A utilização da liderança situacional como diferencial estratégico para as organizações contemporâneas Outros Idiomas

ID:
7447
Resumo:
Este artigo tem como propósito apresentar os resultados da utilização da Liderança Situacional como diferencial estratégico para as organizações contemporâneas. Desse modo, os temas Motivação notrabalho, Liderança e Empoderamento, Estilos de Liderança e Liderança Situacional foram essenciais para versar acerca da temática. Para tal proposta, a metodologia utilizada foi o estudo de caso, e a coleta dos dados foi realizada a partir das seguintes ferramentas qualitativas: entrevistas semiestruturadas e observação. Esta pesquisa foi realizada na “Empresa X”, e os sujeitos escolhidos para este estudo foram os líderes da referida organização. Os resultados obtidos indicaram que, para ser um líder situacional, não é fundamental o conhecimento conceitual sobre o tema; entretanto, é fundamental o alinhamento com as práticas contemporâneas, visto que cabe à liderança o papel de diagnosticar, flexibilizar e estabelecer parceria para o desempenho e desenvolvimento de equipes autodirigidas, de alta performance.
Citação ABNT:
DUARTE, G. A.; PAPA, A. C. A utilização da liderança situacional como diferencial estratégico para as organizações contemporâneas. Revista de Administração da UFSM, v. 4, n. 3, art. 3, p. 364-377, 2011.
Citação APA:
Duarte, G. A., & Papa, A. C. (2011). A utilização da liderança situacional como diferencial estratégico para as organizações contemporâneas. Revista de Administração da UFSM, 4(3), 364-377.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/7447/a-utilizacao-da-lideranca-situacional-como-diferencial-estrategico-para-as-organizacoes-contemporaneas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BENNIS, W. G. A invenção de uma vida: reflexões sobre liderança e mudanças. Tradução de Renata Silva Cardoso. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

BENNIS, W.; NANUS, B. Líderes: estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 1988.

BERGAMINI, C. W.; CODA, R. (Org.). Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

BLANCHARD, K. et al. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. Tradução de Rosalia Neuman Garcia. Porto Alegre: Bookman, 2007.

CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: McGraws-Hill; Makron Books do Brasil, 1993.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Ed. Compacta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. 4. ed. São Paulo: EPU, 1986.

HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores de empresas. São Paulo: EPU, 1977.

HERZBERG, F. Work ond nature of fran. Cleveland, Ohio: The Norld Publishing, 1966.

McCLELLAND, D. C.; BURHAM, D. H. O poder é o grande motivador. In: VROOM, V. H. (Org.). Gestão de pessoas, não de pessoal. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

McGREGOR, D. The human side of interprise. New York: McGraw-Hill, 1960.

MOURA, M. R.; TORRES, P. B. Contribuições da liderança situacional para as organizações. 2009. 89 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas) Programa de Pós-Graduação do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de artigos de periódicos científicos. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2009.

RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1989.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágios e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, U. B.; KOVALESKI, J. L. Desenvolvimento de equipe através da liderança situacional e feedback 360º: caso de uma equipe de manutenção da Copel Distribuição S.A., Superintendência de Distribuição Centro-sul. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 2006, Fortaleza. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2006.

SPRICIGO, M. J. Desenvolvimento de habilidades operacionais: uma proposta de gestão do conhecimento operacional. 1999. 102 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

TANNENBAUM, R.; WESCHLER, I. R.; MASSARIK, F. Liderança e organização: uma abordagem de ciência do comportamento. São Paulo: Atlas, 1972.

YIN, R. K. The case study crisis: some answers. Administrative Science Quarterly, Cornell University, v. 26, Mar. 1981.