AMÂNCIO-VIEIRA, S.F.; NEGREIROS, L.F.; MELATTI, G.A.; GIMENEZ, F.A.P. Formação de estratégias em micro e pequenas empresas do comércio de Londrina: uma abordagem sob a perspectiva das configurações. Revista da Micro e Pequena Empresa. v. 7, n. 1. 2013. BAILEY, A.; AVERY, C. Discovering and defining the process of strategy development. In: AMBROSINI, V.; JOHNSON, G.; SCHOLES, K.
(orgs.) Exploring Techniques of Analysis and Evaluation in Strategic Management, Harlow: Prentice-Hall, p. 181-201, 1998.
BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reinaldo. Teoria geral da administração: Gerenciando organizações. São Paulo: Saraiva, 2003.
BERTÉ, E.C.O.P; RODRIGUES, L.C.; ALMEIDA, M.I. A formulação de estratégias para pequenas empresas de base tecnológica. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, v. I, n. 1, p. 116-133, jan./abr. 2008.CARLAND, James W; CARLAND, J. A.; HOY, F.S. An Entrepreneur index: an empirical validation. Frontiers of Entrepreneurship Research. Boston, v. 25, n.3 p. 244-265, Mar. 1992.
CARLAND, James W; CARLAND, J. A.; HOY, F.S. Who is an Entrepreneur? Is a question worth asking? American Journal of Small Business. V. 15, n. 3, p. 33-39, Spring 1998.
CERTO, Samuel; PETER, J. P.; MARCONDES, Reynaldo. Administração Estratégica: Planejamento e implantação de estratégias. São Paulo: Pearson, 2010.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books.1996.
CHÉR, Rogério. A gerência das pequenas e médias empresas: o que saber para administrálas. São Paulo: Maltese,1990.
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
COCHIA, C. B. R.; MACHADO DA SILVA, C. L. Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuários e alimentos. Revista de Administração Contemporânea, v.8, n. especial, 2004.CONANT, J. S.; MOKWA, M. P.; VARADARAJAN, P. R. Strategic types, distinctive marketing competencies and organisational performance: a multiple measures-based study. Strategic Management Journal, v. 11, p. 365-383, 1990.
COOPER, Donald; SCHINDLER, Pamela. Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.
DRUCKER, P. F. Prática da administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 1981.
FECOMERCIO – PR. A Câmara das Mulheres Gestoras e Empreendedoras do Paraná. Curitiba: FECOMERCIO, 2011.
FECOMERCIO – PR. Pesquisa do perfil de empresas do Paraná. Curitiba: FECOMERCIO, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Ed. Atlas, 2002
GOMES, D.T.; MUNIZ, R.M.; DIAS, A.T.; GONÇALVES, C.A. Apresentação do processo de formação da estratégia: um estudo de caso em empresa inovadora. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2012.HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Elsevier, 1995.
HARRISON, Jeffrey S. Administração Estratégica de recursos e relacionamentos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HITT, Michael; IRELAND, Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
INÁCIO JÚNIOR, E.; GIMENEZ, F. A. P. Potencial empreendedor: um instrumento para mensuração. Revista de Negócios, v.9, n.2, abr./jun. 2004.JOHNSON, G.; SCHOLES, K. (orgs) Exploring Techniques of Analysis and Evaluation in Strategic Management. Harlow: Prentice-Hall, 1998
KWASNICKA, Eunice. Introdução à Administração. Rio de Janeiro: Atlas, 1998.
LONGENECKER, Justin G.... [et al.]. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MARCONDES, Reynaldo; BERNARDES, Cyro. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Saraiva, 2003.
MATTAR, F. N. Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2001.
MEGGINSON, Leon C. Administração: conceitos e aplicações. São Paulo: Harbra, 1998.
MEYER, A. D.; TSUI, A. S.; HININGS, C. R. Configurational approaches to organizational analysis. Academy of Management Journal, v. 36, n. 6, p. 1175-1195, 1993.
MILES, R.; SNOW, C. C. Organisational strategy, structure and process. London: Mc Graw – Hill, 1978.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MINTZBERG, Henry; QUINN, James B. O Processo da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MINTZBERG, H. ‘Strategy formation: schools of thought’, in J.W. Fredrickson (ed.), Perspectives on Strategic Management. New York: Harper & Row, pp. 105–235, 1990.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PORTER, Michael E. Quanto menor a empresa mais importante a estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
RUIZ, J. A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1982.
SANTOS, Rubens da Costa. Manual de gestão empresarial . São Paulo: Atlas, 2007.
SEBRAE. Como abrir seu próprio negócio: Manual prático de iniciação empresarial. Brasília: SEBRAE, 1992, p. 2-12.
SOARES, M.L.; TEIXEIRA, O.R.P.;PELISSARI, A.S. Comportamento organizacional: Uma aplicação da tipologia de Miles e Snow no setor hoteleiro de Florianópolis, SC. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, v. 4, n.1, p. 251-267 mai./ago. 2011.STONER, James; FREEMAN, Edward. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 1994.
TAVARES, Mauro C. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2010.
WESTLEY, F. MINTZBEG, H. Visionary leadership and strategic management, Strategic Management Journal, 10 (special issue): 17– 32, 1989.