Resumo:
O objetivo deste artigo é elaborar um referencial que sirva de apoio à qualificação da produção de artigos em Administração e a partir do qual possa ser proposto um benchmarking de qualidade e sustentabilidade da produção acadêmica nesta área. Pontualmente, visa contribuir para a qualificação de trabalhos a serem submetidos a periódicos nacionais Qualis A ou B da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Parte-se de análise bibliográfica sobre a situação da pesquisa em Administração segundo publicações em sete periódicos nacionais da área, ranqueados como A ou B. Posteriormente é feita uma compilação dos critérios disponibilizados a autores pareceristas desses periódicos e de outros três internacionais, da área de Administração, para avaliar a produção a eles submetida. A revisão bibliográfica resultou na seleção de 51 artigos que apontam os principais problemas da pesquisa nesta área. Conclui-se que os critérios de avaliação dos periódicos coincidem com os mencionados em artigos selecionados, mas não permitem explorar aspectos da avaliação subjacentes às práticas blind e peer review. A melhoria contínua dos artigos é recomendada internacionalmente. O resultado é um quadro de referência para auxiliar na construção de um sistema de benchmarking de submissão em periódicos bem qualificados pela CAPES.
Citação ABNT:
VIEGAS, C. V.; CORRÊA, A. C.; COELHO, C. C. S. R.; RECH, S.; SCHUCH JÚNIOR, V. F.; SELIG, P. M. Benchmarking de Qualidade e Sustentabilidade da Produção Científica em Administração. Revista de Administração da UFSM, v. 11, n. 4, p. 850-862, 2018.
Citação APA:
Viegas, C. V., Corrêa, A. C., Coelho, C. C. S. R., Rech, S., Schuch Júnior, V. F., & Selig, P. M. (2018). Benchmarking de Qualidade e Sustentabilidade da Produção Científica em Administração. Revista de Administração da UFSM, 11(4), 850-862.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/52739/benchmarking-de-qualidade-e-sustentabilidade-da-producao-cientifica-em-administracao/i/pt-br