Resumo:
Este trabalho propõe o uso de filmes, no âmbito do processo de aprendizagem em Administração, em termos de ampliação dos instrumentos didáticos à disposição do formador-docente. Articulando os enfoques lingüísticos com base na semiótica propostos por Metz, Benveniste, Barthes, Kristeva e Bachtin, a narração fílmica pode ser considerada como um evento que participa da construção de um determinado tipo de sujeito. Para a compreensão deste processo, se faz necessário constituir um conjunto de procedimentos específicos, tanto a nível denotativo como a nível conotativo, com a intenção de preparar o texto fílmico para a descrição e discussão das imagens segundo as reflexões propostas pelos semióticos e tendo como base os temas da Administração eleitos para orientar a análise propriamente dita. Para isto, considerando a hipótese metodológica baseada no mapa de referência traçado por D'Incerti et alli, relata-se uma experiência, ocorrida em um contexto formativo, no qual se utiliza a narração fílmica como instrumento de ação formativa. Da experiência narrada se observa que a decodificação da linguagem de imagens (seja ela sonora, visual ou audiovisual), se converte em um processo lúdico, conduzindo à descoberta, à invenção e à resolução de problemas, facilitando a aprendizagem em um processo reflexivo de (auto)transformação.
Resumo Inglês:
This work proposes the use of film in the domain of the learning in management in terms of expanding the didactic tools available to the educator-instructor. Articulating the linguistic approaches based on the semiotic proposals of Metz, Benveniste, Barthes, Kristeva and Bachtin, filmic narration is considered as an event that construct a particular subject type. In order to understand this process, it is necessary to constitute a set of specific procedures, as much at the denotative level as at the connotative level, with the intention of preparing the filmic text by description and discussion of its images according to the reflections proposed for semiotics and taking as a basis the themes of management chosen to guide the analysis itself. In order to do this and considering the methodological hypothesis based on the reference map outlined by D'Incerti et alli, it relates an experience taking place in a formative setting in which filmic narration is used as a tool of formative action. From a narrated experience one observes that the decodification of the image language (whether auditory, visual, or audiovisual) is converted into a play process, leading to the discovery, invention, and resolution of problems, facilitating learning in a reflexive process of (self) transformation.
Citação ABNT:
IPIRANGA, A. S. R.A narração fílmica como instrumento da ação formativa: um enfoque semiótico. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 32, p. 143-164, 2005.
Citação APA:
Ipiranga, A. S. R.(2005). A narração fílmica como instrumento da ação formativa: um enfoque semiótico. Organizações & Sociedade, 12(32), 143-164.
Link Permanente:
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