Recrutamento e seleção para o cargo de gerente de loja no varejo: as percepções dos executivos em um estudo multicasos na cidade de Diadema

ID:
35270
Resumo:
Drucker (1954) compara o trabalho da gerência ao trabalho do maestro. Esse, além de conduzir a orquestra, desempenha também o papel de intérprete. Assim, o gerente, pelo processo decisório, tem a responsabilidade de escolher os caminhos que a organização tem a executar, por meio de si próprio e principalmente de seus comandados. A pesquisa apresenta um estudo sobre a percepção dos executivos com relação ao processo de recrutamento e seleção para o cargo de gerente de loja no varejo da cidade de Diadema. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo ulticasos (3 casos), com entrevistas com empresários do ramo varejista. A pesquisa identificou dificuldade de se encontrar candidatos à vaga de gerente de loja. Os executivos apontam o recrutamento interno a forma preferida de escolha de candidatos. Os entrevistados não listaram nem a metade das características de um gerente de loja, o que possibilita a criação de dificuldades para esse cargo.
Citação ABNT:
SILVA, S. R.; HENRIQUE, M. R.; SILVA, M. W.; DUARTE, R. B.; SOUZA, R. C. M. Recrutamento e seleção para o cargo de gerente de loja no varejo: as percepções dos executivos em um estudo multicasos na cidade de Diadema. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 9, n. 1, p. 2-19, 2015.
Citação APA:
Silva, S. R., Henrique, M. R., Silva, M. W., Duarte, R. B., & Souza, R. C. M. (2015). Recrutamento e seleção para o cargo de gerente de loja no varejo: as percepções dos executivos em um estudo multicasos na cidade de Diadema. Revista da Micro e Pequena Empresa, 9(1), 2-19.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/35270/recrutamento-e-selecao-para-o-cargo-de-gerente-de-loja-no-varejo--as-percepcoes-dos-executivos-em-um-estudo-multicasos-na-cidade-de-diadema/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABREU, M. C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990

AGUIAR, M. A. F. Psicologia Aplicada à Administração. São Paulo: Atlas, 1989.

BARNARD, C. As funções dos executivos. São Paulo: Ed. Atlas, 1996

BOWDITCH, J. L. BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

BRAGA, C. D., LIMA, I, L. C. de. Transformações na Função Gerencial: a percepção dos Gestores de Recursos Humanos sobre o papel do gerente contemporâneo. Anais do ENGPRI Encontro de Gestão de Pessoas e Relação do Trabalho, ANPAD-Associação dos programas de pós-graduação em Administração ,2007

CAMARA, P. B., GUERRA, P. B., RODRIGUES, J. V. Humanator: Recursos Humanos & Sucesso Empresarial. 5.ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 2003

CARLSON, S. Executive behaviour. Uppsala, Sweden: Textguppen I Uppsala AB,1951.

CAVALCANTE, I. Atmosfera de Loja como um Elemento da Estratégia Varejista. Anais do 6º Congresso Latino-Americano no Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes, 2011

CHAMIE, B. C., IKEDA, A. A., PARENTE, J. Atmosfera de loja como um elemento da estratégia varejista. Revista Administração em Diálogo-PUCSP, v. 14, p. 1-31, 2012

CHANLAT, J. F. Ciências Sociais e Management: reconciliando o econômico e o social. São Paulo: Atlas. 2000

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron, 1994.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: O capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2006

COOPER, D. R., SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CRISTINA, J. Comércio de Diadema mostra expansão da economia local. DCI, 22/08/2011. Acesso em: http://www.dci.com.br/cidades/comercio-de-diadema-mostra-expansao-daeconomia-local-id264267.html

DRUCKER, P. F. The Practice of Management. New York: Harper & Row, 1954.

ECHEVESTE, S.; VIEIRA, B.; VIANA, D.; TREZ, G.; PANOSSO, C. Perfil do Executivo no Mercado Globalizado: Revista de Administração Contemporânea, São Paulo: 1999.

FAVA, R. Caminhos da Administração. Sao Paulo: Cengage Learning Editores, 2003

FAYOL, H. Administração geral e industrial. São Paulo: Ed. Atlas, 1976.

FILION, L.J. Empreendedorismo e Gerenciamento: processos distintos, porém complementares. Revista de Administração de Empresas Light. v.7 – n.3. pp. 2-7 – jul/set,2000.

FREIRE, P., Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, A. Carlos. Administração de Recursos Humanos: um enfoque profissional. São Paulo: Atlas, 1994.

GIL, A. Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2007.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de empresas São Paulo, v.35, n.2, p.-57-63, mar/abr.1995.

GUERRA, P. Administração de Vendas: O passo para a gerência. São Paulo: Ciência Moderna, 2007.

HAIR, J. F., BABIN, B., MONEY, A. H., SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005

KATZ, Robert L. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 1955. P 33 – 42.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998

LENZ, A. K., KATO H. T., MAFEZZOLLI, E. C. F. A influência das características do formato de aglomeração de varejo sobre a satisfação e a escolha do local de compra. Anais do 6º Congresso Latino-Americano no Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes CLAV 2012.

LEO, P. Y.; PHILIPPE, J. Retail centers: location and consumer’s satisfaction. The Service Industries Journal, 2002, 22, no. 1: 122–146.

LUCENA, C. A. A teoria do Capital Humano: história, trabalho e capacitação dos trabalhadores In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Educação em Minas Gerais, 2.Uberlândia MG. Anais... Uberlândia, 2003.

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 3ª ed. São Paulo: Futura, 2000.

MASSARA, F.; LIU, S. S.; MELARA, R. D. Adapting to a retail environment: modeling consumerenvironment interaction. Journal of Business Research, v. 63, n. 7, p. 673-681, 2010.

MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Introdução à Administração. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MINTZBERG, Henry. The Nature of Managerial Work. New York: Harper & Row, 1973.

MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1991.

MOURA, M. Os Segredos da Loja que Vende. São Paulo: Campos, 2003.

NASSIF, V. M. J., AMARAL, D. J. do, PRANDO, R. A., LAGE, M. C., SOARES, M. T. R. C. A Universidade Desenvolve Competências Empreendedoras? Um Mapeamento das Práticas de Ensino Numa Universidade Brasileira Anais do III encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade-ANPAD, 2011.

NEVES, J. A. D., COSTA, Á. M. Fatores de localização de postos de combustíveis em Fortaleza. Rev. adm. contemp. [online]. 2008, vol.12,

NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? RAEVOL. 43 • Nº 2, ABR/MAIO/JUN/2003.

PARENTE, J. A Arte de Vender Sempre Mais.5.ed São Paulo: Premius Editora, 2006.

PATTON, M. Q. Qualitative evaluation and research methods 2.ed. California: Sage publications, 1990.

PENENGO, M. O Papel do Gerente Público no Processo de Mudança. Revista do Serviço Público, N.1, 1997.

POHLMANN, M, C. Contribuição ao estudo da classificação interdisciplinar da pesquisa tributária e do impacto da tributação na estrutura de capital das empresas no Brasil. São Paulo, 2005. 200f. Tese (de Doutorado em Ciências Contábeis) FEA-USP, São Paulo, 2005.

ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2002.

ROESCH, S. M. A. A Dissertação de Mestrado em Administração: proposta de uma tipologia. Revista de Administração da USP, São Paulo. 1996. p 75 – 83

SAYLES, L. Managerial behaviour. New York: McGraw-Hill, 1964.

SEGRE, L. M.; BASTOS, R. M. Modernização produtiva nos supermercados: a adoção de tecnologias de informação e comunicação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, Out./Dez., 2000. p. 72-83.

STEWART, R. Managers and their jobs. London: McMillan, 1967.

TANG, C. S.; BELL, D. R.; HO, T.H. Store choice and shopping behavior: How price format works. California Management Review, 2001,Vol. 43 No. 2, pp. 56-74.

TAYLOR, T. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1976.

TELLES, R. Considerações Sobre Tipificação da Investigação Científica e Pesquisa Qualitativa. Revista Álvares Penteado, São Paulo, 2001. p. 83 – 93

TURETA, C. TONELLI, M. J., ALCADIPANI, R., O gerente-Ciborgue: Metáforas do gestor “pós-humano”, O&S Salvador, v.18 n.58, p. 467-486 Julho/Setembro 2011 acesso pelo : www.revistaoes.ufba.br.’

TURLEY, L. W.; CHEBAT, J. C. Linking retail strategy atmospheric design and shopping behaviour. Journal of Marketing Management, v. 18, n. 1, p. 125-144, 2002

VAN DER WAERDEN, P.; BORGERS, A.; TIMMERMANS, H. (1998), The impact of the parking situation in shopping centers on store choice behavior, GeoJournal, Vol. 45 No. 4, pp. 309-315

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2005.