Atuação responsável ou jogo de mercado? Entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável Outros Idiomas

ID:
37384
Resumo:
Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume-se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade.
Citação ABNT:
SILVA, M. E.; NASCIMENTO, L. F. M. Atuação responsável ou jogo de mercado? Entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável. Revista de Administração da UFSM, v. 8, n. 1, p. 73-88, 2015.
Citação APA:
Silva, M. E., & Nascimento, L. F. M. (2015). Atuação responsável ou jogo de mercado? Entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável. Revista de Administração da UFSM, 8(1), 73-88.
DOI:
10.5902/198346597177
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37384/atuacao-responsavel-ou-jogo-de-mercado--entendendo-a-relacao-empresa-midia-para-a-efetivacao-do-consumo-sustentavel/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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