Título Inglês:
Back to basics: understanding the research paradigms and their application in management research
Resumo:
O artigo aborda os diferentes paradigmas que devem guiar a escolha de estratégias de pesquisa na área de Administração, discutindo as principais características de dois desses paradigmas: o positivismo (fortemente relacionado a pesquisas de natureza quantitativa), e o interpretativismo (fortemente relacionado a pesquisas de natureza qualitativa). A compreensão desses paradigmas é fundamental para a escolha de uma estratégia adequada de pesquisa;o artigo pretende contribuir para esse entendimento por meio de uma discussão objetiva e didática, visando a auxiliar, principalmente, aqueles que iniciam a atividade de pesquisa acadêmica em Administração.
Resumo Inglês:
This article approaches the different paradigms which are supposed to guide the choice of research strategies in the Management area, focusing on the main features of two out of these paradigms: the positivism (strongly associated with quantitative research) and the interpretativism (strongly associated with qualitative research). The understanding of these paradigms is essential for choosing an adequate research strategy; therefore the article aims at contributing for its comprehension through a straightforward, didactic discussion, aiming at specially supporting the beginners in management research.
Citação ABNT:
SACCOL, A. Z.Um retorno ao básico: compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em Administração. Revista de Administração da UFSM, v. 2, n. 2, art. 6, p. 250-269, 2009.
Citação APA:
Saccol, A. Z.(2009). Um retorno ao básico: compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em Administração. Revista de Administração da UFSM, 2(2), 250-269.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/5104/um-retorno-ao-basico--compreendendo-os-paradigmas-de-pesquisa-e-sua-aplicacao-na-pesquisa-em-administracao/i/pt-br