Desenvolvimento e Aplicação de Plano de Marketing em Empresa de Recarga de Cartuchos de Impressoras

ID:
46538
Resumo:
O objetivo geral deste artigo é desenvolver e implantar um plano de marketing para uma empresa que atua no segmento de remanufatura de cartuchos, com prestação de serviços e comércio de equipamentos para informática localizada na cidade de Sorocaba. A partir da análise e diagnóstico da realidade desta empresa, foi possível posicioná-la em um contexto estratégico bastante agressivo e competitivo. A empresa estava estagnada e para a superação das dificuldades interpostas pelos concorrentes e pelos ambientes em que a empresa está inserida, a criação e aplicação de plano de marketing vislumbra a possibilidade de ganho de mercado e alavancagem financeira em um momento de crise econômica e política. Os resultados apresentados mostraram que a empresa cresceu e após 6 meses da implantação do Plano de Marketing, foi possível constatar alguns ganhos bastante expressivos como aumento de 5% do número de clientes empresariais regulares. Em relação ao cliente pessoa física, o aumento do market share representou 7,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso permitiu inferir em implicações gerenciais, acadêmicas e recomendações para novas pesquisas.
Citação ABNT:
CAMPIOTTO, P.; LOTERIO, V. O.; MANGINI, E. R.; PIRES, C. S.; URDAN, A. T. Desenvolvimento e Aplicação de Plano de Marketing em Empresa de Recarga de Cartuchos de Impressoras. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 11, n. 1, p. 108-122, 2017.
Citação APA:
Campiotto, P., Loterio, V. O., Mangini, E. R., Pires, C. S., & Urdan, A. T. (2017). Desenvolvimento e Aplicação de Plano de Marketing em Empresa de Recarga de Cartuchos de Impressoras. Revista da Micro e Pequena Empresa, 11(1), 108-122.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n1p1081xx
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/46538/desenvolvimento-e-aplicacao-de-plano-de-marketing-em-empresa-de-recarga-de-cartuchos-de-impressoras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Aaker, D. A. (2007). Administração estratégica de mercado. 7 ed. Porto Alegre: Bookman.

Campomar, M. C.; Ikeda, A. A. (2006). O planejamento e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva.

Cobra, M. (2011). Administração de marketing. São Paulo: Atlas.

Ferreira, M. P.; Reis, N.; Serra, F. R. (2010). Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas. São Paulo: Atlas

Havlicek, K (2011). Marketing management and marketing controlling of SMEs. European Research Studies, 14(4), 39-53.

Kotler, P. (2005). Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Prentice-Hall.

Kotler, P.; Armstrong, G. (2012). Princípios de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson.

Kotler, P.; Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson/Prentice-Hall.

Ljungberg, L.Y. (2005). Materials selection and design for development of sustainable products. Materials and Design, 28(2), 466-479.

Mattar, F. N.; (2011). Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier.

McNiff, J. (2002). Action research f Action research for professional development or professional development: or professional development concise advice for new action researchers. Acessível em: http://www.jeanmcniff.com/ar-booklet.asp. Acesso em: julho.2016.

Piercy, N. F.; Morgan, N. A. (1994). The Marketing Planning Process: Behavioral Problems Compared to Analytical Techniques in Explaining Marketing Plan credibility. Journal of Business Research, 29(3), 167-178.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466.

Urdan, F. T.; Urdan, A. T. (2010). Marketing Estratégico no Brasil: teoria e aplicações. São Paulo: Atlas.

Urdan, F. T.; Urdan, A. T. (2013). Gestão do Composto de marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas.

Vergara, S. C. (2005). Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.

Westwood, J. (2007). O plano de marketing. 3 ed. São Paulo: Makron Books.