Remuneração Estratégica e Pacote de Benefícios: um Estudo de Caso Aplicado ao Nível Operacional de uma Multinacional Outros Idiomas

ID:
5173
Resumo:
Reter bons profissionais, que agreguem valor e se dediquem ao alcance dos objetivos da empresa, vem sendo uma constante nas organizações. Para reter esses profissionais, as organizações têm procurado novas formas de remuneração, conhecidas como remuneração estratégica, além de um amplo pacote de benefícios. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários do nível operacional com relação às formas de remuneração estratégica e ao pacote de benefícios adotados em uma multinacional localizada na região metropolitana de Porto Alegre, a qual preferiu não ser identificada. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e a pesquisa foi descritiva de natureza qualitativa. Os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada com uma profissional da área de Recursos Humanos, que esclareceu pontos-chave para o desenvolvimento deste trabalho, e de pesquisa quantitativa, através de questionário aplicado aos funcionários do nível operacional da empresa, buscando saber se eles conheciam os programas de remuneração estratégica e o pacote de benefícios oferecidos pela empresa, se estavam satisfeitos ou não com os programas e se participam ou já participaram dos mesmos.
Citação ABNT:
GHENO, R.; BERLITZ, J. Strategic Remuneration and Benefits Package: a Case Study Applied at the Operational Level of a Multinational. Revista de Administração da UFSM, v. 4, n. 2, art. 5, p. 268-287, 2011.
Citação APA:
Gheno, R., & Berlitz, J. (2011). Strategic Remuneration and Benefits Package: a Case Study Applied at the Operational Level of a Multinational. Revista de Administração da UFSM, 4(2), 268-287.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/5173/remuneracao-estrategica-e-pacote-de-beneficios--um-estudo-de-caso-aplicado-ao-nivel-operacional-de-uma-multinacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de recursos humanos. 14. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BOUDREAU, J. W.; MILKOVICH, G. T. Administração de recursos humanos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FLANNERY, T. P.; HOFRICHTER, D.; PLATTEN, P. E. Pessoas, desempenho e salários. São Paulo: Futura, 1997.

FLIPPO, E. B. Princípios da administração de pessoal. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1980.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HIPÓLITO, J. A. M. Administração salarial: a remuneração por competências como diferencial competitivo. São Paulo: Atlas, 2001.

LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2007.

MARRAS, J. P. Administração da remuneração. São Paulo: Thomson, 2002.

NAKAHARA, J. M.; SILVA, M. de O.; XAVIER, P. R. Remuneração variável: quando os resultados falam mais alto. São Paulo: Makron Books, 1999.

NASCIMENTO, L. P. do. Administração de cargos e salários. São Paulo: Pioneira, 2001.

PASCHOAL, L. Administração de cargos e salários: manual prático e novas metodologias. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

PONTES, B. R. Administração de cargos e salários. 7. ed. São Paulo: LTR, 1998.

RESENDE, Ê. Remuneração e carreira baseadas em competências e habilidades. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO, V. Remuneração estratégica: a nova vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.