Crowdsourced employer branding: uma análise a partir da plataforma glassdoor Outros Idiomas

ID:
71063
Resumo:
Finalidade: O presente estudo tem como objetivo avaliar os aspectos de clima e cultura organizacional a partir das contribuições voluntárias publicadas na plataforma de Crowdsourced Employer Branding Glassdoor. Desenho/metodologia: Metodologicamente trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva longitudinal retrospectiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, cuja coleta se deu por meio de procedimento técnico de levantamento com análise interpretativa das afirmações dos usuários do Glassdoor. A amostra foi composta por 5 empresas do setor tecnológico localizadas na cidade de Florianópolis-SC, que teve caráter prático, Constatações: O estudo investiga a cultura organizacional a partir das observações obtidas no Glassdoor, verificar a diferença de médias entre a Cultura e a Nota Geral das empresas observadas, a percepção de clima a partir das manifestações a favor ou contra as práticas da organização e relacionar a cultura e o clima organizacional da amostra estudada. Originalidade/valor: Teoricamente, o estudo aponta as possibilidades de avaliar o clima e cultura organizacional por meio de plataformas de Crowdsourced Employer Branding e que o fator “cultura” é determinante para a avaliação positiva ou negativa de uma empresa. Em relação às contribuições práticas, percebe-se que o estudo contribui com a decisão de candidatos frente as empresas para trabalhar. Além disso, traz a importância de as empresas desenvolverem uma boa cultura e manterem um bom clima organizacional. Tendo em vista que essas informações estão acessíveis para as pessoas na internet.
Citação ABNT:
PENZ, D.; ALMEIDA, M. P.; AMORIM, B. C.; CEMBRANEL, P.; ROLT, C. R. Crowdsourced employer branding: uma análise a partir da plataforma glassdoor. Revista de Administração da UFSM, v. 16, n. 1, p. 173-198, 2023.
Citação APA:
Penz, D., Almeida, M. P., Amorim, B. C., Cembranel, P., & Rolt, C. R. (2023). Crowdsourced employer branding: uma análise a partir da plataforma glassdoor. Revista de Administração da UFSM, 16(1), 173-198.
DOI:
10.5902/1983465966608
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/71063/crowdsourced-employer-branding--uma-analise-a-partir-da-plataforma-glassdoor/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Aparicio, Manuela, Costa, Carlos J. & Braga, Andrew Simoes. (2012). Proposing a system to support crowdsourcing. OSDOC '12: Proceedings of the Workshop on Open Source and Design of Communication: p. 13-17 https://doi.org/10.1145/2316936.2316940

Bergamini, Cecilia W., Coda, Roberto. (2006). Psychodynamics of organizational life: motivation and leadership. São Paulo: Atlas.

Bispo, Carlos Alberto Ferreira. (2006). A new model of organizational climate survey. Produção. vol.16, n.2, pp.258-273. https://doi.org/10.1590/S0103-65132006000200007

Bitsani, Eugenia. (2013). Theoretical Approaches to Organizational Culture and Organizational Climate: Examples of Exploratory Research and Best Policies in Health Services. Journal of Human Resource Management. Vol. 1, No. 4. https://doi.org/10.11648/j.jhrm.20130104.11

Bittencourt, L. C. & Moraes Filho, R. M. de. (2014). Mass Collaboration (Crowdsourcing) in corporate communication. On-line Library of Communication Sciences. Retrieved from:

Brabham, Daren. (2008). Crowdsourcing as a Model for Problem Solving: An Introduction and Cases. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies. Volume: 14 issue: 1, page(s): 75-90. https://doi.org/10.1177/1354856507084420

Crozatti, Jaime. (1998). Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interações. Caderno de Estudos. Epub 05, n. 18, pp. 01-20. https://doi.org/10.1590/S1413-92511998000200004

Curvo L. D. & Heinzmann L. M. (2017). Study of the organizations climate of the people management secretariat of a federal university. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR. V. 4, n. 2, 1-18.

Dabirian, A., Kietzmann , J & Diba, H. (2017).A great place to work!? Understanding crowdsourced employer branding. Bus. Horiz. vol. 60, issue 2, 197-205. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2016.11.005

Estellés-Arolas, E., & González-Ladrón-de-Guevara, F. (2012). Clasificación de iniciativas de crowdsourcing basada en tareas. Profesional De La Información, 21(3), 283-291. https://doi.org/10.3145/epi.2012.may.09

Flores, Rafael (2016). The influence of organizational climate on companies and people. Available at: https://administradores.com.br/artigos/a-influencia-do-clima-organizacional-nas-empresas-e-nas-pessoas.

Glassdor. (2021). Glassdoor Workplace Trends 2021 Retrieved from: https://www.glassdoor.com/research/app/uploads/sites/2/2020/11/Workplace_Trends_2021_Glassdoor_Final.pdf

Hofstede, G. (2011). Dimensionalizing Cultures: The Hofstede Model in Context. Online Readings in Psychology and Culture, Unit 2. Retrieved from: http://scholarworks.gvsu.edu/orpc/vol2/iss1/8

Iglesias Armenteros, Annia Lourdes, Torres Esperón, Julia Maricela, & Mora Pérez, Yuliett. (2020). Organizational climate studies: integrative review. MediSur, 18(6), 1189-1197. Epub 02 de diciembre de 2020. Recuperado en 05 de julio de 2021, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-897X2020000601189&lng=es&tlng=en.

Landers, Richard N.; Brusso, Robert C.; and Auer, Elena M. (2019) "Crowdsourcing Job Satisfaction Data: Examining the Construct Validity of Glassdoor.com Ratings," Personnel Assessment and Decisions: Vol. 5 : Iss. 3, Article 6. DOI: https://doi.org/10.25035/pad.2019.03.006

Lima, Higor. (2019). Organizational Climate What it is, How to Improve, Examples and Research. Endomarketing.com. Retrieved from: https://endomarketing.tv/climaorganizacional/lima

Luz, Ricardo Silveira. (2003). Organizational climate management: Proposals of criteria for a methodology of diagnosis, measurement, and improvement. Case study in national and international organizations located in the city of Rio de Janeiro. 182p. Dissertation (Master in Management Systems). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Ouellette, R.R., Goodman, A.C., Martinez-Pedraza, F. et al. (2020). A Systematic Review of Organizational and Workforce Interventions to Improve the Culture and Climate of Youth-Service Settings. Adm Policy Ment Health 47, 764–778 (2020). https://doi.org/10.1007/s10488-020-01037-y

Poncio, Rafael José. (2017). The organizational climate and its main aspects. Retrieved from: https://administradores.com.br/artigos/o-clima-organizacional-e-os-seus-principais-aspectos.

Punina, Álvaro Patricio Carrillo. (2016). Medición de la cultura organizacional. Administrative Sciences (8). Retrieved from: https://revistas.unlp.edu.ar/CADM/article/view/2637

Rizzatti, Gerson. (2002). Categories of organizational climate analysis in Brazilian federal universities. 305p. Thesis (Doctorate in Production Engineering). Department of Production and Systems Engineering, Federal University of Santa Catarina. Florianópolis.

Robbins, Stephen P. (2005). Organizational Behavior, 11 Ed. São Paulo. Retrieved from: https://www.academia.edu/36795902/Robbins_Stephen_P_Comportamento_Organizacional_11a_Ed_S%C3%A3o_Paulo_Pearson_Prentice_Hall_2005_1_

Rocha, C. S. & Pelogio, E. A. (2014). Relation between organizational culture and climate: an empirical study on a federal educational institute campus. Holos, Year 30, Vol. 5, p. 292-310. https://doi.org/10.15628/holos.2014.977

Rodrigues, Juliana & Reinert Jr., Adival José. (2020). Organizational Climate: The importance of motivation for the success and prosperity of organizations. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Year 05, Ed. 03, Vol. 11, pp. 91-113. Retrieved from:

Saini, G.K. and Jawahar, I.M. (2019), "The influence of employer rankings, employment experience, and employee characteristics on employer branding as an employer of choice", Career Development International, Vol. 24 No. 7, pp. 636-657. https://doi.org/10.1108/CDI-11-2018-0290

Sbragia, R. (1983). Um estudo empírico sobre o clima organizacional em instituições de pesquisa. Revista De Administração, 18(2), 30-39. https://doi.org/10.1016/rausp.v18i2.166939

Schein, E. H. (1989). Organizational culture and leadership, 2. ed. San Francisco. Jossey-Bass. 1989. Retrieved from: https://ape.unesp.br/eulg/pdf/SCHEIN.pdf

Siqueira, Mirlene Maria Matias. (2008). Organizational behavior measures: diagnostic and management tools. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Suen, Hung-Yue, Kuo-En Hung, and Fan-Hsun Tseng. (2020). "Employer Ratings through Crowdsourcing on Social Media: An Examination of U.S. Fortune 500 Companies" Sustainability 12, no. 16: 6308. https://doi.org/10.3390/su12166308

Tolfo, Suzana da Rosa & Piccinini, Valmíria Carolina. (2001). The best companies to work for in Brazil and quality of life at work: disjunctions between theory and practice. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 5, n. 1, p. 165-193, https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000100010