Origem e Aplicação dos Recursos em Instituições sem Fins Lucrativos: Uma Análise da Pastoral da Criança no Brasil Outros Idiomas

ID:
46564
Resumo:
A Pastoral da Criança é uma organização que desenvolve ações básicas de cuidado com a saúde e a educação. Para seu desenvolvimento econômico, a entidade conta com o auxílio financeiro por meio de convênios com o primeiro setor e algumas empresas pertencentes ao segundo setor, meios estes encontrados para auxiliar a população, na geração de mais saúde e educação. Diante disto, este trabalho objetivou analisar aspectos relativos às origens e aplicações dos recursos da Pastoral da Criança no Brasil, a partir do Relatório de Auditoria de 2015. A pesquisa, predominantemente qualitativa e com delineamento do estudo de caso, contou com a aplicação de um questionário com perguntas estruturadas e a realização de um grupo focal. Com os resultados foi possível evidenciar que os recursos financeiros recebidos dos setores público e privado são insuficientes para a realização das atividades mensais, e para que possam manter-se, contam com o auxílio das comunidades onde estão inseridas. A prestação de contas ocorre mensalmente, o que permite o acompanhamento do desenvolvimento das atividades com os voluntários em assistência social, saúde e educação.
Citação ABNT:
SANTOS, C. S. S. D.; PETRY, D. R.; PALUDO, J. C.; MARCO, B. Origem e Aplicação dos Recursos em Instituições sem Fins Lucrativos: Uma Análise da Pastoral da Criança no Brasil . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 57-75, 2017.
Citação APA:
Santos, C. S. S. D., Petry, D. R., Paludo, J. C., & Marco, B. (2017). Origem e Aplicação dos Recursos em Instituições sem Fins Lucrativos: Uma Análise da Pastoral da Criança no Brasil . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(3), 57-75.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/46564/origem-e-aplicacao-dos-recursos-em-instituicoes-sem-fins-lucrativos--uma-analise-da-pastoral-da-crianca-no-brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ARNS, Otília; Zilda Arns: a trajetória da médica missionária. Curitiba-PR: Editora e Livraria do Chain, 2010.

ASCHIDAMINI, Ione Maria; SAUPE, Rosita. Grupo focal-estratégia metodológica qualitativa: um ensaio teórico. Curitiba, 20XX.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis- RJ: Vozes, 2014.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Interpretação Técnica Geral 2002- Entidade sem finalidade de lucros. 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAIR JR, Joseph. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

OLIVEIRA, Alysson André Régis de; LEITE FILHO, Carlos Alberto Pereira; RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. O processo de Construção dos Grupos Focais na Pesquisa Qualitativa e suas Exigências Metodológicas. Rio de Janeiro, 2007.

PACHECO, R. R.; MACAGNAN, C. B.; SEIBERT, R. M. Fatores explicativos do nível de evidenciação de informações de organizações do terceiro setor. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 6, n. 2, p. 72-93, maio/ago., 2016.

PASTORAL DA CRIANÇA. Cálculo para o Apoio Financeiro Mensal. 2016

PASTORAL DA CRIANÇA. Demonstrações Contábeis em 30 de Setembro de 2015 e Relatório dos Auditores Independentes. Curitiba-PR, 2015.

PASTORAL DA CRIANÇA. Estatuto da Pastoral da Criança. Curitiba-PR, 2015

PASTORAL DA CRIANÇA. Missão do coordenador da Pastoral da Criança. Curitiba-PR: CDD 19. ed. 2009.

PASTORAL DA CRIANÇA. Organograma da Pastoral da Criança. Curitiba-PR, 2016.

PASTORAL DA CRIANÇA. Relação da Pastoral da Criança com Igreja e a República Federativa do Brasil. Curitiba-PR, 2016.

PASTORAL DA CRIANÇA. Relatório anual 2015. Curitiba-PR, 2016.

TACHIZAWA, Takeshy. Organizações não governamentais e Terceiro Setor: criação de ONGs e estratégias de atuação. São Paulo: Atlas, 2007.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.