2018.

CHATHOTH, Prakash et al. Co-production versus co-creation: A process based continuum in the hotel service context. International Journal of Hospitality Management, v. 32, p. 11-20, 2013.

CLAYSON, Amanda; WEBB, Lucy; COX, Nigel. When two worlds collide: critical reflection on co-production. Drugs and Alcohol Today, v. 18, n. 1, p. 51-60, 2018.

COSTA, Érico da Silva; CASTRO, Dagmar Silva Pinto de; CAPPELLOZZA, Alexandre. Adoção e uso de portais de governo eletrônico no ambiente do sistema nacional de ciência e tecnologia e inovação: um estudo baseado no modelo UTAUT. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 13, n. 3, p. 286-300, 2014.

DAMIAN, Ieda Pelógia Martins; MERLO, Edgard Monforte. Uma análise dos sites de governos eletrônicos no Brasil sob a ótica dos usuários dos serviços e sua satisfação. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 4, p. 877-900, 2013.

DIAS, Gilmara Aparecida de Freitas et al. A Prestação de Serviços Públicos pelo Governo Eletrônico. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 55-74, 2019.

DIAS, Olívia; GOMES, Adalmir de Oliveira. Coprodução de Serviços Educacionais: análise da produção científica nacional e internacional no período de 2006 a 2016. In: XX Seminário de Administração (SEMEAD). USP, São Paulo, São Paulo, p. 1–15, 2017.

DINIZ, Eduardo Henrique et al. O governo eletrônico no Brasil: perspectiva histórica a partir de um modelo estruturado de análise. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 1, p. 23-48, 2009.

EBBERS, Wolfgang E.; PIETERSON, Willem J.; NOORDMAN, Hans N. Electronic government: Rethinking channel management strategies. Government Information Quarterly, v. 25, n. 2, p. 181-201, 2008.

FLEDDERUS, Joost. Building trust through public service co-production. International Journal of Public Sector Management, v.28, n. 7, p. 550-565, 2015.

GALLOUJ, Faïz; WEINSTEIN, Olivier. Innovation in services. Research policy, v. 26, n. 45, p. 537-556, 1997.

GALLOUJ, Faïz; ZANFEI, Antonello. Innovation in public services: Filling a gap in the literature. Structural Change and Economic Dynamics, Elsevier, v. 27, p. 89 – 97, 2013.

GARCIA, Rodrigo-Moreira. Governo eletrônico, informação e competência em informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 16, n. 2, 2007.

HARFOUCHE, Antoine. The same wine but in new bottles. Public e-services divide and low citizens’ satisfaction: an example from Lebanon. International Journal of Electronic Government Research (IJEGR), v. 6, n. 3, p. 73-105, 2010.

HUNNIUS, Sirko; SCHUPPAN, Tino. Competency requirements for transformational e-government. In: 2013 46th Hawaii International Conference on System Sciences. IEEE, Wailea, Maui, HI, USA, p. 1664-1673, 2013.

KARUNASENA, Kanishka; DENG, Hepu. A Citizen-oriented approach for evaluating the performance of e-government in Sri Lanka. International Journal of Electronic Government Research (IJEGR), v. 8, n. 1, p. 43-63, 2012.

KENNEDY, Aileen; COUGHLAN, Joseph P.; KELLEHER, Carol. Business process change in e-government projects: The case of the Irish land registry. In: Electronic Services: Concepts, Methodologies, Tools and Applications. IGI Global, 2010. p. 1119-1132.

LECHAKOSKI, Rafael de Mello; TSUNODA, Denise Fukumi. Proposta de um modelo de maturidade para sítios de governo eletrônico. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 4, n. 1, p. 43-54, 2015.

LIM, Eric TK et al. Advancing public trust relationships in electronic government: The Singapore e-filing journey. Information Systems Research, v. 23, n. 4, p. 1110-1130, 2012.

LINDERS, Dennis. From e-government to we-government: Defining a typology for citizen coproduction in the age of social media. Government information quarterly, v. 29, n. 4, p. 446-454, 2012.

MASEH, Elsebah; MUTULA, Stephen. Records management readiness for open government in the Kenyan judiciary. Mousaion, v. 34, n. 3, p. 146-166, 2016.

MEIJER, Albert. Coproduction as a structural transformation of the public sector. International Journal of Public Sector Management, v. 19, n. 6, p. 596-611, 2016.

MEIJER, Albert Jacob. Networked coproduction of public services in virtual communities: From a government‐centric to a community approach to public service support. Public Administration Review, v. 71, n. 4, p. 598-607, 2011.

MERGEL, Ines. Social media institutionalization in the US federal government. Government Information Quarterly, v. 33, n. 1, p. 142-148, 2016.

MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; MEIRELLES, Fernando de Souza. User’s perspective of Eletronic Government adoption in Brazil. Journal of Technology Management & Innovation, v. 12, n. 2, p. 1-9, 2017.

NABATCHI, Tina; SANCINO, Alessandro; SICILIA, Maria Francesca. Varieties of participation in public services: The who, when, and what of coproduction. Public Administration Review, v. 77, n. 5, p. 766-776, 2017.

NIEHAVES, Björn. Iceberg ahead: On electronic government research and societal aging. Government Information Quarterly, v. 28, n. 3, p. 310-319, 2011.

OSBORNE, Stephen P.; RADNOR, Zoe; NASI, Greta. A new theory for public service management? Toward a (public) service-dominant approach. The American Review of Public Administration, v. 43, n. 2, p. 135-158, 2013.

OSBORNE, Stephen P.; RADNOR, Zoe; NASI, Greta. A new theory for public service management? Toward a (public) service-dominant approach. The American Review of Public Administration, v. 43, n. 2, p. 135-158, 2013.

OSBORNE, Stephen P.; STROKOSCH, Kirsty. It takes Two to Tango? Understanding the C o‐production of Public Services by Integrating the Services Management and Public Administration Perspectives. British Journal of Management, v. 24, v. S1, p. S31-S47, 2013.

OSMAN, Ibrahim H. et al. A cognitive analytics management framework for the transformation of electronic government services from users’ perspective to create sustainable shared values. European Journal of Operational Research, v. 278, n. 2, p. 514-532, 2019.

PAGANI, Regina Negri; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Mauricio. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015.

PESTOFF, Victor. Citizens and co-production of welfare services: Childcare in eight European Countries. Public Management Review, v. 8, n. 4, p. 503-519, 2006.

RAMPELOTTO, Alexandre; LÖBLER, Mauri Leodir; VISENTINI, Monize Samara. Evaluation of the website of Federal Revenue of Brazil as a measure of the effectiveness of eGovernment for the citizen. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 4, p. 959, 2015.

RAY, Subhajyoti. An Approach to Assessing Quality of Electronic Government Services: The Case of an Urban Municipal Authority from India. International Journal of Electronic Government Research (IJEGR), v. 6, n. 4, p. 45-57, 2010.

ROKHMAN, Ali; SATYAWAN, Darmanto. Web Usability of Public Organization Websites: The Case of Indonesian Ministry Websites. Jurnal Studi Pemerintahan, v. 3, n. 2, 2012.

SANTOS, Paloma Maria; BRAGA, Marcus de Melo; ROVER, Aires José. Eliciting intrinsic knowledge in the business processes of electronic government with UML extensions. Business Process Management Journal, v. 19, n. 2, p. 318-335, 2013.

SANTOS, Paloma Maria et al. Ranking of Brazilian courts of auditors: an evaluation from the web standards in electronic government. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 3, p. 721, 2013.

SCHOMMER, Paula Chies et al. Accountability and co-production of information and control: social observatories and their relationship with government agencies. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 6, p. 1375-1400, 2015.

SERIDA, Jaime; CARDONA, Diego. The Peruvian citizen perception and expectation toward the e-Government. The electronic tax payment as a successful e-Gov project. The Electronic Tax Payment as a Successful E-Gov Project (March 20, 2006). U. Rosario Business School Research Paper, Univ. Empresa, Bogotá (Colombia), v. 5, n. 10, p. 142-158, 2006.

SHAREEF, Mahmud Akhtar et al. Factors affecting citizen adoption of transactional electronic government. Journal of Enterprise Information Management, v. 27, n. 4, p. 385-401, 2014.

SILVA, Liziane A. et al. Designing help system for e-GOV websites: A Brazilian case study. Information Polity, v. 18, n. 3, p. 261-274, 2013.

SILVESTRE, Hugo Consciência; CATARINO, João Ricardo; ARAÚJO, Joaquim Filipe Ferraz Esteves de. Evidence of co-production in public service provision: the case of the administrative arbitration centre in Portugal. Revista de Administração (São Paulo), v. 51, n. 4, p. 355-365, 2016.

SUBRAMANIAN, Malathi; SAXENA, Anupama. E-Governance in India: From Policy to Reality, a Case Study of Chhattisgarh Online Information System for Citizen Empowerment (Choice) Project of Chhattisgarh State of India. International Journal of Electronic Government Research (IJEGR), v. 4, n. 2, p. 12-26, 2008.

SWEENEY, Arthur DP. Electronic government-citizen relationships: Exploring citizen perspectives. Journal of Information Technology & Politics, v. 4, n. 2, p. 101-116, 2008.

THOMSEN, Mette Kjærgaard; JAKOBSEN, Morten. Influencing citizen coproduction by sending encouragement and advice: A field experiment. International Public Management Journal, v. 18, n. 2, p. 286-303, 2015.

VENKATESH, Viswanath; CHAN, Frank KY; THONG, James YL. Designing e-government services: Key service attributes and citizens’ preference structures. Journal of Operations Management, v. 30, n. 1-2, p. 116-133, 2012.

VERSCHUERE, Bram; BRANDSEN, Taco; PESTOFF, Victor. Co-production: The state of the art in research and the future agenda. VOLUNTAS: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, v. 23, n. 4, p. 1083-1101, 2012.

WUKICH, Clayton; MERGEL, Ines. Reusing social media information in government. Government Information Quarterly, v. 33, n. 2, p. 305-312, 2016.