Título Inglês:
Internationalization of micro and small business: a case study on the performance of Sebrae
Resumo:
A pesquisa teve por objetivo confrontar a atuação do SEBRAE no apoio ao desenvolvimento de processos de internacionalização de micro e pequenas empresas (MPE), com a literatura específica sobre o tema. O referencial teórico utilizado foi o modelo de Uppsala e a teoria dos novos empreendimentos internacionais, ambos apoiados nos construtos do empreendedorismo internacional e das empresas born global. A metodologia utilizada foi a qualitativa com o estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado o recurso da entrevista semi-estruturada juntamente com informações dispostas no portal virtual do SEBRAE sobre internacionalização e notícias de jornal. A análise dos dados sinalizou que, à luz das teorias de internacionalização, o SEBRAE desenvolve uma atividade de assessoramento no tocante à gestão estratégica para internacionalização. Foi necessária uma análise profunda para identificar similaridades das ações do SEBRAE com o que prevêem as teorias de internacionalização apresentadas na literatura. Os dados revelaram também que o entendimento de internacionalização do SEBRAE está fundamentalmente restringido às atividades de exportação.
Resumo Inglês:
The research aimed to compare the performance of SEBRAE in supporting the development of the internationalization process of micro and small busines, with the literature on the subject. The theoretical model used was of Uppsala and the theory of international new ventures, both supported on the constructs of entrepreneurship and international business born global. The methodology used was a qualitative case study. To collect data we used the feature of semi-structured along with information arranged in the virtual site of SEBRAE on internationalization and newspaper articles. Data analysis indicated that the theory of internationalization SEBRAE develops an activity advice regarding the management strategy for internationalization. It was necessary a deep analysis to identify similarities with the actions of SEBRAE theories predict that internationalization presented in the literature. The data also revealed that the understanding of internationalization of SEBRAE is primarily restricted to export activities.
Citação ABNT:
CAMPOS, T. M.; LIMA, E. O.; URBANAVÍCIUS JÚNIOR, V.; ALVES, D. V. Internacionalização de micro e pequenas empresas: um estudo de caso sobre a atuação do Sebrae. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 5, n. 1, p. 36-50, 2011.
Citação APA:
Campos, T. M., Lima, E. O., Urbanavícius Júnior, V., & Alves, D. V. (2011). Internacionalização de micro e pequenas empresas: um estudo de caso sobre a atuação do Sebrae. Revista da Micro e Pequena Empresa, 5(1), 36-50.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/5883/internacionalizacao-de-micro-e-pequenas-empresas--um-estudo-de-caso-sobre-a-atuacao-do-sebrae/i/pt-br
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