Estruturas de poder e instituições como determinantes da efetividade do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Outros Idiomas

ID:
22909
Resumo:
Este trabalho se constitui em um estudo sobre a efetividade de ações do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, num momento histórico em que as instituições públicas se voltam para a satisfação das necessidades do cidadão. O objetivo principal consiste em analisar como se caracterizam a efetividade formal e a desejada e identificar qual a relação destas com o ambiente institucional e com as estruturas de poder do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, tanto no âmbito do TCE-PE como no de órgãos representativos da sociedade civil organizada que com ele interagem. Os dados obtidos e a análise realizada com base na fundamentação teórica selecionada indicam que existe de fato uma “efetividade desejada” e que entre a efetividade formal e a desejada há lacunas que são explicadas pelas características do ambiente institucional e pelos arranjos de poder existentes, confirmando o pressuposto da pesquisa.
Citação ABNT:
MOREIRA, E. A. L.; VIEIRA, M. M. F. Estruturas de poder e instituições como determinantes da efetividade do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Organizações & Sociedade, v. 10, n. 26, p. 119-138, 2003.
Citação APA:
Moreira, E. A. L., & Vieira, M. M. F. (2003). Estruturas de poder e instituições como determinantes da efetividade do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Organizações & Sociedade, 10(26), 119-138.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/22909/estruturas-de-poder-e-instituicoes-como-determinantes-da-efetividade-do-tribunal-de-contas-do-estado-de-pernambuco/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português