Desenvolvimento de um 'Balanced Scorecard' para uma Empresa Comercial de Pequeno Porte Outros Idiomas

ID:
57753
Resumo:
A representatividade econômica das micro e pequenas empresas no Brasil vêm crescendo, ainda que inseridas no contexto econômico desafiador. Entretanto, os pequenos empresários ainda se mostram resistentes à utilização adoção de ferramentas de gestão que auxiliem na utilização eficiente de recursos, na tomada de decisão e nos processos de controle. Neste sentido, o estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um Balanced Scorecard para uma empresa comercial de pequeno porte. Em termos metodológicos, foi aplicada a estratégia de proposição de planos e programas e foram necessárias entrevistas semiestruturadas, observações participantes e análises documentais como instrumentos de pesquisa. A proposta de Balanced Scorecard teve como base as diretrizes estratégicas da organização objeto de estudo e foi composta pela definição de indicadores, metas, prazos, áreas responsáveis e conta com a sugestão de iniciativas estratégicas, podendo servir de base para o planejamento orçamentário. O estudo oferece subsídios para o desenvolvimento de um Balanced Scorecard para empresas semelhantes, demonstrando que as ferramentas contemporâneas de contabilidade gerencial como esta podem ser aplicáveis a qualquer empresa, independentemente do seu porte.
Citação ABNT:
PAULA, A. L. M.; ALMEIDA, N. B.; SILVA, R. B.; PORTULHAK, H.; PAULA, A. J. Desenvolvimento de um 'Balanced Scorecard' para uma Empresa Comercial de Pequeno Porte. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 14, n. 1, p. 26-42, 2020.
Citação APA:
Paula, A. L. M., Almeida, N. B., Silva, R. B., Portulhak, H., & Paula, A. J. (2020). Desenvolvimento de um 'Balanced Scorecard' para uma Empresa Comercial de Pequeno Porte. Revista da Micro e Pequena Empresa, 14(1), 26-42.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372020v14n1p2642
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/57753/desenvolvimento-de-um--balanced-scorecard--para-uma-empresa-comercial-de-pequeno-porte/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade gerencial. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

BANKER, Rajiv D.; CHANG, Hsihui; PIZZINI, Mina J. The balanced scorecard: Judgmental effects of performance measures linked to strategy. The Accounting Review, v. 79, n. 1, p. 1-23, 2004.

BRYMAN, Alan. Social research methods. 4ª ed. New York: Oxford University Press, 2012.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

FERNANDES, Ailton Matos; GALVÃO, Paulo Roberto. A controladoria como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas: um estudo da viabilidade e da relação custo benefício. Revista de Tecnologia Aplicada, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 3-16, 2016.

FILGUEIRAS, Aline de Almeida; BARROS, Luana Paula de Souza; GOMES, Josir Simeone. O processo de implantação do Balanced Scorecard em uma empresa estatal brasileira: o caso Petrobras. REGE Revista de Gestão USP, v. 17, n. 1, p. 45-57, 2010.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David T. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

KASSAI, Silvia. As empresas de pequeno porte e a contabilidade. Caderno de Estudos FIPECAFI, n. 15, p. 1-23, 1997.

LIMA, Amadeu Nascimento; IMONIANA, Joshua Onome. Um estudo sobre a importância do uso das ferramentas de controle gerencial nas micro, pequenas e médias empresas industriais no município de São Caetano do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 2, n. 1, p. 28-48, 2008.

MARTINS, Gilberto A.; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MARTINS, Gilberto A; THEÓPHILO, Carlos R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

NEELY, Andy et al. Designing performance measures: a structured approach. International journal of Operations & Production Management, v. 17, n. 11, p. 1131-1152, 1997.

NØRREKLIT, Hanne. The balance on the balanced scorecard a critical analysis of some of its assumptions. Management Accounting Research, v. 11, n. 1, p. 65-88, 2000.

OLIVEIRA, Djalma de P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

OLIVEIRA, Luís M.; PEREZ, José H., Jr.; SILVA, Carlos A. S. Controladoria estratégica: textos e casos práticos com solução. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

SEBRAE, 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2018.

SEBRAE. Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Brasília:

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2018.

SOUZA, Gustavo H. S.; LIMA, Nilton C.; OLIVEIRA, Marcio M. B. Competitividade e gestão de pequenos negócios: um caso de inovação setorial em uma empresa brasileira especializada em telecomunicações e tecnologia. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 7, n. 1, p. 133-147, 2016.

SPACEK, Fernanda Medeiros; JONES, Graciela Dias Coelho; SILVA, Vanessa Ramos. Percepção dos gestores das micro e pequenas empresas mineiras do setor farmacêutico sobre os artefatos gerenciais tradicionais e inovadores e as perspectivas da sua adoção. REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 3, n. 1, p. 98-118, 2017.