Uma análise do ambiente mercadológico de uma empresa do setor metal mecânico sob as perspectivas de Porter Outros Idiomas

ID:
10242
Resumo:
Em um mercado altamente competitivo, o qual os consumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas, para manterem-se, buscam estratégias competitivas, apontando como alternativa a diferenciação na Qualidade de seus produtos. Para que esse objetivo seja alcançado, as empresas norteiam suas estratégias para um sistema de Qualidade adequado, elaborando, então, um Planejamento Estratégico da Qualidade. Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória, quali-quantitativa, que apresenta observações efetuadas em uma empresa do setor metalúrgico da cidade de Santa Maria-RS, e que tem como proposta descrever como o Planejamento Estratégico está comprometido com a Qualidade, além de observar os ambientes internos e externos da empresa, através da elaboração da Matriz SWOT e da percepção das cinco forças competitivas de Porter (1990). Foi observado o Custo da Má Qualidade na empresa, abordando as falhas e os defeitos causados por ela, e, ainda, o quanto isso representou no faturamento. Foi possível abordar o quanto a empresa perdeu em receita de vendas devido às falhas no processo operacional. Diante disto, este trabalho serve como um alerta aos administradores sobre os custos que a falta de um controle de Qualidade pode apresentar para a empresa, e sobre o fato de que a implantação de um sistema da Qualidade pode ser vista como uma ferramenta para a promoção de melhorias, e não só como um conjunto de normas que permitem a obtenção de um certificado.
Citação ABNT:
LOPES, L. F. D.; MACHADO, F. P.; LOPES, F. G.; LIMA, M. P.; COSTA, V. M. F.; SILVA, D. D. M. Uma análise do ambiente mercadológico de uma empresa do setor metal mecânico sob as perspectivas de Porter. Revista de Administração da UFSM, v. 6, n. 1, p. 103-118, 2013.
Citação APA:
Lopes, L. F. D., Machado, F. P., Lopes, F. G., Lima, M. P., Costa, V. M. F., & Silva, D. D. M. (2013). Uma análise do ambiente mercadológico de uma empresa do setor metal mecânico sob as perspectivas de Porter. Revista de Administração da UFSM, 6(1), 103-118.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/10242/uma-analise-do-ambiente-mercadologico-de-uma-empresa-do-setor-metal-mecanico-sob-as-perspectivas-de-porter/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALMEIDA, T. A. N.; IDROGO, A. A necessidade de mensuração dos custos da Qualidade na estratégia competitiva de liderança nos custos. XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Florianópolis, SC, Brasil, 2004.

ALVES, I.; REZENDE, S. O.; OLIVEIRA NETO, O. J.; DREES, C.; FIGUEIREDO, R. S. Aplicação do modelo e análise SWOT no diagnóstico estratégico de uma propriedade rural especializada em recria e engorda de bovinos de corte. Revista Científica de Administração da Uni Evangélica, v. VI, p. 01-18. Goiânia: 2007.

BAISCH, L. V. Estrada, R. J. S., Scherer, F. L.; Hahn, I. S.; Thurner, B. Da V. Gestão Estratégia e as competências gerenciais no Departamento de Marketing: Estudo de uma Indústria de Bebidas. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 5, Ed. Especial, p. 729-748. 2012.

BARBOSA, E. R.; BRONDANI, G. Planejamento estratégico organizacional. Revista Eletrônica da Contábeis. v. I. n . 2, 2005.

BICHO, L.; BAPTISTA, S. Modelo De Porter e Análise Swot: Estratégias De Negócio. Instituto politécnico de Coimbra, Instituto Superior De Engenharia De Coimbra, Departamento De Engenharia Civil, 2006.

CAMPOS, V. F. TQC: controle da Qualidade total (no estilo japonês). 2. ed., Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1993.

CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Desenvolvimento Gerencial, 1999.

COBRA, M. Estratégias de marketing de serviços. 2. ed., São Paulo: Cobra, 2001.

COLENGHI, V. M. O&M e Qualidade Total – Uma Integração Perfeita. Rio de Janeiro, Qualitymark , 1997.

COLLINS, J. C.; PORRAS, J. C. Feitas para durar. 8 ed. São Paulo: Rocco, 2000.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB): Acompanhamento de safra brasileira: grãos, sétimo levantamento, abril 2010 / Companhia Nacional de Abastecimento., Brasília: Conab, 2010.

COSTA, B. D. Diretrizes para concepção, implementação e uso de sistemas de indicadores de desempenho para empresas da Construção civil; (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil UFRGS, Porto Alegre, 2003.

ESTRADA, R. J. S. A eficiência e eficácia da gestão estratégica: Do planejamento estratégico à mudança organizacional. 2006.117f. Relatório apresentado ao Programa de Pós-Doutoramento FEA/USP, São Paulo, 2006.

FARIAS FILHO, J. R.; Gestão Estratégica pela Qualidade Total Percebida: do conceito a forma e da forma a prática. Rio de Janeiro, 1996. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Universidade Federal do Rio de Janeiro. 380 p.

FARIAS FILHO, J. R.; SALLES M. T. Como agir estrategicamente para implantar o processo de gestão estratégica pela Qualidade total? Universidade Federal do Rio de Janeiro ENGENEP. Rio de Janeiro, 1997.

FEIGENBAUM, A. V. Controle da Qualidade Total: Gestão e sistemas. São Paulo: Makron Boocks, 1994.

GAITHER, N.; FRAZIER G.; Administração da produção e operações. Tradução: José Carlos Barbosa Santos. 8 ed., São Paulo, Thomson Learning. 2001.

GALIZA, F.; CATUNGA, R. Uma Discussão sobre a Implantação de Modelos de Custos de Má Qualidade (CMQ) em Empresas de Seguros. 2004.

GOMES, D. T.; Muniz, R. M.; Dias, A. T.; Gonçalves, C. A. Apresentação do processo de formação da estratégia: um estudo de caso em empresa inovadora. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2012.

JURAN, J. M. A Qualidade desde o projeto. 2. ed., São Paulo: Livraria Pioneira, 1994.

JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da Qualidade handbook: conceitos, políticas e filosofia da Qualidade. São Paulo: Makron Books, 1991.

JURAN, J. M. Planejando para a Qualidade. 3. ed., São Paulo, Livraria Pioneira, 1995.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro, Campus, 2001.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo, Prentice Hall. 2000.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed., São Paulo: Atlas, 1992.

LEONE, G. S. G. Custos: planejamento, implantação e controle. São Paulo: Atlas, 2000.

LUTHER, W. M. Marketing Plan: da preparação à implantação. São Paulo: Maltese. 1992.

MACHADO, R. T. M. Estratégia e competitividade em organizações agroindustriais. Lavras: UFLA/FAEPE, 2005.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001

NASCIMENTO, J. M. Custos: planejamento, controle e gestão na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2001.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: Conceitos, metodologias e práticas. 18 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, M. A. L. Integração ISO 9000 e TQC. Revista Banas Qualidade. nov. 1999.

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade no processo: a Qualidade na produção de bens e serviços. São Paulo: Atlas, 1995.

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008

PIANA, J.; ERDMANN, R.H. Fatores geradores de competitividade na manufatura: uma relação entre práticas e resultados. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, V. 4, p. 73-90. Santa Maria: 2011.

PINHEIRO, M. Gestão e desempenho das empresas de pequeno porte. Tese (Doutorado em Administração), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo, 1996.

POLI, J. A; MACHADO, C. B. ISO 9001:2000 uma abordagem prática. 1 ed. São José dos Pinhais: Amaro, 2003.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

ROBLES Jr, A. Custos da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2003.

RODRIGUES, E. R. F.; LEMOS, A D. C. Indicadores da Qualidade e Qualidade ambiental em indústria fumageira. In: XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais, Faculdade de Tecnologia e Ciências, Salvador, BA, 2001.

SABINO, A. G. Estabelecimento de conjunto de indicadores de desempenho para suprir as exigências da norma ISO 9001 VERSÃO 2000. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFRGS, Porto Alegre, 2004.

SANTOS, I. P. Proposta de utilização do planejamento estratégico na preparação de um modelo geral. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFRGS, Porto Alegre, 2001.

SANTOS, S. R. Análise crítica de um método para implementação das normas ISO 9000 em pequenas e médias empresas brasileiras. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - UFRGS, Porto Alegre, 2002.

SILVA, R. O. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2001.

SINK D. S.; TUTTLE, T. C. Planejamento e medição para performance. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993.

TAMAYO, A.; MENDES, A. M.; PAZ, M .T. Inventário de valores organizacionais. Universidade de Brasília, Brasilia, 2000.

TAVARES, M. C. Planejamento Estratégico: a opção entre o sucesso e fracasso empresarial. Herba. São Paulo, 1991.

VIEGAS, J. Estabelecimento de um sistema integrado de gestão: Qualidade e meio ambiente. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFRGS, Porto Alegre, 2000.

WRIGHT, P. KROLL, M. J; PARNELL, J. Administração Estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.