O Efeito do CAPM em Relação ao Retorno das Ações das Empresas Listadas no Novo Mercado do BM&FBovespa Outros Idiomas

ID:
46578
Resumo:
Utilizado amplamente no mercado financeiro e na academia o (Capital asset pricing model, proposto por Sharpe (1964) sempre foi alvo de discussões e se tornou fonte de estudos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar se o CAPM serve como benchmark para capitar o retorno das ações no mercado de capitais brasileiro, já que este mercado é considerado um mercado emergente de volatilidade constante, corrupção e outros fatores que podem impactar no resultado de uma empresa direta ou indiretamente. A amostra contém 96 empresas de capital aberto do novo mercado, cujo modelo estatístico utilizado consistiu na regressão linear múltipla com dados em corte transversal, para o ano de 2010 a 2016. A variável dependente CAPM não contribui significantemente para explicar o retorno das ações. Os resultados que o CAPM tem significância estatística para a variável de interesse beta. O modelo proposto pôde explicar 34,9% da variável CAPM que pode ser justificado pela heterocedasticidade dos dados. Esses resultados ressalta a importância para um investidor de utilizar o CAPM na busca de um custo mínimo para o retorno de seus investimentos.
Citação ABNT:
SILVA, W. A. M.; TRINDADE, J. A. S.; NAGIB, L. R. C.; REINA, D. O Efeito do CAPM em Relação ao Retorno das Ações das Empresas Listadas no Novo Mercado do BM&FBovespa . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 299-313, 2017.
Citação APA:
Silva, W. A. M., Trindade, J. A. S., Nagib, L. R. C., & Reina, D. (2017). O Efeito do CAPM em Relação ao Retorno das Ações das Empresas Listadas no Novo Mercado do BM&FBovespa . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(3), 299-313.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/46578/o-efeito-do-capm-em-relacao-ao-retorno-das-acoes-das-empresas-listadas-no-novo-mercado-do-bm-fbovespa--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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