Internacionalização de micro e pequenas empresas: um estudo de caso sobre a atuação do Sebrae Outros Idiomas

ID:
5883
Resumo:
A pesquisa teve por objetivo confrontar a atuação do SEBRAE no apoio ao desenvolvimento de processos de internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE), com a literatura específica sobre o tema. O referencial teórico utilizado foi o modelo de Uppsala e a teoria dos novos empreendimentos internacionais, ambos apoiados nos construtos do empreendedorismo internacional e das empresas born global. A metodologia utilizada foi a qualitativa com o estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado o recurso da entrevista semi-estruturada juntamente com informações dispostas no portal virtual do SEBRAE sobre internacionalização e notícias de jornal. A análise dos dados sinalizou que, à luz das teorias de internacionalização, o SEBRAE desenvolve uma atividade de assessoramento no tocante à gestão estratégica para internacionalização. Foi necessária uma análise profunda para identificar similaridades das ações do SEBRAE com o que prevêem as teorias de internacionalização apresentadas na literatura. Os dados revelaram também que o entendimento de internacionalização do SEBRAE está fundamentalmente restringido às atividades de exportação.
Citação ABNT:
CAMPOS, T. M.; LIMA, E. O.; URBANAVÍCIUS JÚNIOR, V.; ALVES, D. V. Internacionalização de micro e pequenas empresas: um estudo de caso sobre a atuação do Sebrae. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 5, n. 1, p. 36-50, 2011.
Citação APA:
Campos, T. M., Lima, E. O., Urbanavícius Júnior, V., & Alves, D. V. (2011). Internacionalização de micro e pequenas empresas: um estudo de caso sobre a atuação do Sebrae. Revista da Micro e Pequena Empresa, 5(1), 36-50.
DOI:
10.6034/128
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/5883/internacionalizacao-de-micro-e-pequenas-empresas--um-estudo-de-caso-sobre-a-atuacao-do-sebrae/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS. Caravana do Comércio Exterior desembarca no dia 19 de maio em Marabá. Disponível em: Acesso em: 16/05/2010.

AMAL, M.; FREITAG FILHO, A. R. Estratégias e determinantes da internacionalização de PME: abordagem das teorias das redes de relacionamento e empreendedorismo. In: XXXII EnANPAD, 2008, Rio de Janeiro. XXXII EnANPAD, 2008.

ANDERSSON, S.; WICTOR, I. Innovative internationalisation in new firms: born globals – the Swedish case. Journal of International Entrepreneurship, v. 1, n. 3, p. 249−276, 2003.

BNDES. Firmas e emprego – Demografia das firmas brasileira. Informe-se – Área de assuntos fiscais e emprego – AFE, n. 50, 2003. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhec imento/informesf/Inf_50.pdf. Acesso em: 27/05/2010.

CANAL RURAL. Projeto prepara empresas de calçados para atingir mercado externo. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/canalrural/jsp/default.jspx?uf=2§ion=Canal%20Rural&id=288 2331&action=noticias. Acesso em: 12/05/2010.

CRESWELL, J. Five qualitative traditions of inquiry. In: CRESWELL, J. Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions. Thousand Oaks, Califórnia: Sage, 1998. p. 47−72.

DIB, L. A. R.; CARNEIRO, J. Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. In: XXX EnANPAD, 2006, Salvador. XXX EnANPAD, 2006.

DIB, L. A. R. O processo de internacionalização de pequenas e médias empresas e o fenômeno Born global: um estudo do setor de software no Brasil. Tese (doutorado em Administração) − Instituto COPPEAD de Administração. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

GABRIELSSON, M. Branding strategies of born globals. Journal of International Entrepreneurship, v. 3, n. 3, p. 199−222, 2005.

GABRIELSSON, M.; KIRPALANI, V.; DIMITRATOS, P.; SOLBERG, C.; ZUCCHELLA, A. Conceptualizations to advance Born Global definition: A research note. Global Business Review, v.9, n.1, p.45−50, 2008.

GODOY, A. Estudo de caso qualitative. In: GODOI, C.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 115−146.

HILAL, A.; HEMAIS, C. A. O processo de internacionalização da escola nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. RAC, v. 7, n. 1, p. 109−124, 2003.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The internationalization process of the firm – a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, v. 8, n.1, p.23−32, 1977.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, v. 40, n. 9, p. 1411−1431, 2009.

JOHANSON, J.; WIEDERSHEIM-PAUL, F. The internationalization of the firm – four Swedish cases. Journal of Management Studies, v. 12, n.3, p. 305−322, 1975.

JORNAL MÍDIA. Sebrae capacita pequenas empresas de TI para parcerias na Europa. Disponível em: Acesso em: 16/05/2010.

KNIGHT, G; CAVUSGIL, S. Innovation, Organizational Capabilities and the Born-Global Firm. Journal of International Business Studies, v. 35, n. 2, p. 124−141, 2004.

KNIGHT, G. Entrepreneurship and marketing strategy: the SME under globalization. Journal of International Marketing, v. 8, n. 2, p.12−32, 2000.

KNIGHT, G.; MADSEN, T.; SERVAIS, P. An inquiry into Born-Global firms in Europe and the USA. International Marketing Review, v. 21, n.6, p.645−665, 2004.

MADSEN, T.; SERVAIS, P. The internationalization of Born Globals: an evolutionary process? International Business Review, v. 6, n. 6, p. 561−583, 1997.

MCDOUGALL, P.; SHANE, S.; OVIATT, B. Explaining the formation of international new ventures: the limits of theories from international business research. Journal of Business Venturing, v. 9, n. 6, p.469−487, 1994.

MOEN, Ø.; SØRHEIM, R.; ERIKSON, T. Born Global Firms and Informal Investors: Examining Investor Characteristics. Journal of Small Business Management, v. 46, n. 4, p. 536−549, 2008.

MOEN, Ø The Born Globals: A new generation of small European exporters. International Marketing Review, v. 19, n. 2, p. 156−175, 2002.

MORROW, J. F. International entrepreneurship: A new growth opportunity. New Management, v. 3, n. 5, p. 59−61, 1988.

MORT, G. S.; WEERAWARDENA, J. Networking capability and international entrepreneurship – How networks function in Australian born global firms. International Marketing Review, v. 23, n. 5, p. 549−572, 2006.

OVIATT. B. M; MCDOUGALL, P. P. Defining international entrepreneurship and modeling the speed of internationalization. Entrepreneurship Theory & Practice, v. 29, n. 5, p. 537−554, 2005.

OVIATT. B. M; MCDOUGALL, P. P. Toward a theory of international new ventures. Journal of Business Venturing, v. 25, n. 41, p. 45−64, 1994.

PRASHANTHAM, S. The internationalization of small firms – a strategic entrepreneurship perspective. Abingdon: Routledge, 2008.

RENNIE, M. Global competitiveness: Born Global. McKinsey Quarterly, v. 4, p. 45−52, 1993.

SEBRAE. Disponível em: www.internacionalização.sebrae.com.br. Acesso em: 04/05/2010.

SELLTIZ, C., WRIGHTSMAN, L.; COOK, S. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 4. ed., v. 1. São Paulo: EPU, 2004.

SMALLBONE, D.; PIASECKI, B.; VENESAAR, U.; TODOROV, K.; LABRIANIDIES, L. Internationalisation and SME development in transition economies: An international comparison. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 5, n. 4, p. 363−375, 1999.

STAKE, R. Case study In: DENZIN, N.; LICOLN, Y. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, Califórnia: Sage, 1994.

TODD, P. R.; JAVALGI, R. G. Internationalization of SMEs in India − Fostering entrepreneurship by leveraging information technology. International Journal of Emerging Markets, v. 2, n. 2, p. 166−180, 2007.

VIEIRA, M. Por uma boa pesquisa (qualitativa em administração). In: Pesquisa qualitativa em administração. ZOUAIN, D. e VIEIRA M. (Orgs.) São Paulo: Editora FGV, p. 13−28, 2004.

WRIGHT, R. W.; RICKS. D. A. Trends in international business research: Twenty-five years later. Journal of Business Studies, v. 25, n. 4, p. 687−701, 1994.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZAHRA, S.; GEORGE, G. International entrepreneurship: the current status of the field and future research agenda. In: HITT, M.; IRELAND, R.; CAMP, M.; SEXTON, D. (Orgs.) Strategic leadership: creating a new mindset. London: Blackwell, p.255−288, 2002.