As Respostas das Empresas Brasileiras às Mudanças Climáticas: Uma Análise à luz da Teoria da Legitimidade Outros Idiomas

ID:
44229
Resumo:
Segundo a Teoria da Legitimidade, as organizações estabelecem práticas de apreço social para garantir sua continuidade, decorrendo daí as hipóteses de que, quanto maior for a empresa ou quanto mais sensível for o setor em relação às questões ambientais, maior será o disclosure das práticas. Diante disso, a presente pesquisa objetivou verificar como o tamanho ou o setor de uma empresa poderiam afetar o disclosure de suas práticas de enfrentamento das mudanças climáticas. Para isso, realizou-se um estudo com uma amostra composta de 22 empresas presentes na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), no ano de 2014, e listadas na BM&FBOVESPA, que responderam a um questionário sobre mudanças climáticas. Com base nos pressupostos da Teoria da Legitimidade, a fim de testar as hipóteses formuladas, utilizou-se o teste de Kruskal Wallis. Os resultados indicaram que há relação significativa entre tamanho e disclosure, mas não entre setor e disclosure, o que permite concluir que o porte da organização interfere positivamente em seu nível de disclosure ambiental.
Citação ABNT:
GIBAUT, E. A.; DIAS FILHO, J. M. As Respostas das Empresas Brasileiras às Mudanças Climáticas: Uma Análise à luz da Teoria da Legitimidade . Revista de Administração da UFSM, v. 9, n. Ed. Especial XVII Engema 2015, p. 68-81, 2016.
Citação APA:
Gibaut, E. A., & Dias Filho, J. M. (2016). As Respostas das Empresas Brasileiras às Mudanças Climáticas: Uma Análise à luz da Teoria da Legitimidade . Revista de Administração da UFSM, 9(Ed. Especial XVII Engema 2015), 68-81.
DOI:
10.5902/19834659 22918
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/44229/as-respostas-das-empresas-brasileiras-as-mudancas-climaticas--uma-analise-a-luz-da-teoria-da-legitimidade-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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