Análise convergente do conceito de grupo estratégico no setor da iluminação espanhol Outros Idiomas

ID:
6543
Resumo:
A literatura sobre grupos estratégicos não parece oferecer ainda uma base teórica sólida o suficiente para fundamentar a própria existência dos grupos estratégicos e seus efeitos na conduta e nos resultados das empresas. A validação empírica da existência dos grupos estratégicos foi realizada a partir do contraste entre a validade preditiva dos mesmos e a sua performance. Porém os resultados obtidos foram contraditórios. Outros trabalhos optaram por contrastar a validade convergente do construto, utilizando múltiplas definições e medidas. Nosso trabalho emoldura-se nessa segunda linha de atuação e trata de avançar na elaboração de um modelo teórico capaz de definir as características dos setores que afetam a probabilidade de existirem grupos estratégicos com maior ou menor valor preditivo. A partir de uma proposta para definições de grupo estratégico, com diferentes níveis de fortaleza, fizemos a análise de convergência no setor espanhol de fabricantes de lâmpadas e aparelhos de iluminação. O input dessa análise convergente está constituído por definições de grupo estratégico oferecidas pelas três principais tradições teóricas do estudo do fenômeno: a abordagem do posicionamento estratégico, a abordagem dos recursos e capacidades e a psicologia cognitiva. Os resultados apontam o cumprimento da definição débil de grupo estratégico, o que implica que não existe una identidade de grupo suficientemente forte capaz para convertê-lo em ponto de referência estratégico suscetível de afetar a conduta e, portanto, os resultados das empresas que o formam.
Citação ABNT:
TABOADA, L. R.Análisis convergente del concepto de grupo estratégico en el sector de la iluminación Español. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 10, n. 29, p. 323-346, 2008.
Citação APA:
Taboada, L. R.(2008). Análisis convergente del concepto de grupo estratégico en el sector de la iluminación Español. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 10(29), 323-346.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6543/analise-convergente-do-conceito-de-grupo-estrategico-no-setor-da-iluminacao-espanhol/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Espanhol