Entre The Fame e Joanne: Paralelos da Carreira de Lady Gaga com Estratégias de Negócio em Ambientes Competitivos Outros Idiomas

ID:
53994
Resumo:
Em 2018, a cantora norte-americana Lady Gaga comemora uma década do lançamento de seu primeiro álbum de música pop, The Fame. Há dez anos, o mundo via surgir uma das cantoras mais bemsucedidas e premiadas da nova geração, capaz de bater recordes na disputada indústria fonográfica. Como todo produto tem seu ciclo de vida, a música de Lady Gaga chegou ao seu declínio, mas a cantora soube reagir e manter sua marca competitiva. Nos altos e baixos do mercado, Lady Gaga proporciona uma analogia forte de mudanças de produtos, amalgamando-se para revitalizar seu setor, articulando capacidades internas, reposicionando-se; uma imagem do desafio que muitas empresas enfrentam em reinventar-se. Assim, a partir dessa análise histórica em que a organização é encarada como uma persona, este estudo de caso reflete sobre as estratégias de sobrevivência em um ambiente de mudanças rápidas e que exige, ao mesmo tempo, identidade e adaptação constante. A abordagem é qualitativa e de natureza descritiva, fundamentada em casos reais do mundo corporativo que funcionam como paralelos ao storytelling criado a partir do caso Gaga. Como resultado, é apresentado um modelo conceitual sobre a estratégia de negócio em ambientes competitivos, que agrega diferentes escolas de pensamento da estratégia organizacional e que poderá ser verificado em pesquisas futuras.
Citação ABNT:
SIMÕES, I. B.; GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES, M. A.; SILVA, S. C. D.; MELO, E. S. Between The Fame and Joanne: Parallels of Lady Gaga’s Career with Business Strategies in Competitive Environments . Revista de Administração da UFSM, v. 12, n. 2, p. 384-401, 2019.
Citação APA:
Simões, I. B., Gonçalves, C. A., Gonçalves, M. A., Silva, S. C. D., & Melo, E. S. (2019). Between The Fame and Joanne: Parallels of Lady Gaga’s Career with Business Strategies in Competitive Environments . Revista de Administração da UFSM, 12(2), 384-401.
DOI:
10.5902/19834659 37480
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/53994/entre-the-fame-e-joanne--paralelos-da-carreira-de-lady-gaga-com-estrategias-de-negocio-em-ambientes-competitivos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
ALLAN, B. Lady Gaga’s joanne world tour final numbers: $95 million earned & 842,000 tickets sold. Billboard, 15 fev. 2018. .

ANDERSON, J.; RECKHENRICH, J.; KUPP, M. Lady Gaga: born this way? Antwerp Management School. 2011. .

ANSOFF, H. I. Corporate strategy. Harmondsworth: Penguin, 1965.

BARBOSA, L. O que podemos aprender sobre reposicionamento de marca com Lady Gaga. Blog Stalo, 13 de set. 2017. .

BELANCIANO, V. Ascensão e queda de Lady Gaga. Público, 24 out. 2016. . Acesso em: 04 mai. 2016.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENTO, E. Há dez anos, Lady Gaga iniciava uma revolução na música pop. Diário de Pernambuco, 09 abr. 2018. . Acesso em: 04 mai. 2018.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Codex: Porto, 1994.

BOJE, D. M. Organizations as Storytelling Networks: a study of story performance in an officesupply firm. Administrative Science Quarterly, v. 36, p. 106-126, 1991.

BORNELI, J. O que podemos aprender com a venda da yahoo! StartSe, 25 jul. 2016. . Acesso em: 02 mai. 2016.

BULOW, J. An economic theory of planned obsolescence. The Quarterly Journal of Economics, v. 101, n. 4, p. 729-749, nov. 1986.

CARDOSO, C. F.; BRIGNOLI, H. P. Os métodos da história: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e social. São José: Universidad de Costa Rica, 1975

CARTER, M. A study of Lady Gaga’s brand, branding techniques, and their application to other brands. 2010. Honors Projects. 54. . Acesso em: 28 abr. 2010.

CARVALHO, L. Microsoft prepara celular diferente de tudo o que existe hoje. Olhar Digital, 03 mai. 2017. .

CHURCHILL, G. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Editora Saraiva, 2000.

CIO. Microsoft se reorganiza e prioriza inteligência artificial na nuvem. 29 mar. 2018. .

COHAN, P. How Steve Jobs got att to share revenue. Forbes, 16 ago. 2013. .

CRESCITELLI, E.; FIGUEIREDO, J. B. Brand equity evolution: a system dynamics model. Brazilian Administration Review, v. 6, n. 2, p. 101-117, 2009.

CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DOLAN, J. Tony Bennett, Lady Gaga: cheek to cheek. RollingStone. 23 set. 2014. .

DOMINGUEZ, S. Valor percebido como elemento estratégico para obter a lealdade dos clientes. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 7, n. 04, 2000.

DOORASAMY, M. Product portfolio management: an important business strategy. Foundations of Management. v. 7, n. 1, p. 29-36, 2015.

EBHARDT, T.; LEPIDO, D. Fiat dá adeus à itália e fusão marca o fim de uma era. Exame, 01 ago. 2014. .

ELGAN, M. The coming war over the iPhone. PCWorld, 21 jun. 2007. .

EXAME. Executivos poderiam aprender com Lady Gaga. EXAME, 01 nov. 2011. . Acesso em: 27 abr. 2018.

FISCHER, E. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

GERAQUE, E. Em 50 anos, super bowl passou de um simples jogo a evento milionário. Folha de São Paulo, 01 fev. 2018. . Acesso em: 04 mai. 2018.

GILL, A. Lady Gaga, artpop – it’s hard not to feel underwhelmed. Independent. 2013. . Acesso em: 03 mai. 2018.

GILL, M. S.; DAWRA, J. Evaluating aaker´s sources of brand equity and the mediating of brand image. Journal of Targeting, Measurement and Analysis for Marketing, v. 18, n. 3/4, p. 189-198, sept. 2010.

GOLDMAN, L. Estrutura social y consciencia colectiva de las estructuras. In: LABROUSSE et al lii. Las estructuras y los hombres. Barcelona: Edicion es Ariel, 1969, p.104-113.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. May-June, 1990. . Acesso em: 13 abr. 2018.

HARDING, C. Lady Gaga: the billboard cover story. Billboard, 08 jul. 2009. . Acesso em: 20 abr. 2017.

HARRIS, C. Lady Gaga brings her artistic vision of pop music to new album – and a new kids song. MTV, 06 set. 2008. . Acesso em: 30 abr. 2008.

HSM. Lady Gaga - pequenos monstros, grandes recompensas. HSM Publishing, 14 fev. 2016. .

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Person, 2012.

MCINTYRE, H. Lady Gaga, Miley & Kesha: top 40 pop has gone acoustic, but is it going well? Forbes, 16 ago. 2017. . Acesso em: 03 mai. 2017.

MCNISH, J.; SILCOFF, S. Losing the signal: the untold story behind the extraordinary rise and spectacular fall of blackberry. New York: Flatiron Books, 2015.

MCWILLIAMS, J. Coca-cola mantém terceiro lugar no top 10 das marcas mais valiosas do mundo. Coca-Cola Brasil, 6 out. 2016. . Acesso em: 06 mai. 2016.

MESSITTE, N. Artpop goes the weasel: three glimpses into the deflation of a superstar. Forbes, 13 dez. 2013. . Acesso em: 05 mai. 2013.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2009.

PADRÃO, M.; RIBEIRO, G. F. Há 10 anos, lançamento do primeiro iPhone iniciava revolução no mundo. UOL, 09 jan. 2017. . Acesso em: 09 mai. 2017.

PARTRIDGE, K. Tony Bennett and Lady Gaga’s cheek to cheek’: track-by-track album review. Billboard, 22 set. 2014. . Acesso em: 07 mai. 2014.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 12. ed. Elsevier, 1985.

REICH, H. Tony Bennett on Lady Gaga, and his dreams for his 90th birthday. Chicago Tribune, 4 ago. 2014. . Acesso em: 28 abr. 2014.

ROBBINS, R. Oscar Wilde. London and New York: Continuum International Publishing Group. 2011. . Acesso em: 03 mai. 2011.

ROLLING STONE. Lady Gaga to debut joanne songs on dive bar mini-tour. ROLLING STONE, 02 out. 2016. .

SAHLINS, M. História e cultura: apologias a tucídides. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. . Acesso em: 26 abr. 2006.

SARMENTO, C. Lady Gaga volta moça de família em joanne, disco reflexivo e emocional. O Globo, 16 out. 2016. .

SCHULTZ, D. E. Getting to the heart of the brand. Journal of Marketing Management, v. 10, n. 3, p. 8–9, sept./oct. 2001.

SOUZA, L. De fortuna a trocados: uma triste história do yahoo. Gazeta do Povo, 25 mai. 2017. .

SUMARES, G. Como o yahoo perdeu quase 100% de seu valor de mercado em 16 anos. Olhar Digital, 25 jul. 2016. .

SUMARES, G. Yahoo é vendido por US$ 4,5 bilhões e CEO pede demissão. Olhar Digital, 14 jun. 2017. .

SWAP, W.; LEONARD, D.; SHIELDS, M.; ABRAMS, L. Using Mentoring and Storytelling to Transfer Knowledge in the Workplace. Journal of Management Information Systems, v. 18, n. 1, p. 95-114, 2001.

TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, 1997.

WEIR, A. Gartner: windows phone market share collapses to 0.7% worldwide; android rises to 84.1%. Neowin. 20 mai. 2016. . Acesso em: 02 mai. 2016.

WHARTON. Balckberry não acreditava que iphone poderia ameaçar seu reinado nos smartphones. Canaltech, 25 mai. 2015. . Acesso em: 27 abr. 2015.

WOOD, M. Lady Gaga, Tony Bennet a bad-dream team on cheek to cheek.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZAMBELO, J. Com artpop, Lady Gaga se aproxima da arte, mas só no discurso. Veja, 10 nov. 2013. . Acesso em: 07 mai. 2013.