Resumo:
O presente ensaio é um diálogo com as teorias que imputam aos meios de comunicação uma quase exclusiva importância, no que concerne à questão da construção da identidade de uma sociedade. Focaliza o papel do Estado na sua capacidade de exercer influência sobre a construção de auto identidade que uma sociedade faz de si. O período analisado aborda escolhas deliberadas de política cultural feitas por governos diferentes na Bahia. de modo concomitante, verifica-se a força de uma narrativa televisiva, capaz de influir nas escolhas de governo, em decorrência da capacidade que tem a televisão de construir identidades coletivas. A abordagem do texto é histórica descritiva. Este ensaio é uma versão modificada do texto apresentado pelo autor no GT de Televisão, no congresso da INTERCOM, em Manaus, 2000.
Resumo Inglês:
This text aims to bring about a dialog with authors for whom the means of communications represent the proeminent variable, maybe the very one which explains the process by which a community constructs its self identity. It focus on the role of the state, with its capacity to influence on the process of identity building of any given society. The text covers a historical period depicting deliberate choices of public policy made by different governors in the state of Bahia. In parallel, the text also focus on how televisive narratives impact on how a society interprets itself. The text is based on a historical descriptive approach. This is a slightly modified version of a text previously presented by the author at INTERCOM, Manaus, 2000.
Citação ABNT:
ALMEIDA, G. W.A Identidade é construída através da Mídia ou do Estado?. Organizações & Sociedade, v. 7, n. 19, p. 81-90, 2000.
Citação APA:
Almeida, G. W.(2000). A Identidade é construída através da Mídia ou do Estado?. Organizações & Sociedade, 7(19), 81-90.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/22744/a-identidade-e-construida-atraves-da-midia-ou-do-estado-/i/pt-br