Resumo:
Quanto mais instável o ambiente de negócios, mais importante se tornam capacidades como a de perceber rapidamente o que ocorre neste contexto em mutação ou de alterar diretrizes estabelecidas (improvisação), ou de entender novos clientes (empatia). A essas competências pouco tangíveis, mas atualmente muito importantes na gestão dos negócios, denominamos "competências voláteis", tendo em vista a dificuldade para apreendê-las, dimensioná-las e avaliá-las. Face à sua natureza intangível, a exploração de competências voláteis parece ser mais viável no campo da formação gerencial. Mas também neste espaço há dificuldades. Por exemplo, as metodologias de ensino-aprendizagem hoje empregadas em processos de formação gerencial parecem não ser as mais adequadas à exploração e à apropriação de competências tão pouco tangíveis. Se é certo que sua exploração ocorre também em muitos campos como o da arquitetura ou do direito ou ainda, da medicina, é no campo da arte, como música, literatura, teatro, cinema, que sua exploração mais sistemática ocorre. Foi essa perspectiva, associada à vivência como docente e profissional em artes cênicas, o que nos fez recorrer às práticas teatrais e às suas possibilidades pedagógicas, como meio de exploração das "competências voláteis".
Resumo Inglês:
As more unstable is the business ambient, more important become capacities as perceiving rapidly what happens in the context in change, or altering established guidelines (improvisation), or understanding new clients (empathy). These competences, little tangible, but today very important in the business administration, we denominate "volatile competences". "Volatile" because they are hard to learn, to dimension and to evaluate. In a first view, the exploration of volatile competences seems to be more viable in the field of the managerial formation. But also in this area there are difficulties. For example, the teaching-learning methodologies today employed in processes of managerial formation seem not to be the most adequate to the exploration and appropriation of this kind of competencies. If it is right that its exploration also happens in many areas as the architecture, or law, or even medicine, it is in the field of the art, such as music, literature, theater, movies when its most systematic exploration occurs. It was this perspective, associated to the experience as a teacher and as a professional in dramatic art, that did us to appeal to the theatrical practices and their pedagogical possibilities as a way of exploration of the "volatile competences".
Citação ABNT:
RUAS, R.Literatura, dramatização e formação gerencial: a apropriação de práticas teatrais ao desenvolvimento de competências gerenciais. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 32, p. 121-142, 2005.
Citação APA:
Ruas, R.(2005). Literatura, dramatização e formação gerencial: a apropriação de práticas teatrais ao desenvolvimento de competências gerenciais. Organizações & Sociedade, 12(32), 121-142.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/23030/literatura--dramatizacao-e-formacao-gerencial--a-apropriacao-de-praticas-teatrais-ao-desenvolvimento-de-competencias-gerenciais/i/pt-br