As atividades que compõem as fases do processo de inovação social: um estudo no contexto dos negócios de impacto social

ID:
66448
Resumo:
Objetivo – O objetivo deste artigo é analisar as atividades que constituem as fases do processo de inovação social no contexto dos negócios de impacto social. Referencial teórico – Foi utilizada a literatura sobre inovação social, negócios de impacto social e processo de inovação social. O modelo de Bhatt e Altinay (2013) foi utilizado como base para o estudo. Metodologia – A partir de uma abordagem qualitativa de estudo de casos, foram investigados nove casos de negócios de impacto social geradores de inovação social no Brasil. Os dados foram coletados a partir de observação direta, documentos, dados visuais e entrevistas semiestruturadas, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Resultados – Os principais achados indicam a disposição de um processo complexo envolvendo inúmeras atividades em suas distintas fases (iniciação, desenvolvimento, reestruturação e dimensionamento), bem como uma importância do papel do empreendedor, considerado como um integrante de alta relevância no processo. Implicações práticas e sociais da pesquisa – O estudo demonstra que o processo de inovação social é mais complexo do que a literatura vinha demonstrando. Os achados também podem contribuir com o campo prático, seja com empreendedores iniciantes que buscam estruturar seus negócios, seja com iniciativas mais avançadas que buscam dar escalabilidade a suas propostas. Contribuições – Este estudo contribui com a literatura ao explorar as atividades que compõem o processo de inovação social e com a identificação de uma fase complementar no processo proposto por Bhatt e Altinay (2013).
Citação ABNT:
BEZERRA-DE-SOUSA, I. G.; SEGATTO, A. P.; MORAIS-DA-SILVA, R. L.; JUSTEN, G. S. As atividades que compõem as fases do processo de inovação social: um estudo no contexto dos negócios de impacto social. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 24, n. 1, p. 126-143, 2022.
Citação APA:
Bezerra-de-sousa, I. G., Segatto, A. P., Morais-da-silva, R. L., & Justen, G. S. (2022). As atividades que compõem as fases do processo de inovação social: um estudo no contexto dos negócios de impacto social. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 24(1), 126-143.
DOI:
https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i1.4152
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/66448/as-atividades-que-compoem-as-fases-do-processo-de-inovacao-social--um-estudo-no-contexto-dos-negocios-de-impacto-social/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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