Uma Análise da Relação entre Valores Pessoais e Satisfação com o Trabalho

ID:
52833
Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre os valores pessoais e a satisfação com o trabalho. Para isso, foi feita uma regressão linear múltipla, cujas variáveis independentes foram valores pessoais e a variável dependente a satisfação com o trabalho. Os dados para este ensaio foram coletados a partir da base de dados European Social Survey com uma amostra válida de 820 indivíduos portugueses, quem participaram de um inquérito social o qual é aplicado anualmente em 20 países europeus aproximadamente. Das 4 hipóteses formuladas no estudo, 3 foram rejeitadas, revelando que os valores pessoais de autotranscedência e conservação não possuem relação positiva com a satisfação com o trabalho, assim como o valor de autopromoção não possui uma relação negativa e significante, como sugerido. O valor de abertura à mudança, entretanto, apresentou uma relação negativa e significante ao nível de 5%, porém fraca. Os resultados sugeriram que os valores pessoais não possuíram poder explicativo relevante, sobre a satisfação com o trabalho, na presente amostra. Portanto, sugere-se a inclusão de outras variáveis no modelo para fornecer melhor contribuição com a literatura sobre o tema, assim como para gestores os quais considerem relevante a satisfação do funcionário com o seu trabalho.
Citação ABNT:
BORELL, D. A. V.; CAMFIELD, C. E. R.; RODRIGUES, R. G. Uma Análise da Relação entre Valores Pessoais e Satisfação com o Trabalho. Revista de Administração da UFSM, v. 11, n. 5, p. 1240-1256, 2018.
Citação APA:
Borell, D. A. V., Camfield, C. E. R., & Rodrigues, R. G. (2018). Uma Análise da Relação entre Valores Pessoais e Satisfação com o Trabalho. Revista de Administração da UFSM, 11(5), 1240-1256.
DOI:
10.5902/ 19834659 16992
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/52833/uma-analise-da-relacao-entre-valores-pessoais-e-satisfacao-com-o-trabalho/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ARTHUR P. BRIEF. Attitudes in and around organizations. Sage, 1998.

BARREIROS PORTO, Juliana; TAMAYO, Alvaro. Estrutura dos Valores Pessoais: A Relação entre Valores Gerais e Laborais. Psicologia. Teoria e pesquisa, v. 23, n. 1, p. 63-70, 2007.

BEGLEY, Thomas M.; CZAJKA, Joseph M. Panel analysis of the moderating effects of commitment on job satisfaction, intent to quit, and health following organizational change. Journal of Applied psychology, v. 78, n. 4, p. 552, 1993.

BERALDO, Deobel Garcia Ramos; BERGAMINI, Cecília Whitaker. Avaliação de desempenho humano na empresa. 1988.

BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Revista Produção, v. 16, n. 2, p. 258-273, 2006.

BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Revista Produção, v. 16, n. 2, p. 258-273, 2006.

BOAS, Luiz Henrique de Barros Vilas; DE SOUZA SETTE, Ricardo; DE BRITO, Mozar Jose. Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: uma aplicação da teoria da cadeia de meios e fins. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 8, n. 1, p. 25-39, 2006.

CASTRO SOLANO, Alejandro; NADER, Martín. La evaluación de los valores humanos con el Portrait Values Questionnaire de Schwartz.Interdisciplinaria, v. 23, n. 2, p. 155-174, 2006.

CHRYSSOHOIDIS, George; KRYSTALLIS, Athanasios. Consumers’ willingness to pay for organic food: Factors that affect it and variation per organic product type. British Food Journal, v. 107, n. 5, p. 320-343, 2005.

DAEHLEN, Marianne. Job values, gender and profession: A comparative study of the transition from school to work. Journal of Education and Work, v. 20, n. 2, p. 107-121, 2007.

EALIAS, Abi; GEORGE, Jijo. Emotional intelligence and job satisfaction: a correlational study. Research Journal of Commerce and Behavioral Science, v. 1, n. 4, 2012.

ELOVAINIO, Marko et al. Organizational and individual factors affecting mental health and job satisfaction: a multilevel analysis of job control and personality. Journal of occupational health psychology, v. 5, n. 2, p. 269, 2000.

ESTER, Peter; HALMAN, Loek; DE MOOR, Ruud. Value shift in Western societies. The individualizing society: Value change in Europe and North America, p. 1-20, 1993.

FRASER, TM. Human stress, work and job satisfaction: A critical approach. In: Occupational Safety and Health Series, v. 50, p. 13-16, 1984.

FRASER, T. M. Work, fatigue, and ergonomics. In: INTRODUCTION to industrial ergonomics: a textbook for students and managers (online). Toronto: Wall and Emerson, 1996. Available from: http://www. wallbooks.com/source/fraser.htm. Access in: 2015 jan 10.

GEORGE, Jennifer M.; JONES, Gareth R. Understanding and managing organizational behavior. (2nd ed.), Reading, MA: Addison-Wesley, 1999.

GRUNERT, Suzanne C.; JUHL, Hans Jørn. Values, environmental attitudes, and buying of organic foods. Journal of economic psychology, v. 16, n. 1, p. 39-62, 1995.

HACKMAN, J.R.; OLDMAN, G. R. Work Redesign. Reading, MA: Addison Wesley, (1980).

HARRIS, Ruth Beall. Reviewing nursing stress according to a proposed coping-adaption framework. Advances in Nursing Science, v. 11, n. 2, p. 12-28, 1989.

HASNAH HASSAN, Siti. Managing conflicting values in functional food consumption: the Malaysian experience. British Food Journal, v. 113, n. 8, p. 1045-1059, 2011.

HENNE, Douglas; LOCKE, Edwin A. Job dissatisfaction: what are the consequences?. International Journal of Psychology, v. 20, n. 2, p. 221-240, 1985.

HERZBERG, Frederick I. Work and the nature of man. 1966.

HOPPOCK, R. A satisfação no trabalho. New York: Harper & Irmão, 1935.

KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizaçöes: o homem rumo ao século XXI. In: Comportamento humano nas organizaçöes: o homem rumo ao século XXI. Atlas, 1995.

KIM, Uichol Ed et al. Individualism and collectivism: Theory, method, and applications. Sage Publications, Inc, 1994.

KLUCKHOHN, Clyde. Values and value-orientations in the theory of action: An exploration in definition and classification. 1951.

LOCKE, Edwin A. The nature and causes of job satisfaction. Handbook of industrial and organizational psychology, v. 1, p. 1297-1343, 1976.

Marôco, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics. 6. ed. Pêro Pinheiro: 2014.

MARQUEZE, Elaine Cristina; DE CASTRO MORENO, Claudia Roberta. Satisfação no trabalho–uma breve revisão1 Job satisfaction–a short review.Política Editorial, v. 5409, n. 112, p. 69-79, 2005.

O’DRISCOLL, Michael P.; BEEHR, Terry A. Moderating effects of perceived control and need for clarity on the relationship between role stressors and employee affective reactions. The Journal of social psychology, v. 140, n. 2, p. 151-159, 2000.

PORTER, Lyman W. et al. Organizational commitment, job satisfaction, and turnover among psychiatric technicians. Journal of applied psychology, v. 59, n. 5, p. 603, 1974.

REGO, Arménio. Percepções de justiça: estudos de dimensionalização com professores do ensino superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 119-131, 2001.

ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

ROKEACH, Milton et al. The nature of human values. New York: Free press, 1973.

ROKEACH, Milton. Part I. Value systems in religion. Review of Religious Research, p. 3-23, 1969.

ROUND, E. S. S. 6: European Social Survey Round 6 Data (2012). Data file edition, v. 1.

ROZNOWSKI, Mary; HULIN, Charles. The scientific merit of valid measures of general constructs with special reference to job satisfaction and job withdrawal. Job satisfaction: How people feel about their jobs and how it affects their performance, p. 123-163, 1992.

SCHERMERHORN JR, John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de comportamento organizacional. Bookman, 1999.

SCHWARTZ, Shalom H. A theory of cultural value orientations: Explication and applications. Comparative sociology, v. 5, n. 2, p. 137-182, 2006.

SCHWARTZ, Shalom H. Basic values: How they motivate and inhibit prosocial behavior. Prosocial motives, emotions, and behavior: The better angels of our nature, v. 14, p. 221-241, 2010.

SCHWARTZ, Shalom H. Beyond individualism/collectivism: New cultural dimensions of values. Sage Publications, Inc, 1994.

SCHWARTZ, Shalom H.; BILSKY, Wolfgang. Toward a theory of the universal content and structure of values: Extensions and cross-cultural replications. Journal of personality and social psychology, v. 58, n. 5, p. 878, 1990.

SCHWARTZ, Shalom H. Universals in the content and structure of values: Theoretical advances and empirical tests in 20 countries. Advances in experimental social psychology, v. 25, n. 1, p. 1-65, 1992.

SCHWARTZ, Shalom H. Valores humanos básicos: seu contexto e estrutura intercultural. Valores e comportamento nas organizações, v. 1, p. 21-55, 2005.

SEAL, Frank E.; KNIGHT, Patrick A. Industrial/organizational psychology: Science and practice. Thomson Brooks/Cole Publishing Co, 1988.

SELTZER, Richard; ALONE, Sucrre; HOWARD, Gwendolyn. Police satisfaction with their jobs: Arresting officers in the District of Columbia.Police Stud.: Int’l Rev. Police Dev., v. 19, p. 25, 1996.

SOARES, Cátia; AFONSO, Rosa Marina. Valores associados ao trabalho: Um estudo com a população residente na Covilhã. Análise Psicológica, v. 32, n. 1, p. 91-103, 2014.

SPECTOR, Paul E. Job satisfaction: Application, assessment, causes, and consequences. Sage publications, 1997.

SUAR, Damodar; TEWARI, Hare R.; CHATURBEDI, Kostubh R. Subordinates’ perception of leadership styles and their work behaviour.Psychology & Developing Societies, v. 18, n. 1, p. 95114, 2006.

TABACHNICK, Barbara G.; FIDELL, Linda S. SAS for Windows Workbook for Tabachnick and Fidell Using Multivariate Statistics. Allyn and Bacon, 2001.

TAMAYO, Alvaro. Prioridades axiológicas, atividade física e estresse ocupacional. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. 3, p. 127-147, 2001.

VERPLANKEN, Bas; HOLLAND, Rob W. Motivated decision making: effects of activation and selfcentrality of values on choices and behavior. Journal of personality and social psychology, v. 82, n. 3, p. 434, 2002.

VROOM, V. H.. Work and Motivation. New York, NY: John Wiley & Sons, 1964.

WRIGHT, Thomas A.; CROPANZANO, Russell. Psychological well-being and job satisfaction as predictors of job performance. Journal of occupational health psychology, v. 5, n. 1, p. 84, 2000.

ZALEWSKA, Anna M. Job satisfaction and importance of work aspects related to predominant values and reactivity. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics, v. 5, n. 4, p. 485-511, 1999.