Modelo Descritivo de Atuação Sustentável para o Desenvolvimento de Inovações Sociais Outros Idiomas

ID:
63168
Resumo:
Finalidade: A concepção da inovação social como um processo aberto, colaborativo e gerador de transfor mação da sociedade reforça a necessidade da ampliação de parcerias e da legitimação dos negócios que promovem impacto e mudança social. Considerando esse contexto, buscou-se responder à seguinte ques tão de pesquisa: Como a atuação dos negócios sociais pode potencializar o desenvolvimento de inovações sociais? Desenho / metodologia / abordagem: Para tanto, foram adotados: a abordagem indutiva, fundamentada em dados empíricos (Grounded Theory), a partir do paradigma qualitativo, em uma investigação de 24 ne gócios sociais; e o software Atlas.ti, para a organização e a recuperação dos dados. Constatações: A agregação dos resultados possibilitou a elaboração de um modelo descritivo, de atuação sustentável, para o desenvolvimento de inovações em negócios sociais, a partir das seguintes proposições: (a) atuação sustentável tanto nos processos quanto na inovação social propriamente dita; (b) prevalência de um contexto cooperativo para resolver questões sociais; (c) governança profissionalizada, como condi cionante causal à geração de inovações sociais; (d) desenvolvimento de ações de interesse público como condicionante interveniente à geração de inovações sociais; (e) avaliação técnica e científica do impacto social, como estratégia de mensuração dos resultados das inovações geradas; e (f) expansão do impacto social, como consequência da atuação autoescalável dos negócios sociais. Originalidade / valor: Foi proposto um modelo descritivo de atuação sustentável para o desenvolvimento de inovações sociais em negócios sociais.
Citação ABNT:
COSTA, P. R.; ITELVINO, L. S.; MONKEN, S. F. Descriptive Model Of Sustainable Acting For Social Innovation Development. Revista de Administração da UFSM, v. 14, n. 2, p. 241-262, 2021.
Citação APA:
Costa, P. R., Itelvino, L. S., & Monken, S. F. (2021). Descriptive Model Of Sustainable Acting For Social Innovation Development. Revista de Administração da UFSM, 14(2), 241-262.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465934314
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/63168/modelo-descritivo-de-atuacao-sustentavel-para-o-desenvolvimento-de-inovacoes-sociais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
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