Cultura organizacional na perspectiva cultural regional brasileira Outros Idiomas

ID:
6616
Autores:
Resumo:
Esse ensaio tem como objetivo analisar o contexto cultural brasileiro e a sua influência no universo organizacional a partir de uma perspectiva cultural regional que não se limite à visão funcionalista e avance por meio de conceitos contemporâneos como os fluxos culturais e os códigos culturais locais. Do ponto de vista internacional, os estudos comparativos que trabalham com a perspectiva de adaptação cultural já apresentam um volume significativo de pesquisas que enfatizam as distinções entre regiões ou nações. Mas, quando se trata dessa perspectiva dentro de países culturalmente diversos, parece ainda não haver no campo a mesma expressão. Em países em que é reconhecida a diversidade cultural, como o Brasil, análises que levem em conta as influências dessa variável podem contribuir para a eficiência das relações internas e externas da organização. Arguimos a necessidade das organizações contemplarem em suas ações o que chamamos de legitimidade cultural local, quando as organizações atuam em distintos contextos respeitando os valores e as práticas culturais locais. As diferentes culturas regionais encontradas no Brasil se refletem nos hábitos dos consumidores, no comportamento social e nas atitudes e desempenho das pessoas no trabalho, o que requer efetivamente diferentes e variadas práticas de gestão.
Citação ABNT:
MUZZIO, H.Cultura organizacional na perspectiva cultural regional brasileira. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 12, n. 37, p. 447-463, 2010.
Citação APA:
Muzzio, H.(2010). Cultura organizacional na perspectiva cultural regional brasileira. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 12(37), 447-463.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/6616/cultura-organizacional-na-perspectiva-cultural-regional-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALCADIPANI, R.; CRUBELLATE, J. M. Cultura organizacional brasileira: generalizações im-prováveis e conceituações imprecisas. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 43, n. 02, p. 64-77, 2003.

ANANA, E. S.; NIQUE, W. M. O valor dos valores: avaliação de uma marca global por meio dos diversos brasis culturais. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 10, n. 03, p. 153181, 2009.

BANERJEE, S. B.; LINSTEAD, S. Globalizations, multiculturalism and other fictions: colonialism for the new millennium? Organization, London, v. 08, n. 04, p. 683-722, 2001.

BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

BARNEY, J. B. Organizational culture: can it be a source of sustained competitive advantage? Academy of Management Review, BiarcliffManor, v. 11, n. 03, p. 656-665, 1986.

BARROS, B. T. Gestão à brasileira: uma comparação entre América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. São Paulo: Atlas, 2003.

BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BENKO, G. Economia, espaço e globalização: na aurorado século XXI. 3 ed. São Paulo: Hucitec, Anna Blume, 2002.

BERTOLAZZI, M. A. Cultura das organizações e identidade regional. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AD-MINISTRAÇÃO, 32.; 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. p. 1-16.

BOUQUET, C.; BIRKINSHAW, J. Weight versus voice: how foreign subsidiaries gain attention from corporate headquarters. Academy of Management Review, Biarcliff Manor, v. 51, n. 03, p. 577-601, 2008.

CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CAVEDON, N. R. et al. O mate amargo e o doce de leite: entrecruzando as culturas regionais, locais e organizacionais nos mercados públicos de Porto Alegre e de Uberlândia. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 05.; 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. p. 1-16.

CHU, R. A.; WOOD JR, T. Cultura organizacional brasileira pós-globalização: global ou local? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, v. 05, p. 969-991, 2008.

DAMATTA, R. A casa e a rua. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

DAMATTA, R. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

DANTAS, M. Liderança em organizações étnico-culturais o caso do carnaval da Bahia In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32.; 2004, Curitiba. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2004. p. 1-13.

DENISON, D. R. Corporate culture and organizational effectiveness. New York: Wiley, 1990.

FREITAS, M. E. Cultura organizacional: evolução e crítica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

FREYRE, G. Casa grande & senzala. 46 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GENTRY, J. W. et al. Do geographic subcultures vary culturally? Advances in Consumer Research, Urbana, v. 15, n. 1, p. 411-417, 1988.

GEPPERT, M.; WILLIAMS, K. Global, national and local practices in multinational corporations: towards a socio-political framework. International Journal of Human Resource Management, London, v. 17, n. 1, p. 49-69, 2006.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GOUVÊA, M. A.; PLATA, J. P. F. Segmentos de distribuidores no setor de materiais cirúrgicos: uma aplicação de análise multivariada. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 7, n. 18, p. 51-59, 2005.

GUIBERNAU, M. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HILAL, A. Organizational culture dimensions: a Brazilian case. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27.; 2003, Atibaia. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro:ANPAD, 2003. p. 1-15.

HOFSTEDE, G. Cultures consequences: international differences in work-related values. Beverly Hills: Sage, 1980.

HOFSTEDE, G. et al. Measuring organizational cultures: a qualitative and quantitative study across twenty cases. Administrative Science Quarterly, Ithaca, v. 35, n. 02, p. 286-316, 1990.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JOHNSON, J.; LENARTOWICZ, T. Culture, freedom and economic growth: do cultural values explain economic growth? Journal of World Business, Greenwich, v. 33, n. 04, p. 332-356, 1998.

KOSTOVA, T; ROTH, K. Adoption of an organizational practice by subsidiaries of multinational corporations: institutional and relational effects. Academy of Management Journal, BiarcliffManor, v. 45, n. 01, p. 215-233, 2002.

KUPER, A. Cultura: a visão dos antropólogos. Bauru: EDUSC, 2002.

LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

LENARTOWICZ, T.; ROTH, K. does subculture within a country matter?A crosscultural study of motivational domains and business performance in Brazil. Journal of International Business Studies, Washington, v. 32, n. 02, p. 305-325, 2001.

LLOYD, C. Thinking about the local and the global in the Algerian context. Oxford Development Studies, Oxford, v. 30, n. 02, p. 151-163, 2002.

MARTIN, J. Culture in organizations: three perspectives. New York: Oxford University Press, 1992.

MCSWEENEY, B. Dynamic diversity: variety and variation within countries. Organization Studies, Berlin, v. 30, n. 09, p. 933-957, 2009.

MELLO, L. G. de. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 12.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MOTTA, F. C. P. ; CALDAS, M. P. Introdução: cultura organizacional e cultura brasileira. In: MOTTA, F. C. P. ; CALDAS, M. P. (Org.). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. p. 15-21.

MOTTA, F. C. P. Cultura nacional e administração de empresas. In: CHANLAT, J. F.; FACHIN, R.; FISCHER, T. (Org.) Análise das organizações: perspectives latinas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2007. p. 155-171.

MUZZIO, H.; CASTRO, D. J. de. Quantos somos nós?Uma reflexão sobre os Brasis culturais. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 05.; 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. p. 1-16.

MUZZIO, H. O espaço local e a gestão da interculturalidade brasileira. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE PODER LOCAL, 10.; 2006, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: CIAGS/UFBA, 2006. p. 1-11.

NELSON, R. E.; GOPALAN, S. Do organizational cultures replicate national cultures? isomorphism, rejection and reciprocal opposition in the corporate values of three countries. Organization Studies, Berlin, v. 24, n. 07, p. 1115-1151, 2003.

OLIVEIRA-BROCHADO, A.; MARTINS, F. V. Aspectos metodológicos da segmentação de mercado: base de segmentação e métodos de classificação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 10, n. 27, p. 132-149, 2008.

ORTIZ, R. Cultura brasileira & identidade nacional. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PANDOLFI, R.; VASCONCELLOS, J. G. M.; PALASSI, M. P. Imigração italiana e capital cul-tural: uma reflexão sobre a cultura empresarial em Colatina (ES). In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 05.; 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. p. 1-16.

PRASAD, A.; PRASAD, P. Mix, flux and flows: the globalization of culture and its implications for management and organizations. The Journal of Global Business Issues, v. 01, n. 2, p. 11-20, 2007.

RIAD, S. The power of 'organizational culture' as a discursive formation in merger integration. Organization Studies, Berlin, v. 26, n. 10, p. 1529-1554, 2005.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.

RODRIGUES, G. K. M.; TUDE, J. M. Culturas regionais no Brasil: um estudo sobre as per-cepções mútuas de gaúchos e baianos no ambiente de trabalho. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 05.; 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. p. 1-16.

RODRIGUES, S. B. The political dynamics of organizational culture in an institutionalized environment. Organization Studies, Berlin, v. 27, n. 04, p. 537-557, 2006.

SACKMANN, S. A. Culture and subcultures: an analysis of organizational knowledge. Administrative Science Quarterly, Ithaca, v. 3 7, n. 01, p. 141-161, 1992.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. 3. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

SCHUERKENS, U. The sociological and anthropological study of globalization and localization. In: (Ed.). Global forces and local life-worlds: social transformations. London: Sage, 2004. p. 14-26.

SHENKAR, O; LUO, Y; YEHESKEL, O. From "distance" to "friction": substituting metaphors and redirecting intercultural research. Academy of Management Review, Biarcliff Manor, v. 33, n. 04, p. 905-923, 2008.

SILVA, J. M.; FAÉ, R.; ANTUNES, E. D. Práticas organizacionais no nordeste brasileiro: à guisa de reflexão. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 05.; 2008, Belo Hori-zon te. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. p. 1-13.

SINGH, S. Ket al. Cross cultural conceptualisations: a case for multiple national cultures in India. Indian Institute of Management Bangalore Management Review, Bangalore, v. 20, n. 03, p. 249-262, 2008.

SMIRCICH, L. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarterly, Ithaca, v. 28, n. 03, p. 339-358, 1983.

SOJA, E. W. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zarah, 1993.

SPICER, A. Beyond the convergence-divergence debate: the role of spatial scales in transforming organizational logic. Organization Studies, Berlin, v. 27, n. 10, p. 1467-1483, 2006.

TSUI, A. S.; NIFADKAR, S. S.; OU, A. Y. Crossnational, cross-cultural organizational behavior research: advances, gaps, and recommendations. Journal of Management, New York, v. 33, n. 03, p. 426-478, 2007.

VANMAANEN, J. V. Displacing Disney: some notes on the flow of culture. Qualitative Sociology, New York, v. 15, n. 01, p. 05-35, 1992.

VÄYRYNEN, R. Regionalism: old and new. International Studies Review, Malden, v. 05, n. 01, p. 25-51, 2003.

WILKINS, A. L.; OUCHI, W. G. Efficient cultures: exploring the relationship between culture and organizational performance. Administrative Science Quarterly, Ithaca, v. 28, n. 03, p. 468-481, 1983.

WOOD JR.; T. Conflgurações organizacionais no Brasil: transições, rupturas e hibridismos. In: WOOD JR.; T. (Coord.), Mudança organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004. p. 249-267.

YEUNG, H. W. The social-spatial constitution of business organizations: a geographical perspective. Organization, London, v. 05, n. 01, p. 101-128, 1998.

ZAOUAL, H. Globalização e diversidade cultural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.