O movimento B corp, vantagens e desafios: as percepções das empresas brasileiras certificadas Outros Idiomas

ID:
69195
Resumo:
Objetivo: O presente artigo teve como objetivo verificar as práticas socioambientais realizadas pelas B Corps, bem como as vantagens e desafios enfrentados pelo movimento. Desenho/metodologia/abordagem: A pesquisa é descritiva e qualitativa, realizada por meio de estudos de casos múltiplos com 11 empresas brasileiras certificadas pelo B Lab. As fontes de coletas de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os proprietários, gestores ou funcionários que estivessem ativamente engajados com as causas de sustentabilidade na empresa, além do uso de documentos. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Os principais resultados mostraram que as B Corps atuam com a resolução de problemas sociais e / ou ambientais, mesmo que sua atividade fim não seja com esta finalidade. Entre as vantagens em fazer parte do movimento está a força de atuar em um grupo com o mesmo propósito, em busca de transformação do mercado capitalista, além do reconhecimento de suas práticas. Os desafios na busca da certificação estão relacionados à formalização de práticas, considerando que são empresas de pequeno porte, em maioria. Assim como a necessidade de maior divulgação do movimento. Originalidade/valor: O estudo contribui tanto para o avanço na literatura referente à compreensão do movimento B Corp quanto para a evolução do conceito de organizações híbridas. Como contribuições empíricas, a pesquisa serve de base para pessoas e empresas que buscam amenizar problemas sociais e ambientais através de suas práticas e atividades profissionais.
Citação ABNT:
WECKER, A. C.; FROEHLICH, C. The B corp movement, advantages, and challenges: the perception of certified brazilian companies. Revista de Administração da UFSM, v. 15, n. 4, p. 596-614, 2022.
Citação APA:
Wecker, A. C., & Froehlich, C. (2022). The B corp movement, advantages, and challenges: the perception of certified brazilian companies. Revista de Administração da UFSM, 15(4), 596-614.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465969844
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/69195/o-movimento-b-corp--vantagens-e-desafios--as-percepcoes-das-empresas-brasileiras-certificadas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
Abramovay, R., Gatica, S., Correa, M. E., & Van Hoof, B. (2013). Nuevas empresas, nuevas economías: Las Empresas B en Sur América. Santiago, Chile: Fondo Multilateral de Inversiones (FOMIN).

Alexius, S., & Furusten, S. (2019). Managing Hybrid Organizations. Springer: Cham, Switzerland. London: Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-319-95486-8

Alter, K. (2007). Social Enterprise Typology. United States: Virtue Ventures LLC, 12 (1), 1–124.

Avila, L., Amorim, M. (2021). Organisational identity of social enterprises: A taxonomic approach. VOLUNTAS: International Journal of Voluntary and Non-profit Organizations, 32 (1), 13-27. https://doi.org/10.1007/s11266-020-00264-z

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Battilana, J. (2018). Cracking the organizational challenge of pursuing joint social and financial goals: Social enterprise as a laboratory to understand hybrid organizing. M@n@gement, 21(4), 1278-1305. https://doi.org/10.3917/mana.214.1278

Battilana, J., Besharov, M. L., & Mitzinneck, B. C. (2017). On hybrids and hybrid organizing: A review and roadmap for future research. In Greenwood, R., Oliver, C., Lawrence, T. B., & Meyer, R. E. (Eds.), The SAGE Handbook of Organizational Institutionalism (2 ed., pp. 133-169). New York: SAGE Publishing. http://dx.doi.org/10.4135/9781446280669.n6

Battilana, J., & Dorado, S. (2010). Building sustainable hybrid organizations: The case of commercial microfinance organizations. Academy of management Journal, 53 (6), 1419-1440. https://doi.org/10.5465/amj.2010.57318391

Battilana, J., Lee, M., Walker, J., & Dorsey, C. (2012). In search of the hybrid ideal. Stanford Social Innovation Review, 10 (3), 51-55. https://doi.org/10.7916/D8WD497M

Bauer, J., & Umlas, E. (2017). Making corporations responsible: The parallel tracks of the B Corp movement and the business and human rights movement. Business and Society Review, 122(3), 285-325. https://doi:10.2139/ssrn.2650136

Bianchi, C., Reyes, V., & Devenin, V. (2020). Consumer motivations to purchase from benefit corporations (B Corps). Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27(3), 1445-1453. https://doi.org/10.1002/csr.1897

Billis, D. (2010). Towards of a Theory of Hybrid Organizations. In Billis, D. (Ed.), Hybrid Organizations and Third Sector: Challenges for Practice, Theory and Policy (pp. 46-49). Basingstoke, Hampshire, UK: Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-0-230-36439-43

B Lab (2021a). What is the difference between a B Corp and a social enterprise? Recuperado de:https://bcorporation.uk/faq-item/what-difference-between-b-corp-and-social-enterprise.

B Lab (2021). B-lab e Certificação B. Recuperado de: https://bcorporation.net/.

Boyd, B., Henning, N., Reyna, E., Wang, D., Welch, M., & Hoffman, A. J. (2017). Hybrid Organizations: New Business Models for Environmental Leadership. Routledge: New York, NY, USA. https://doi.org/10.4324/9781351279246

Buccino, G., & Mele, S. (2019). The hybrid organizations: a systematic literature review, European University Network on Entrepreunership. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.22482.17604

Buscaroli, G. (2020). Benefit Corporation A Sustainable Business Model for the Creation of Shared Value (Dissertação de mestrado). Università Ca’Foscari Venezia, Veneza, Itália.

Câmara, R. H. (2013). Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6(2), 179-191.

Carvalho, B., Wiek, A., & Ness, B. (2022). Can B Corp certification anchor sustainability in SMEs?. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 29(1), 293-304. https://doi:10.1002/csr.2192

Chauhan, Y. & O’Neill, H. M. (2020). Strategic Advantages through Social Responsiveness: The Case of Certified B-Corps. Available at SSRN 3627399. https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3627399

Cheverton, J. (2007). Holding Our Own: Value and Performance in Non-profit Organisations. Australian Journal of Social Issues, 42(3), 427-436, 286. https://doi.org/10.1002/j.1839-4655.2007.tb00068.x

Comini, G., Fidelholic, M., & Rodrigues, J. (2014). Empresas B: Princípios e desafios do Movimento B Corp. In XVII SemeAd, São Paulo -SP.

Correa, M. E. (2021). Sistema B e as Empresas B na América Latina: Um movimento social que muda o sentido do sucesso empresarial. CAF, Colômbia.

Diez-Busto, E., Sanchez-Ruiz, L., & Fernandez-Laviada, A. (2021). The B Corp Movement: A Systematic Literature Review. Sustainability, 13(5). https://doi.org/10.3390/su13052508

Doherty, B., Haugh, H., & Lyon, F. (2014). Social enterprises as hybrid organizations: A review and research agenda. International Journal of Management Reviews, 16(4), 417-436.

Ebrahim, A., Battilana, J., & Mair, J. (2014). The governance of social enterprises: Mission drift and accountability challenges in hybrid organizations. Research in Organizational Behavior, 34, 81-100.

Esposito, P., Brescia, V., Fantauzzi, C., & Frondizi, R. (2021). Understanding Social Impact and Value Creation in Hybrid Organizations: The Case of Italian Civil Service. Sustainability, 13(7), 4058. https://doi.org/10.3390/su13074058

Friedman, M. (1970, September 13). The social responsibility of business is to increase its profits. In: Zimmerli W.C., Holzinger M., Richter K. (eds) Corporate Ethics and Corporate Governance. Springer, Berlin, Heidelberg. New York Times Magazine, 32-33. https://doi.org/10.1007/978-3-540-70818-6_14

Gessner, E. (2018). Ferramenta de avaliação da sustentabilidade para pequenas e médias empresas do setor têxtil brasileiro. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Girod, S., & Whittington, R. (2017) Reconfiguration, restructuring and firm performance: Dynamic capabilities and environmental dynamism. Strategic Management Journal, 38(5), p. 1121-1133. https://doi.org/10.1002/smj.2543

Haigh, N. & Hoffman, A. J. (2012). Hybrid organizations: the next chapter in sustainable business.Organizational dynamics, 41(2), 126-134. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2012.01.006

Haigh, N., Walker, J., Bacq, S., & Kickul, J (2015). Hybrid organizations: origins, strategies, impacts, and implications. California Management Review, 57(3), 5-12. https://doi.org/10.1525/cmr.2015.57.3.5

Hervieux, C., & Voltan, A. (2018). Framing Social Problems in Social Entrepreneurship. Journal of Business Ethics, 151(2), 279-293. https://doi.org/10.1007/s10551-016-3252-1

Hestad, D., Tabara, J. D., & Thornton, T. F. (2020). The three logics of sustainability-oriented hybrid organisations: a multi-disciplinary review. Sustainability Science, 16, 647-661. https://doi.org/10.1007/s11625-020-00883-x

Höchstädter, A. K., & Scheck, B. (2015). What’s in a name: An analysis of impact investing understandings by academics and practitioners. Journal of Business Ethics, 132(2), 449-475. https://doi.org/10.1007/s10551-014-2327-0

Honeyman, R., & Jana, T. (2019). The B Corp handbook: How you can use business as a force for good. Berrett-Koehler Publishers. https://doi.org/10.1080/15575330.2017.1400194