Título Inglês:
Women’s Behavior of Consuming Digital Technologies
Resumo:
A análise da relação entre comportamento de consumo e sexo tem sido frequente nos estudos em marketing, já que, seja na perspectiva biológica de sexo ou na perspectiva de identidade de gênero, há uma estreita relação entre o consumo de determinado produto ou serviço e o fato de o consumidor ser homem ou mulher. Tendo isso em vista, o presente estudo investigou o comportamento de consumo de tecnologias digitais por mulheres. Adotou-se, para isso, uma estratégia exploratória que incluiu entrevistas em profundidade com 15 mulheres atuantes no mercado de trabalho apresentando idades entre 22 e 30 anos. A análise de conteúdo identificou três perfis de mulheres consumidoras: engajadas, interessadas e desinteressadas. Adicionalmente, a mídia de massa foi apontada como forte fonte de influência sobre o processo de compra, e a internet foi citada como a maior fonte de informações acerca do que se quer comprar. A pesquisa também evidenciou que o interesse de mulheres por tecnologias digitais e o consequente consumo estão crescendo. No entanto, a mulher ainda carece de conhecimentos técnicos e da opinião de outras pessoas para se sentir mais segura em compras relacionadas a essas tecnologias. Os resultados reforçam, assim, a relevância do estudo da relação entre consumo de tecnologias e gênero, seja do ponto de vista do comprador, do decisor ou do influenciador.
Resumo Inglês:
The relationship between consumption behavior and gender has been a common interest in marketing studies. Whether from a biological perspective or from the perspective of gender identity, there is a correlation between the consumption of products or services and the fact that the consumer is a woman or a man. We investigated the consumption behavior of digital technologies by women through an exploratory study with in-depth interviews with 15 working women aged between 22 and 30 years. Content analysis revealed three profiles of female consumers: engaged, interested, and disinterested. Besides, mass media was revealed as an important source of influence on the purchasing process, and the Internet was identified as the main information source about the items to be purchased. Our research also shows that the interest about and the consumption of digital technologies by women are increasing. However, women are still in need of additional technical knowledge and the opinion of other people to feel more secure about purchasing technology. The findings address the relevance of studying the relationship between technology consumption and gender from the perspective of the consumer, the decision maker or the agent that exerts influence on the purchasing process.
Citação ABNT:
LINS, S. L. B.; WEILER, K. L.; PEREIRA, R. C. F.; BECK, C. G. O Comportamento de Consumo de Tecnologias Digitais pelo Público Feminino . Revista de Administração da UFSM, v. 10, n. 6, p. 956-975, 2017.
Citação APA:
Lins, S. L. B., Weiler, K. L., Pereira, R. C. F., & Beck, C. G. (2017). O Comportamento de Consumo de Tecnologias Digitais pelo Público Feminino . Revista de Administração da UFSM, 10(6), 956-975.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/49049/o-comportamento-de-consumo-de-tecnologias-digitais-pelo-publico-feminino-/i/pt-br
Referências:
BACHA, M.; STREHLAU, S.; STREHLAU, V. Marcas de biquíni exportadas: um estudo exploratório com mulheres das classes AB em São Paulo. In: II EMA. Rio de Janeiro: ANPAD, 2006.
BARWISE, T. P.; MEEHAN, S. Exploiting customer dissatisfaction. Marketing Research, London, v. 23, n. 2, p. 12-17, 2011.
BLACKWELL, R.; MINIARD, P.; ENGEL, J. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
COELHO, G. Análise evolutiva do comportamento de compra da mulher brasileira nos últimos trinta anos. Junho, 2006. Monografia (Graduação em Administração)
COMMURI, S.; GENTRY, J. W. Opportunities for family research in marketing. Academy of Marketing Science Review, Ruston, v. 8, p. 1-35, 2000.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Trabalho feminino: séries históricas. Disponível em:
. Acesso em: 28/10/2010
GOVERNO FEDERAL DO BRASIL (Secretaria de Políticas para Mulheres). PNAD 2013 retrata mercado de trabalho e condições de vida no país, Brasília, 2014. Disponível em: http:// www.spm.gov.br/noticias/19-09-pnad-2013retrata-mercado-de-trabalho-e-condicoesde-vida-no-pais. 29/10/2014. Acesso em: 30/10/2015.
GROHMANN, M. Z.; BATTISTELLA, L. F.; VELTER, A. N. Aceitação e adoção de produtos com inovações tecnológicas: O gênero como fator moderador. In: XXXIV ENANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.
IBGE. Mulher de hoje, Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: /10/2010
IBGE. Perfil das mulheres responsáveis pelo domicílio no Brasil, Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 28/10/2010.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD (2012), Brasília, 2012. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/ estatistica/populacao/trabalhoerendimento/ pnad2012/default_sintese.shtm. Acesso em: 08/03/2014.
IDC BRASIL. Estudo da IDC anuncia que foram comercializados cerca de 11 milhões de computadores em 2009, São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2010
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Mulheres e trabalhos: avanços e continuidades, Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 28/10/2010.
KARA, A.; ROJAS-MÉNDEZ, J.; KUCUKEMIROGLU, O.; HARCAR, T. Consumer preferences of store brands: Role of prior experiences and value consciousness. Journal of Targeting, Measurement & Analysis for Marketing, Hants, v. 17, n. 2, p. 127-137, 2009.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 12º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAMB, C.; HAIR, J.; MCDANIEL, C. Princípios de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
LEVY, D. S.; LEE, C. K-C. The influence of family members on housing purchase and decisions. Journal of Property Investment & Finance, Bingley, v. 22, n. 4/5, 320-338, 2004.
LIMA, V.; SANTOS, C. Paradoxo da escolha: o impacto do número de opções na satisfação de maximizadores e satisficers. In: XXXIV ENANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.
LIMEIRA, T. M. Vidigal. Revolução feminina. GV Executivo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2), p. 33-38, 2006.
LINS, S. L. B.; LIMA NUNES, A. V.; LIMA, W. V. Qualidade de serviços: um estudo de caso no setor de carros seminovos. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, v.7, n. 2, p. 1-24, 2009.
MOSS, G.; GUNN, R.; HELLER, J. Some men like it black, some women like it pink: consumer implications of differences in male and female website design. Journal of Consumer Behaviour, Hoboken, v. 5, n. 4, 328-341, 2006.
MOYANO, C.; LENGLER, J.; DOTO, D. A relação entre os valores pessoais, a auto-imagem e o comportamento de consumo das mulheres no Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
MUNDO BIT. Crescimento dos tablets no Brasil foi de 164%. Venda de PCs segue caindo. Disponível em: http://blogs.ne10.uol.com. br/mundobit/2013/06/13/crescimento-dostablets-no-brasil-foi-de-164-venda-de-pcssegue-caindo/#sthash.FPCyROGY.dpuf. 13 de junho de 2013. Acesso em: 30/10/2015.
NUNES, F. Finanças: cresce a participação da mulher na renda familiar. Disponível em: . Acesso em: 28/10/2010.
PARASURAMAN, A.; COLBY, C. Techno-ready marketing: How and why your customers adopt technology. New York: The Free Press, 2001.
PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Indicadores de Desenvolvimento Humano, Brasilia, 2001. PNUD: 2001. Disponível em http://www.pnud.org.br/HDR/ Relatorios-Desenvolvimento-HumanoGlobais.aspx?indiceAccordion=2&li=li_ RDHGlobais#2001. Acesso em 10/03/2014.
PROBST, E. A evolução da mulher no mercado de trabalho. 2004. Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG. Disponível em: . Acesso em: 10/09/2010.
QUEIROZ, M. H. G.; FERREIRA, T. R.; MALTA, L. P.; SANTA-RITA, L. et al. Índice de disposição para tecnologia: uma análise de consumo de produtos e serviços inovadores. Revista de Ciências Administrativas, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 54-65, 2008.
RAU, P.; SAMIEE, S. Models of consumer behavior: The state of the art. Academy of Marketing Science, Ruston, v. 9, n. 3, 300-316, 1981.
SAAD, G.; GILL, T. An evolutionary psychology perspective on gift giving among young adults. Psychology & Marketing, Hoboken, v. 20, n. 9, 765-784, 2003.
SANTA-RITA, L. et al. Perfil do consumidor de produtos e serviços tecnológicos baseados na abordagem da Technology Readiness Index (TRI). In: IV Simpósio de Excelência em gestão e Tecnologia, Resende, RJ, 2007.
SAUERBRONN, J.; BARROS, D. Mulheres emocionadas perspectivas sociais dos antecedentes emocionais e a construção de significados e valores de consumo femininos de esporte. In: XXIX ENANPAD. Brasília: ANPAD, 2005.
SAUERBRONN, J. Mulheres são diferentes (entre si!) um estudo sobre valores de consumo femininos no esporte. In: XXVII ENANPAD. Atibaia: ANPAD, 2003.
SCHNEIDER, H. Diferenças entre homens e mulheres no uso e na percepção de valor da Internet. Agosto, 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS – Rio Grande do Sul.
SMITH, R; WRIGHT, W. Determinants of customer loyalty and financial performance. Journal of Management Accounting Research, v. 16, n. 1, p. 183-205, 2004.
SOLOMON, M R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7º ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
SOUZA, R. Adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia pelo consumidor: uma avaliação da aplicabilidade de Technology Readiness Index no contexto brasileiro. Agosto, 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS – Rio Grande do Sul.
TRAINOR, K. Relating social media technologies to performance: A capabilities-based perspective. Journal of Personal Selling & Sales Management, East Lansing, v. 32, n. 3, 317-331, 2012.
VERGARA, S. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 8º ed. São Paulo: Atlas, 2007.