Resumo:
Indústrias criativas caracterizam-se pela produção de bens simbólicos e artísticos, cujo consumo é de natureza interpretativa, estética, experiencial. Isso as diferencia de indústrias cujos produtos/serviços são voltados ao consumo funcional e/ou instrumental, foco mais usual de estudos da Administração. O objetivo do artigo é descrever e analisar um empreendimento criativo e cultural em São João del-Rei (MG), buscando entender organização, gestão, produtos, objetivos e, conforme reporta a literatura, existência de tensões específicas. Adotou-se metodologia de estudo de caso, com abordagem interpretativista, envolvendo coleta e análise de dados da organização, obtidos via: (1) entrevistas em profundidade com membros e parceiros; (2) observação não participante a eventos públicos realizados pela organização; e (3) informações organizacionais disponíveis no website. Os resultados obtidos evidenciam existência, no empreendimento, de dilemas típicos descritos na literatura, particularmente, tensão entre “arte versus negócio”, com aceitação parcial do modelo gerencial, tendência ao improviso, ausência de planejamento de longo prazo e ênfase em/ou idealização de objetivos educativos.
Resumo Inglês:
Creative industries are characterized by production of artistic and symbolic goods involving interpretative, aesthetic, experiential consumption. This differentiates them from conventional industries, with products/services geared to functional and/or instrumental consumption and usually the main focus of Administration studies. This paper is aimed at describing and analyzing a creative and cultural enterprise in São João del-Rei (MG/Brazil), in order to understand organization, management, products, objectives, and as reported in the literature, the existence of specific tensions. The methodology of case study was adopted, with an interpretative approach, involving data collection and analysis carried out via: (a) in-depth interviews with members and partners of the association; ( b) non-participant observation of public organizational events performed by the organization and (c) information retrieved from the organization’s website. Found results evidenced in the studied organization the existence of typical dilemmas of literature, particularly the “art vs. business” tension, with partial acceptance of management, improvisation tendency, absence of long range planning and emphasis on/ or idealization of educational objectives.
Citação ABNT:
JUDICE, V. M. M.; FURTADO, S. C. Gestão de empreendimentos criativos e culturais: estudo de uma organização de ensino e difusão de ritmos afro-brasileiros em São João del-Rei (MG). Organizações & Sociedade, v. 21, n. 69, p. 293-314, 2014.
Citação APA:
Judice, V. M. M., & Furtado, S. C. (2014). Gestão de empreendimentos criativos e culturais: estudo de uma organização de ensino e difusão de ritmos afro-brasileiros em São João del-Rei (MG). Organizações & Sociedade, 21(69), 293-314.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/31218/gestao-de-empreendimentos-criativos-e-culturais--estudo-de-uma-organizacao-de-ensino-e-difusao-de-ritmos-afro-brasileiros-em-sao-joao-del-rei--mg-/i/pt-br
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