Título Inglês:
Look at you now! The retail marketing mix changing in Itajaí Vallery region/SC malls during their existence
Resumo:
O crescimento do número de shopping centers no Brasil e o bom desempenho do varejo nos últimos meses demonstram a participação no mercado deste segmento e estimula o surgimento de pesquisas a respeito do tema. Para avaliar as mudanças do composto mercadológico do varejo de shoppings da região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sendo que participaram da investigação dois dos três estabelecimentos existentes na localidade citada, escolhidos pelo tempo de existência. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de se obter maior complexidade nas respostas e devido ao número reduzido da amostra existente. Para a análise das informações coletadas, usou-se a categorização simples, comparando-se os dados entre si e com a teoria estudada, para possibilitar a visualização das diferenças do mix de varejo entre os shoppings, com o passar do tempo e literatura sobre o tema. Percebeu-se, nos resultados, que o shopping localizado em Itajaí trabalha seu composto de varejo de modo similar desde a sua inauguração. Já o estabelecimento de Balneário Camboriú adaptou algumas de suas ações com o intuito de captar mais clientes e se preparar contra a concorrência. No final do trabalho, são expostas as limitações da pesquisa e sugestões para trabalhos futuros.
Resumo Inglês:
The growth of Brazilian malls and the good performance of retail in the last months demonstrates the participation in the market of this segment and stimulates research regarding the subject. To evaluate the changes of the retail marketing mix of malls in the Itajaí Valley, in Santa Catarina, interviews have been done, and two of the three existing establishments in the localtions participated of the inquiry, chosen for the existing time. The qualitative strategy was used with the intention of getting greater complexity in the answers and due to the reduced number of the existing population. For the analysis of the collected information, it was used simple interpretation, comparing the data between the two analyzed malls and with the studied theory to visualize the differences of retail marketing mix between them. It was noticed, in the results, that the mall located in the city of Itajaí works its retail mix similar to when its opening. Yet the establishment in Balenário Camboriú adapted some of its actions intending to get more customers and to prepare itself against the competition. In the end of the paper the limitations and suggestions for future research are presented.
Citação ABNT:
SILVEIRA, R. B.; SINEM, M. Quem te viu, quem te vê: as mudanças do composto mercadológico do varejo de shopping centers da região do Vale do Itajaí/SC durante a sua existência. Revista de Administração da UFSM, v. 2, n. 2, art. 4, p. 214-234, 2009.
Citação APA:
Silveira, R. B., & Sinem, M. (2009). Quem te viu, quem te vê: as mudanças do composto mercadológico do varejo de shopping centers da região do Vale do Itajaí/SC durante a sua existência. Revista de Administração da UFSM, 2(2), 214-234.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/5102/quem-te-viu--quem-te-ve--as-mudancas-do-composto-mercadologico-do-varejo-de-shopping-centers-da-regiao-do-vale-do-itajai-sc-durante-a-sua-existencia/i/pt-br