Do saber aos saberes: comparando as noções de qualificação e competência Outros Idiomas

ID:
23039
Resumo:
O artigo trata da distinção entre o conceito de qualificação, que tem raízes na Sociologia e na Economia, e a noção de competência, que se funda na Educação e na Psicologia. Duas teses se contrapõem: a da ampliação e substituição do conceito de qualificação e a do deslocamento conceitual. O artigo trata ainda das dimensões conceitual, experimental e social da qualificação, mostrando que a noção de competência enfatiza a dimensão experimental e enfraquece as dimensões conceitual e social. Na busca de evidências foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, comparando-se dois casos: uma organização do setor automotivo e outra do setor de telecomunicações. Os resultados da pesquisa corroboram a tese do deslocamento e mostram que a dimensão experimental é reforçada na gestão de competências.
Citação ABNT:
VIEIRA, A.; LUZ, T. R. Do saber aos saberes: comparando as noções de qualificação e competência. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 33, p. 93-108, 2005.
Citação APA:
Vieira, A., & Luz, T. R. (2005). Do saber aos saberes: comparando as noções de qualificação e competência. Organizações & Sociedade, 12(33), 93-108.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/23039/do-saber-aos-saberes--comparando-as-nocoes-de-qualificacao-e-competencia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português