Resumo:
Nós discutiremos e um primeiro momento o conceito de identidade e os mecanismos de construção (e perda) da identidade no trabalho. Discutiremos a seguir a metáfora de Fausto, base teórica para análise de nosso estudo de caso. Nesta pesquisa, realizada em uma empresa de informática francesa, utilizando a matáfora fáustica, ressaltaremos a importância do passado da organização como elemento essencial para a contrução de seu futuro, tendo em vista os fenômenos de resistência organizacional normalmente encontrado nos processos de mudança.
Resumo Inglês:
In this article we discuss the concept of social identity in work contexts and the mechanisms of construction and loss of such identity. We show how many modern
organizational change programs can be analysed through the myth of Faust, and finallywe argue that the past can be seen as a strategic asset to build an organization’s future.
Citação ABNT:
VASCONCELOS, I. F. G.; VASCONCELOS, F. C. Identidade e mudança: o passado como ativo estratégico. Organizações & Sociedade, v. 8, n. 21, p. 45-57, 2001.
Citação APA:
Vasconcelos, I. F. G., & Vasconcelos, F. C. (2001). Identidade e mudança: o passado como ativo estratégico. Organizações & Sociedade, 8(21), 45-57.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/22832/identidade-e-mudanca--o-passado-como-ativo-estrategico/i/pt-br