Motivações de Compra e Hábitos de Consumo: Um Estudo com Apreciadores de Cerveja Artesanal

ID:
53502
Resumo:
Este artigo teve por objetivo verificar as motivações para o consumo de cervejas artesanais, bem como os hábitos de consumo do produto e a relação deste consumo com a harmonização do produto com alimentos. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e de abordagem qualitativa, em que foram realizadas 29 entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal. Por meio da análise de conteúdo, identificou-se, como categorias de análise, os motivos para consumo da cerveja artesanal e os hábitos de consumo de cerveja artesanal, subdivido-os em aquisição do produto, momentos de consumo e harmonização gastronômica. Os resultados mostram que as razões pelas quais os entrevistados se interessaram pela cerveja artesanal perpassam por quatro aspectos gerais, sendo eles a curiosidade pela cerveja artesanal, o gosto pela bebida, por serem cervejas mais elaboradas e de sabor mais marcante, e pela possibilidade de harmonização com outros alimentos. O estudo contribui na melhor compreensão do comportamento de apreciadores de cerveja artesanal e por traduzir os desejos e expectativas destes consumidores, bem como os hábitos de consumo daqueles que já são apreciadores da bebida. Este conhecimento pode embasar estratégias de micro e pequenas empresas que produzem as cervejas artesanais, bem como de lojas especializadas na venda destes produtos e, ainda, de bares, restaurantes que oferecem o produto e também daquelas micro e pequenas empresas que fabricam ou comercializam produtos alimentícios considerados gourmets que podem ser harmonizados com as cervejas.
Citação ABNT:
FERREIRA, A. C.; PEREIRA, M. M. O.; REZENDE, D. C.; VIEIRA, A. S. Motivações de Compra e Hábitos de Consumo: Um Estudo com Apreciadores de Cerveja Artesanal. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 13, n. 1, p. 12-31, 2019.
Citação APA:
Ferreira, A. C., Pereira, M. M. O., Rezende, D. C., & Vieira, A. S. (2019). Motivações de Compra e Hábitos de Consumo: Um Estudo com Apreciadores de Cerveja Artesanal. Revista da Micro e Pequena Empresa, 13(1), 12-31.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372019v13n1p1231
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/53502/motivacoes-de-compra-e-habitos-de-consumo--um-estudo-com-apreciadores-de-cerveja-artesanal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABRACERVA. Número de cervejarias artesanais no Brasil cresce 37,7% em 2017. (2018). Disponível em: . Acesso: 28 Ago. 2018.

ALETI, T. et al. An investigation of how the Australian brewing industry influence consumers on Twitter. Australasian Journal of Information Systems, v. 20, 2016.

AQUILANI, B. et al. Beer choice and consumption determinants when craft beers are tasted: An exploratory study of consumer preferences. Food quality and preference, v. 41, p. 214224, 2015.

BALDIN, N.; MUNHOZ, E. M. B. Snowball (bola de neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Anais... 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEER ART – Portal da Cerveja. Um retrato da cerveja artesanal no Brasil, pelo Instituto da Cerveja. Disponível em: . Acesso em: 18 jul 2018.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. 9.ed. São Paulo: Thompson, 2008.

BREWERS ASSOCIATION. Craft brewer defined. Disponível em: . Acesso em: 11 fev 2019.

BROWN, H. S.; VERGRAGT, P. J. From consumerism to wellbeing: toward a cultural transition? Journal of Cleaner Production, v. 132, p. 308-317, 2016.

CARRILLO, E.; VARELA, P.; FISZMAN, S. Effects of food package information and sensory characteristics on the perception of healthiness and the acceptability of enriched biscuits. Food Research International, v. 48, p. 209–216, 2012.

CARVALHO, N. B. et al. Characterization of the consumer market and motivations for the consumption of craft beer. British Food Journal, v. 120, n. 2, p. 378-391, 2018.

COELHO-COSTA, E. R. A bebida de Ninkasi em terras tupiniquins: o mercado da cerveja e o Turismo Cervejeiro no Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo RITUR, Penedo, vol. 5, n.1, p. 22-41, 2015.

COELHO, R. L. F.; et al. Gestão do marketing em micro e pequenas empresas. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.4, n.2, 2015.

DONADINI, G.; PORRETTA, S. Uncovering patterns of consumers' interest for beer: A case study with craft beers. Food Research International, v. 91, p. 183-198, 2017.

FERREIRA, R. H. et al. Inovação na fabricação de cervejas especiais na região de Belo Horizonte. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.4, p.171-191, 2011.

GIORGI, V. V. “Cultos em cerveja”: discursos sobre a cerveja artesanal no Brasil. Sociologia e Cultura, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 101-111, 2015.

GOIA, M. R.; CHAVES, R. L. P. Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura. Revista ADM.MADE, v. 20, n. 2, p. 56-71, 2017.

GÓMEZ-CORONA, C. et al. Craft beer representation amongst men in two different cultures. Food Quality and Preference, v. 53, p. 19-28, 2016b.

GÓMEZ-CORONA, C. et al. Craft vs. industrial: Habits, attitudes and motivations towards beer consumption in Mexico. Appetite, v. 96, p. 358-367, 2016a.

JAEGER, S. R. et al. Holistic and consumer-centric assessment of beer: A multi-measurement approach. Food Research International. 2017.

KALNIN, J. L.; CASAROTTO FILHO, N. C.; CASTRO, J. E. E. Análise estratégica para implantação de empresas de pequeno porte: cervejarias artesanais. Revista Produção On Line, v. 2, n. 1, 2002.

KLEBAN, J.; NICKERSON, I. To brew, or not to brew-That is the question: An analysis of competitive forces in the craft brew industry. Journal of the International Academy for Case Studies, v. 18, n. 3, p. 59, 2012.

KOCH, E. S.; SAUERBRONN, J. F. R. “To love beer above all things”: An analysis of Brazilian craft beer subculture of consumption. Journal of Food Products Marketing, p. 125, 2018.

LONGENECKER, J. et al. Small business management. Nelson Education, 2013.

MACIEL, A. F.; WALLENDORF, M. Taste Engineering: An Extended Consumer Model of Cultural Competence Constitution. Journal of Consumer Research, v. 43, n. 5, p. 726-746, 2016.

MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A cada dois dias uma nova cervejaria abre as portas no Brasil. 2019. Disponível em: . Acesso em: 11 fev 2019.

MEJLHOLM, O.; MARTENS, M. Beer identity in Denmark. Food quality and preference, v. 17, n. 1, p. 108-115, 2006.

MELLO, J. A.V. B.; DOURADO, J. D. de A.; SILVA, J. L. N da. Percepção dos consumidores da região metropolitana do Rio de Janeiro sobre cervejas artesanais e seus atributos. Revista de Globalización, Competitividad y Gobernabilidad, v. 11, n. 2, p. 111, 2017.

MONDO, T. S. Considerações epistemológicas sobre a construção de preferências e os hábitos de consumo. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 7, n. 3, p. 1-19, 2013.

MURRAY, A.; KLINE, C. Rural tourism and the craft beer experience: Factors influencing brand loyalty in rural North Carolina, USA. Journal of Sustainable Tourism, v. 23, n. 8-9, p. 1198-1216, 2015.

SÁLKOVÁ, D.; KUCERA, P.; MORAVEC, L. Effect of Introducing Second Reduced Rate of VAT on Consumer Purchase Behaviour with Gluten-free Food. Acta Universitatis Agriculturae et Silviculturae Mendelianae Brunensis, v. 65, n. 3, p. 1045-1053, 2017.

SEBRAE NACIONAL. Microcervejarias ganham espaço no mercado nacional. 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 fev 2019.

SEBRAE SANTA CATARINA. Estudo do Sebrae reúne oportunidades para microcervejarias. 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 fev 2019.

SILVA, H. A.; LEITE, M. A.; DE PAULA, A. R. V. Cerveja e sociedade. Contextos da Alimentação–Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade, São Paulo: Centro Universitário Senac, v. 4, n. 2, p. 85-91, 2016.

SOBRAL, L. Os países que mais bebem e produzem cerveja. Revista Exame. Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/os-paises-que-mais-bebem-e-produzem-cerveja/. Acesso em: 18 julho 2018.

SOUZA, R. A.; BARBOSA, M.L.A; TEIXEIRA, A. K. Envolvimento no Consumo de Produtos Alimentícios: Essa é uma Relação Possível. Encontro de Marketing da ANPAD, Anais... 2006.

STEFENON, R. Vantagens competitivas sustentáveis na indústria cervejeira: o caso das cervejas especiais. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCҽ), v. 10, n. 1, 2012.

THIRY-CHERQUES, H. R. Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Revista PMKT, v. 3, n. 2, p. 20-27, 2009.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas. 2005.

WOOD, W.; NEAL, D. T. The habitual consumer. Journal of Consumer Psychology, v. 19, n. 4, p. 579-592, 2009.

WYCHERLEY, A., MCCARTHY, M., COWAN, C. Speciality food orientation of food related lifestyle segments in Great Britain. Food Quality and Preference, 19, 498-510, 2008.